Marketing de relacionamento para bibliotecas universitárias: uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39638 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a utilização do marketing e, mais precisamente, do marketing de relacionamento no contexto de bibliotecas universitárias. Tem como principal objetivo compreender a relevância do marketing de relacionamento como estratégia para atrair o usuário de bibliotecas universitárias, incentivando-os e fidelizando-os. Mais especificamente, objetiva apresentar conceitos de marketing, marketing de relacionamento e sua aplicabilidade em bibliotecas universitárias; refletir como o uso do marketing de relacionamento pode influenciar a fidelização do usuário ao espaço da biblioteca, explanar acerca das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) identificando os principais benefícios alcançados por esse sistema no acesso e alcance das informações pelos usuários aos produtos e serviços prestados pela biblioteca. Quanto à metodologia utilizada, optou-se por um estudo bibliográfico ou de fonte secundária, pautado na leitura e análise de livros, periódicos e monografias, Verificou-se, a partir do estudo, que o uso do marketing na gestão de bibliotecas universitárias representa uma alternativa estratégica, capaz de otimizar o processo de comunicação entre bibliotecas universitárias e seus usuários, beneficiando-os com a mediação de leituras construtivas, transformadoras e de autorias comprovadas, com o propósito de fomentar o censo crítico no leitor proporcionando-lhe descobertas, melhoria da capacidade de interpretação crítica e de construção do conhecimento. |
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Silva, Kália Luzana Bezerra daRibeiro, Ana ClaúdiaBarbosa Neto, Pedro AlvesNoronha, Malkene Wytiza Freire de MedeirosRibeiro, Ana Cláudia2019-01-07T18:04:34Z2021-09-29T11:09:12Z2019-01-07T18:04:34Z2021-09-29T11:09:12Z2018-12-142014003017SILVA, Kália Luzana Bezerra da. Marketing de relacionamento para bibliotecas universitárias: uma revisão bibliográfica. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39638O presente trabalho aborda a utilização do marketing e, mais precisamente, do marketing de relacionamento no contexto de bibliotecas universitárias. Tem como principal objetivo compreender a relevância do marketing de relacionamento como estratégia para atrair o usuário de bibliotecas universitárias, incentivando-os e fidelizando-os. Mais especificamente, objetiva apresentar conceitos de marketing, marketing de relacionamento e sua aplicabilidade em bibliotecas universitárias; refletir como o uso do marketing de relacionamento pode influenciar a fidelização do usuário ao espaço da biblioteca, explanar acerca das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) identificando os principais benefícios alcançados por esse sistema no acesso e alcance das informações pelos usuários aos produtos e serviços prestados pela biblioteca. Quanto à metodologia utilizada, optou-se por um estudo bibliográfico ou de fonte secundária, pautado na leitura e análise de livros, periódicos e monografias, Verificou-se, a partir do estudo, que o uso do marketing na gestão de bibliotecas universitárias representa uma alternativa estratégica, capaz de otimizar o processo de comunicação entre bibliotecas universitárias e seus usuários, beneficiando-os com a mediação de leituras construtivas, transformadoras e de autorias comprovadas, com o propósito de fomentar o censo crítico no leitor proporcionando-lhe descobertas, melhoria da capacidade de interpretação crítica e de construção do conhecimento.The present work deals with the use of marketing and, more precisely, of relationship marketing in the context of university libraries. Its main objective is to understand the relevance of relationship marketing as a strategy to attract the users of university libraries, encouraging and fostering them. More specifically, it aims to present concepts of marketing, relationship marketing and its applicability in university libraries; to reflect how the use of relationship marketing can influence user loyalty to the library space, explaining the digital information and communication technologies (TDICs), identifying the main benefits achieved by this system in the access and reach of users' information to the products and services provided by the library. As for the methodology used, a bibliographic study or a secondary source was chosen, based on the reading and analysis of books, periodicals, monographs, dissertations, among others. It was verified from the study that the use of marketing in the management of university libraries represents a strategic alternative, capable of optimizing the communication process between university public libraries and their users, benefiting them through the intermediation of constructive, transformative readings and of proven authorship, with the purpose of fomenting the critical census in the reader providing him with discoveries, improvement of the capacity of critical interpretation and construction of the knowledge.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBiblioteconomiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing - BibliotecasMarketing - librariesMarketing de relacionamentoMarketing of relationshipBibliotecas universitáriasUniversity librariesMarketing de relacionamento para bibliotecas universitárias: uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39638/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALMarketingdeRelacionamento_Silva_2018application/octet-stream502037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39638/2/MarketingdeRelacionamento_Silva_201843af3e2e4c55b81d2742dc3d20e33a14MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39638/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTMarketingdeRelacionamento_Silva_2018.txtExtracted texttext/plain90652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39638/4/MarketingdeRelacionamento_Silva_2018.txtb2ee44b0cfa305127141b1ba7e574a4cMD54123456789/396382021-09-29 08:09:12.632oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39638PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T11:09:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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