A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casa-Nova, Maria José
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.295
Resumo: Tendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que estão na origem deste fenómeno. Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”.
id RCAP_f24336cbaf3d8618a1bf2482e792293f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.Tendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que estão na origem deste fenómeno. Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2006-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.295por1646-2335Casa-Nova, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:32.759892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
title A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
spellingShingle A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
Casa-Nova, Maria José
Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
title_short A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
title_full A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
title_fullStr A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
title_full_unstemmed A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
title_sort A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.
author Casa-Nova, Maria José
author_facet Casa-Nova, Maria José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casa-Nova, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
topic Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
description Tendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que estão na origem deste fenómeno. Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.295
url https://doi.org/10.25755/int.295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130946611445760