Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Elisabeth
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Célia, Passos, Clotilde, Pereira, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37213
Resumo: O presente estudo aborda o conceito de marketing relacional e tem como objetivo avaliar os seus contributos em contexto de bibliotecas universitárias. Para o efeito, realizou-se uma revisão da literatura, com base na produção científica, publicada entre 2000 e 2020, em bases de dados como B-on, Google Scholar, Business Source Complete (EBSCOhost), Scielo, Academia.edu e ainda ResearchGate. As palavras-chave utilizadas foram “marketing relacional”, “marketing de relacionamento”, “relationship marketing”, “biblioteca universitária”, “biblioteca académica”, “university library” e “academic library”. A investigação conduzida neste domínio põe em realce a importância desta nova vertente do marketing que, quando integrada nos princípios de gestão interna destas estruturas, influi no comportamento dos leitores, gera satisfação e contribui para a sua fidelização.
id RCAP_f232418f8031b39ae6b08bd65ae85e0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literaturaRelationship marketing in academic libraries: a literature reviewMarketing relacionalComunicaçãoCRMBibliotecas universitáriasRelationship marketingCommunicationAcademic librariesO presente estudo aborda o conceito de marketing relacional e tem como objetivo avaliar os seus contributos em contexto de bibliotecas universitárias. Para o efeito, realizou-se uma revisão da literatura, com base na produção científica, publicada entre 2000 e 2020, em bases de dados como B-on, Google Scholar, Business Source Complete (EBSCOhost), Scielo, Academia.edu e ainda ResearchGate. As palavras-chave utilizadas foram “marketing relacional”, “marketing de relacionamento”, “relationship marketing”, “biblioteca universitária”, “biblioteca académica”, “university library” e “academic library”. A investigação conduzida neste domínio põe em realce a importância desta nova vertente do marketing que, quando integrada nos princípios de gestão interna destas estruturas, influi no comportamento dos leitores, gera satisfação e contribui para a sua fidelização.The present study addresses the concept of relationship marketing and aims to evaluate its contributions in the context of university libraries. For this purpose, a literature review was carried out, based on scientific production, published between 2000 and 2020, in databases such as B-on, Google Scholar, Business Source Complete (EBSCOhost), Scielo, Academia.edu and ResearchGate. The keywords used were “marketing relacional”, “marketing de relacionamento”, “relationship marketing”, “biblioteca universitária”, “biblioteca académica”, “university library” and “academic library”. The research carried out in this domain highlights the importance of this new aspect of marketing which, when integrated into the principles of internal management of these structures, influences the behavior of readers, generates satisfaction and contributes to their loyalty.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFigueiredo, ElisabethRibeiro, CéliaPassos, ClotildePereira, Paulo2022-03-31T14:35:35Z2022-03-242022-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37213por0872-556X10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11342info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:15.799670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
Relationship marketing in academic libraries: a literature review
title Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
spellingShingle Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
Figueiredo, Elisabeth
Marketing relacional
Comunicação
CRM
Bibliotecas universitárias
Relationship marketing
Communication
Academic libraries
title_short Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
title_full Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
title_fullStr Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
title_sort Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura
author Figueiredo, Elisabeth
author_facet Figueiredo, Elisabeth
Ribeiro, Célia
Passos, Clotilde
Pereira, Paulo
author_role author
author2 Ribeiro, Célia
Passos, Clotilde
Pereira, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Elisabeth
Ribeiro, Célia
Passos, Clotilde
Pereira, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing relacional
Comunicação
CRM
Bibliotecas universitárias
Relationship marketing
Communication
Academic libraries
topic Marketing relacional
Comunicação
CRM
Bibliotecas universitárias
Relationship marketing
Communication
Academic libraries
description O presente estudo aborda o conceito de marketing relacional e tem como objetivo avaliar os seus contributos em contexto de bibliotecas universitárias. Para o efeito, realizou-se uma revisão da literatura, com base na produção científica, publicada entre 2000 e 2020, em bases de dados como B-on, Google Scholar, Business Source Complete (EBSCOhost), Scielo, Academia.edu e ainda ResearchGate. As palavras-chave utilizadas foram “marketing relacional”, “marketing de relacionamento”, “relationship marketing”, “biblioteca universitária”, “biblioteca académica”, “university library” e “academic library”. A investigação conduzida neste domínio põe em realce a importância desta nova vertente do marketing que, quando integrada nos princípios de gestão interna destas estruturas, influi no comportamento dos leitores, gera satisfação e contribui para a sua fidelização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31T14:35:35Z
2022-03-24
2022-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37213
url http://hdl.handle.net/10400.14/37213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-556X
10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132024722685952