Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável: um elo a não perder
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26897 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de um projeto de educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), com enfoque nas questões da diversidade biocultural e do consumo sustentável, que foi realizado com crianças de uma turma do 2.ª ano, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Aveiro (Portugal). Caracterizado como um estudo de caso de tipo investigação-ação, no desenvolvimento do projeto recolheram-se dados através da observação, dos recursos produzidos pelas crianças durante a intervenção e da realização de entrevistas às crianças participantes, gravadas em áudio e vídeo. A análise qualitativa de dados pretendeu compreender como é que a realização de sete sessões durante seis semanas poderia contribuir para a EDS de crianças nos primeiros anos de escolaridade. Num primeiro momento, foi realizada uma análise da globalidade das crianças, em torno dos conhecimentos adquiridos e das atitudes desenvolvidas e, num segundo momento, foram analisadas individualmente determinadas crianças, tentando compreender a sua evolução no decorrer do projeto. O estudo mostra que as crianças adquiriram conhecimentos e desenvolveram atitudes relativas à diversidade biocultural e à compreensão do seu papel enquanto cidadãs de um mundo global, passando a reconhecer e a valorizar mais a diversidade e evidenciando uma atitude de abertura e respeito pelo Outro. |
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Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável: um elo a não perderEducação para o desenvolvimento sustentávelDiversidade bioculturalConsumo sustentávelO presente artigo apresenta os resultados de um projeto de educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), com enfoque nas questões da diversidade biocultural e do consumo sustentável, que foi realizado com crianças de uma turma do 2.ª ano, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Aveiro (Portugal). Caracterizado como um estudo de caso de tipo investigação-ação, no desenvolvimento do projeto recolheram-se dados através da observação, dos recursos produzidos pelas crianças durante a intervenção e da realização de entrevistas às crianças participantes, gravadas em áudio e vídeo. A análise qualitativa de dados pretendeu compreender como é que a realização de sete sessões durante seis semanas poderia contribuir para a EDS de crianças nos primeiros anos de escolaridade. Num primeiro momento, foi realizada uma análise da globalidade das crianças, em torno dos conhecimentos adquiridos e das atitudes desenvolvidas e, num segundo momento, foram analisadas individualmente determinadas crianças, tentando compreender a sua evolução no decorrer do projeto. O estudo mostra que as crianças adquiriram conhecimentos e desenvolveram atitudes relativas à diversidade biocultural e à compreensão do seu papel enquanto cidadãs de um mundo global, passando a reconhecer e a valorizar mais a diversidade e evidenciando uma atitude de abertura e respeito pelo Outro.This article presents the results of a sustainable development education (SDE) project, focused on the issues biocultural diversity and sustainable consumption, which was developed with children of a 2nd grade class in a primary school of the region of Aveiro (Portugal). This is an action research study with case study characteristics, where data were collected through observation, resources produced during the intervention by the children, and interviews carried out with the children, which were recorded in audio and video. Qualitative data analysis aimed to understand how the staging of seven sessions during six weeks could contribute to the SDE of children in the first years of schooling. At a first stage, a global analysis of the children was conducted, based on the acquired knowledge and attitudes developed by them; at a second stage, individual children were analyzed, where we tried to understand their development over the course of the project. The study shows that children developed knowledge and new attitudes towards biocultural diversity and the understanding of their role as global citizens, recognizing and valuing diversity and showing an attitude of openness and respect towards Otherness.Cet article présente les résultats d’un projet d’éducation au développement durable (EDD), focalisé sur la diversité bioculturelle et la consommation durable. Le projet a été réalisé avec des enfants d’une classe de 2e année dans une école du 1er Cycle de l’Éducation Basique de la région d’Aveiro (Portugal). Caractérisé comme une étude de cas de type rechercheaction, les données ont été recueillies par l’observation, les ressources produites par les enfants pendant l’intervention et la réalisation d’interviews à des enfants enregistrées par audio et vidéo. L’analyse qualitative des données a voulu comprendre comment la réalisation de sept séances pendant six semaines pouvait contribuer à l’EDD d’enfants en deuxième année de scolarité. Dans un premier temps, une analyse de la totalité des enfants a été effectuée sur les connaissances acquises et les attitudes développées, et, dans un deuxième temps, des enfants ont été analysés individuellement, tout en essayant de comprendre leur évolution pendant le déroulement du projet. L’étude montre que les enfants ont acquis des connaissances et développé des attitudes envers la diversité bioculturelle et la compréhension de leur rôle en tant que citoyens d’un monde global, tout en reconnaissant la valeur de la diversité à travers des attitudes d’ouverture et de respect face à l’altérité.Universidade de Aveiro2019-10-30T16:18:11Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26897por1647-3582Batista, BrunaAndrade, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:04Zoai:ria.ua.pt:10773/26897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:47.366183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente artigo apresenta os resultados de um projeto de educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), com enfoque nas questões da diversidade biocultural e do consumo sustentável, que foi realizado com crianças de uma turma do 2.ª ano, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Aveiro (Portugal). Caracterizado como um estudo de caso de tipo investigação-ação, no desenvolvimento do projeto recolheram-se dados através da observação, dos recursos produzidos pelas crianças durante a intervenção e da realização de entrevistas às crianças participantes, gravadas em áudio e vídeo. A análise qualitativa de dados pretendeu compreender como é que a realização de sete sessões durante seis semanas poderia contribuir para a EDS de crianças nos primeiros anos de escolaridade. Num primeiro momento, foi realizada uma análise da globalidade das crianças, em torno dos conhecimentos adquiridos e das atitudes desenvolvidas e, num segundo momento, foram analisadas individualmente determinadas crianças, tentando compreender a sua evolução no decorrer do projeto. O estudo mostra que as crianças adquiriram conhecimentos e desenvolveram atitudes relativas à diversidade biocultural e à compreensão do seu papel enquanto cidadãs de um mundo global, passando a reconhecer e a valorizar mais a diversidade e evidenciando uma atitude de abertura e respeito pelo Outro. |
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