A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sara Daniela Mendanha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que visou adotar estratégias de modo a efetivar a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os a superar as dificuldades emergentes ao nível da ortografia. Participaram nele 23 alunos, do 4ºano do ensino básico, de uma escola pública. O objetivo geral do estudo é sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos em relação à importância do ensino/aprendizagem da ortografia. Por sua vez, o domínio da ortografia faz parte do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita com correção. Perante isto, ao longo do estudo procurou-se encontrar resposta para as seguintes questões: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Qual o tipo de erro mais frequente?; 3) Que estratégias de intervenção adotar, no sentido de melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades ao nível da escrita das palavras, que contêm o fonema /s/?. É percetível a satisfatória influência de um trabalho reflexivo no que respeita à ortografia, verificando-se positivamente nos resultados. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, mais especificamente do tipo investigação-ação. Mais que apresentar o progresso na competência ortográfica, este trabalho sugere propostas de intervenção no que alude à aprendizagem da ortografia.
id RCAP_f242ffc67b927d8bdfe795cfc43b744f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1694
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º cicloAprendizagem da ortografiaErro construtivoTrabalho reflexivoOrthography learningConstructive errorReflexive studyO presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que visou adotar estratégias de modo a efetivar a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os a superar as dificuldades emergentes ao nível da ortografia. Participaram nele 23 alunos, do 4ºano do ensino básico, de uma escola pública. O objetivo geral do estudo é sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos em relação à importância do ensino/aprendizagem da ortografia. Por sua vez, o domínio da ortografia faz parte do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita com correção. Perante isto, ao longo do estudo procurou-se encontrar resposta para as seguintes questões: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Qual o tipo de erro mais frequente?; 3) Que estratégias de intervenção adotar, no sentido de melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades ao nível da escrita das palavras, que contêm o fonema /s/?. É percetível a satisfatória influência de um trabalho reflexivo no que respeita à ortografia, verificando-se positivamente nos resultados. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, mais especificamente do tipo investigação-ação. Mais que apresentar o progresso na competência ortográfica, este trabalho sugere propostas de intervenção no que alude à aprendizagem da ortografia.This thesis presents the results of a study that aimed to develop strategies to improve the students learning by helping them to overcome the difficulties that arise at the level of orthography. It was attended by 23 students of 4th year from the first grade of a public school. The overall purpose of the study is to raise awareness and to increase the knowledge of students on the importance of the teaching / learning of orthography. In fact, the domain of orthography is part of the acquisition process and writing development with correction. Given this, during the study we pursued answers for the following questions: 1) which difficulties do students display at the level of orthographic competence? , 2) What is the most frequent type of error? And 3) Which intervention strategies should be adopted in order to improve the perspicuous teaching of orthography, namely based on the difficulties with written words, which contain the phoneme / s /?. It is noticeable the satisfying influence of a reflexive work in regards to orthography, since it is positively reflected in the results. The methodology applied in this study was qualitative, more specifically it was research-action type. In addition to the contribution for the progress in orthographic competences, this study proposes intervention approaches for the learning of orthography.2016-12-29T14:58:22Z2013-09-06T00:00:00Z2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1694TID:201509245porCarvalho, Sara Daniela Mendanhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:56Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:45.892694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
title A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
spellingShingle A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
Carvalho, Sara Daniela Mendanha
Aprendizagem da ortografia
Erro construtivo
Trabalho reflexivo
Orthography learning
Constructive error
Reflexive study
title_short A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
title_full A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
title_fullStr A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
title_full_unstemmed A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
title_sort A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
author Carvalho, Sara Daniela Mendanha
author_facet Carvalho, Sara Daniela Mendanha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sara Daniela Mendanha
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da ortografia
Erro construtivo
Trabalho reflexivo
Orthography learning
Constructive error
Reflexive study
topic Aprendizagem da ortografia
Erro construtivo
Trabalho reflexivo
Orthography learning
Constructive error
Reflexive study
description O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que visou adotar estratégias de modo a efetivar a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os a superar as dificuldades emergentes ao nível da ortografia. Participaram nele 23 alunos, do 4ºano do ensino básico, de uma escola pública. O objetivo geral do estudo é sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos em relação à importância do ensino/aprendizagem da ortografia. Por sua vez, o domínio da ortografia faz parte do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita com correção. Perante isto, ao longo do estudo procurou-se encontrar resposta para as seguintes questões: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Qual o tipo de erro mais frequente?; 3) Que estratégias de intervenção adotar, no sentido de melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades ao nível da escrita das palavras, que contêm o fonema /s/?. É percetível a satisfatória influência de um trabalho reflexivo no que respeita à ortografia, verificando-se positivamente nos resultados. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, mais especificamente do tipo investigação-ação. Mais que apresentar o progresso na competência ortográfica, este trabalho sugere propostas de intervenção no que alude à aprendizagem da ortografia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-06T00:00:00Z
2013-09-06
2016-12-29T14:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694
TID:201509245
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694
identifier_str_mv TID:201509245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131523537960960