A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que visou adotar estratégias de modo a efetivar a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os a superar as dificuldades emergentes ao nível da ortografia. Participaram nele 23 alunos, do 4ºano do ensino básico, de uma escola pública. O objetivo geral do estudo é sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos em relação à importância do ensino/aprendizagem da ortografia. Por sua vez, o domínio da ortografia faz parte do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita com correção. Perante isto, ao longo do estudo procurou-se encontrar resposta para as seguintes questões: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Qual o tipo de erro mais frequente?; 3) Que estratégias de intervenção adotar, no sentido de melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades ao nível da escrita das palavras, que contêm o fonema /s/?. É percetível a satisfatória influência de um trabalho reflexivo no que respeita à ortografia, verificando-se positivamente nos resultados. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, mais especificamente do tipo investigação-ação. Mais que apresentar o progresso na competência ortográfica, este trabalho sugere propostas de intervenção no que alude à aprendizagem da ortografia. |
id |
RCAP_f242ffc67b927d8bdfe795cfc43b744f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º cicloAprendizagem da ortografiaErro construtivoTrabalho reflexivoOrthography learningConstructive errorReflexive studyO presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que visou adotar estratégias de modo a efetivar a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os a superar as dificuldades emergentes ao nível da ortografia. Participaram nele 23 alunos, do 4ºano do ensino básico, de uma escola pública. O objetivo geral do estudo é sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos em relação à importância do ensino/aprendizagem da ortografia. Por sua vez, o domínio da ortografia faz parte do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita com correção. Perante isto, ao longo do estudo procurou-se encontrar resposta para as seguintes questões: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Qual o tipo de erro mais frequente?; 3) Que estratégias de intervenção adotar, no sentido de melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades ao nível da escrita das palavras, que contêm o fonema /s/?. É percetível a satisfatória influência de um trabalho reflexivo no que respeita à ortografia, verificando-se positivamente nos resultados. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, mais especificamente do tipo investigação-ação. Mais que apresentar o progresso na competência ortográfica, este trabalho sugere propostas de intervenção no que alude à aprendizagem da ortografia.This thesis presents the results of a study that aimed to develop strategies to improve the students learning by helping them to overcome the difficulties that arise at the level of orthography. It was attended by 23 students of 4th year from the first grade of a public school. The overall purpose of the study is to raise awareness and to increase the knowledge of students on the importance of the teaching / learning of orthography. In fact, the domain of orthography is part of the acquisition process and writing development with correction. Given this, during the study we pursued answers for the following questions: 1) which difficulties do students display at the level of orthographic competence? , 2) What is the most frequent type of error? And 3) Which intervention strategies should be adopted in order to improve the perspicuous teaching of orthography, namely based on the difficulties with written words, which contain the phoneme / s /?. It is noticeable the satisfying influence of a reflexive work in regards to orthography, since it is positively reflected in the results. The methodology applied in this study was qualitative, more specifically it was research-action type. In addition to the contribution for the progress in orthographic competences, this study proposes intervention approaches for the learning of orthography.2016-12-29T14:58:22Z2013-09-06T00:00:00Z2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1694TID:201509245porCarvalho, Sara Daniela Mendanhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:56Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:45.892694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo |
title |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo |
spellingShingle |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo Carvalho, Sara Daniela Mendanha Aprendizagem da ortografia Erro construtivo Trabalho reflexivo Orthography learning Constructive error Reflexive study |
title_short |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo |
title_full |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo |
title_fullStr |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo |
title_sort |
A aprendizagem da ortografia : uma intervenção numa turma de 4º ano do 1º ciclo |
author |
Carvalho, Sara Daniela Mendanha |
author_facet |
Carvalho, Sara Daniela Mendanha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Sara Daniela Mendanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da ortografia Erro construtivo Trabalho reflexivo Orthography learning Constructive error Reflexive study |
topic |
Aprendizagem da ortografia Erro construtivo Trabalho reflexivo Orthography learning Constructive error Reflexive study |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que visou adotar estratégias de modo a efetivar a aprendizagem dos alunos, auxiliando-os a superar as dificuldades emergentes ao nível da ortografia. Participaram nele 23 alunos, do 4ºano do ensino básico, de uma escola pública. O objetivo geral do estudo é sensibilizar e aumentar o conhecimento dos alunos em relação à importância do ensino/aprendizagem da ortografia. Por sua vez, o domínio da ortografia faz parte do processo de aquisição e desenvolvimento da escrita com correção. Perante isto, ao longo do estudo procurou-se encontrar resposta para as seguintes questões: 1) Quais as dificuldades que os alunos apresentam ao nível da competência ortográfica?; 2) Qual o tipo de erro mais frequente?; 3) Que estratégias de intervenção adotar, no sentido de melhorar o ensino explícito da ortografia, nomeadamente as dificuldades ao nível da escrita das palavras, que contêm o fonema /s/?. É percetível a satisfatória influência de um trabalho reflexivo no que respeita à ortografia, verificando-se positivamente nos resultados. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, mais especificamente do tipo investigação-ação. Mais que apresentar o progresso na competência ortográfica, este trabalho sugere propostas de intervenção no que alude à aprendizagem da ortografia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-06T00:00:00Z 2013-09-06 2016-12-29T14:58:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694 TID:201509245 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1694 |
identifier_str_mv |
TID:201509245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131523537960960 |