(Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Gonçalves Ribeiro da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2079
Resumo: A presente investigação, inserida no relatório final do Mestrado em Educação do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, incide na compreensão das dificuldades sentidas por alunos de uma turma de sexto ano do Ensino Básico, ao nível da ortografia. A metodologia adotada para esta investigação assenta num modelo de investigação qualitativa, com características de um estudo exploratório, que consiste na recolha de informação fiável e sistemática sobre aspetos específicos. Uma das finalidades deste estudo foi tentar perceber de que forma consciencializar os alunos para a correção ortográfica. Para o seu desenvolvimento, foi essencial a participação da turma em estudo. Os dados necessários para esta investigação foram recolhidos através da observação, por parte da investigadora, das produções textuais, do conjunto de atividades planeadas e outros registos escritos por parte dos alunos. Foram efetuadas análises aos dados recolhidos e categorizados os erros detetados. Desta forma, foi possível identificar e categorizar os erros ortográficos, mas também foi possível compreender as suas causas. Este estudo tem como principais objetivos promover a consolidação ortográfica, apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta regras de ortografia, desenvolver a capacidade de concentração e autonomia, em que a criança deve pensar, ler e escrever conforme solicitado e desenvolver e analisar os erros ortográficos encontrados.
id RCAP_307e46fa4074c361001414dbd38a2953
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º cicloOrtografiaEscritaTipologia de erroOrthographyWritingError typologyA presente investigação, inserida no relatório final do Mestrado em Educação do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, incide na compreensão das dificuldades sentidas por alunos de uma turma de sexto ano do Ensino Básico, ao nível da ortografia. A metodologia adotada para esta investigação assenta num modelo de investigação qualitativa, com características de um estudo exploratório, que consiste na recolha de informação fiável e sistemática sobre aspetos específicos. Uma das finalidades deste estudo foi tentar perceber de que forma consciencializar os alunos para a correção ortográfica. Para o seu desenvolvimento, foi essencial a participação da turma em estudo. Os dados necessários para esta investigação foram recolhidos através da observação, por parte da investigadora, das produções textuais, do conjunto de atividades planeadas e outros registos escritos por parte dos alunos. Foram efetuadas análises aos dados recolhidos e categorizados os erros detetados. Desta forma, foi possível identificar e categorizar os erros ortográficos, mas também foi possível compreender as suas causas. Este estudo tem como principais objetivos promover a consolidação ortográfica, apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta regras de ortografia, desenvolver a capacidade de concentração e autonomia, em que a criança deve pensar, ler e escrever conforme solicitado e desenvolver e analisar os erros ortográficos encontrados.The present investigation, inserted in the final Masters’ Report in Education of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education focusses on the understanding of difficulties felt by students in a Sixth Grade class of Basic Education, at an orthography level. The methodology adopted for this investigation is based on a qualitative investigation model, with features of an exploratory study, which consists of the gathering of reliable and systematic information regarding specific aspects. The main aim of this study is to promote orthographic consolidation, appeal for reflection on the ways in which the words are written, taking into account the orthography rules, develop the capacity of concentration and autonomy, in which the child should think, read and write as requested, and develop and analyse the orthography errors found. One of the purposes of this study was to try to understand in what way the practise of written activities would contribute to the students individually correcting their errors. For its development, the participation of the class in study was essential. The necessary data for this investigation was gathered through observation, by the researcher, of textual productions, of the set of planned activities and other written records by the students. Analyses were carried out on the gathered data and the detected errors categorised. In this way, it was possible to identify and categorise orthographic errors, but it was also possible to understand their cause.2018-10-31T18:32:20Z2018-07-30T00:00:00Z2018-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2079TID:201990172porSilva, Ana Cristina Gonçalves Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:32Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:37.993826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
title (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
spellingShingle (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
Silva, Ana Cristina Gonçalves Ribeiro da
Ortografia
Escrita
Tipologia de erro
Orthography
Writing
Error typology
title_short (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
title_full (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
title_fullStr (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
title_full_unstemmed (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
title_sort (Orto)grafar: compreender o erro ortográfico - uma abordagem da escrita com alunos do 2.º ciclo
author Silva, Ana Cristina Gonçalves Ribeiro da
author_facet Silva, Ana Cristina Gonçalves Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Gonçalves Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Escrita
Tipologia de erro
Orthography
Writing
Error typology
topic Ortografia
Escrita
Tipologia de erro
Orthography
Writing
Error typology
description A presente investigação, inserida no relatório final do Mestrado em Educação do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, incide na compreensão das dificuldades sentidas por alunos de uma turma de sexto ano do Ensino Básico, ao nível da ortografia. A metodologia adotada para esta investigação assenta num modelo de investigação qualitativa, com características de um estudo exploratório, que consiste na recolha de informação fiável e sistemática sobre aspetos específicos. Uma das finalidades deste estudo foi tentar perceber de que forma consciencializar os alunos para a correção ortográfica. Para o seu desenvolvimento, foi essencial a participação da turma em estudo. Os dados necessários para esta investigação foram recolhidos através da observação, por parte da investigadora, das produções textuais, do conjunto de atividades planeadas e outros registos escritos por parte dos alunos. Foram efetuadas análises aos dados recolhidos e categorizados os erros detetados. Desta forma, foi possível identificar e categorizar os erros ortográficos, mas também foi possível compreender as suas causas. Este estudo tem como principais objetivos promover a consolidação ortográfica, apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, tendo em conta regras de ortografia, desenvolver a capacidade de concentração e autonomia, em que a criança deve pensar, ler e escrever conforme solicitado e desenvolver e analisar os erros ortográficos encontrados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31T18:32:20Z
2018-07-30T00:00:00Z
2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2079
TID:201990172
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2079
identifier_str_mv TID:201990172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131531748311040