Conhecimentos sobre escovagem dos dentes, alimentos cariogénicos em crianças do 1º ano do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Celina Adriana Mendes da Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9566
Resumo: No presente relatório realiza-se a análise das atividades desenvolvidas na Unidade Curricular Estágio e Relatório, que foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas do Concelho de Lousada, sediado na área de influência geográfica da Unidade de Cuidados na Comunidade de Lousada. A área pela qual optámos foi a saúde oral, desenvolvemos um projeto de intervenção com o objetivo avaliar os conhecimentos sobre escovagem dos dentes e sobre alimentos cariogénicos, antes e após o projeto de intervenção, em crianças a frequentar o 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Planeámos e implementamos um projeto de intervenção que designámos “Olha o alimento, dentes brilhantes e sorriso bonito”, utilizando a metodologia do planeamento em saúde. O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral – Plano B define que a estratégia global de intervenção deve fundamentar-se na promoção da saúde em contexto familiar e escolar, para prevenção das doenças orais e tratamento dentário precoce (DGS, 2011). A população alvo do estudo foram as crianças a frequentar o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico de um Agrupamento do Concelho de Lousada, resultando uma amostra de 93 alunos. Os dados foram recolhidos através de uma ficha que foi aplicada aos participantes, antes e após o projeto de intervenção, que permitiu a recolha de dados sobre os conhecimentos sobre a escovagem dos dentes e sobre os alimentos cariogénicos e não cariogénicos. Após a intervenção observou-se que 49,5% dos alunos ordenou corretamente as figuras relativas à técnica correta de escovagem dos dentes. E em relação alimentos cariogénicos, 82,8% identificou corretamente os alimentos cariogénicos e não cariogénicos. Concluímos que, em relação à meta 1 os resultados obtidos mostraram diminuição de respostas incorretas, após o projeto de intervenção, no entanto a diminuição não foi significativa, observou-se apenas uma tendência para o ganho em conhecimentos relativamente sobre a técnica correta escovagem dos dentes. E no que concerne à meta 2 os resultados obtidos permitiram identificar ganhos em conhecimento relativamente à identificação dos alimentos cariogénicos e não cariogénicos, uma vez que após o projeto de intervenção se verificou diminuição significativa das respostas incorretas, mostrando ganho em conhecimentos.
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O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral – Plano B define que a estratégia global de intervenção deve fundamentar-se na promoção da saúde em contexto familiar e escolar, para prevenção das doenças orais e tratamento dentário precoce (DGS, 2011). A população alvo do estudo foram as crianças a frequentar o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico de um Agrupamento do Concelho de Lousada, resultando uma amostra de 93 alunos. Os dados foram recolhidos através de uma ficha que foi aplicada aos participantes, antes e após o projeto de intervenção, que permitiu a recolha de dados sobre os conhecimentos sobre a escovagem dos dentes e sobre os alimentos cariogénicos e não cariogénicos. Após a intervenção observou-se que 49,5% dos alunos ordenou corretamente as figuras relativas à técnica correta de escovagem dos dentes. E em relação alimentos cariogénicos, 82,8% identificou corretamente os alimentos cariogénicos e não cariogénicos. Concluímos que, em relação à meta 1 os resultados obtidos mostraram diminuição de respostas incorretas, após o projeto de intervenção, no entanto a diminuição não foi significativa, observou-se apenas uma tendência para o ganho em conhecimentos relativamente sobre a técnica correta escovagem dos dentes. E no que concerne à meta 2 os resultados obtidos permitiram identificar ganhos em conhecimento relativamente à identificação dos alimentos cariogénicos e não cariogénicos, uma vez que após o projeto de intervenção se verificou diminuição significativa das respostas incorretas, mostrando ganho em conhecimentos.This report analyzes the activities carried out in the Internship and Reporting Curricular Unit, which was developed in a Lousada Municipality School Group, based in the area of geographical influence of the Lousada Community Care Unit. The area we opted for was oral health, we developed an intervention project aimed at assessing knowledge about tooth brushing and cariogenic foods, before and after the intervention project, in children attending the 1st year of the 1st cycle of education Basic. We planned and implemented an intervention project “Look at the food, bright teeth and beautiful smile” using the health planning methodology. The National Oral Health Promotion Program - Plan B, defines that the overall intervention strategy should be based on family and school health promotion for prevention oral disease and early dental treatment (DGS, 2011). The target population of the study were the children attending the 1st year of the 1st cycle of the basic education of a Lousada Municipality, resulting in a sample of 93 students. The data were collected through a form that was applied to the participants, before and after the intervention project, which allowed the collection of data on tooth brushing knowledge and on cariogenic and non-cariogenic foods. After the intervention it was observed that 49.5% of the students correctly ordered the figures related to the correct tooth brushing technique. And regarding cariogenic foods, 82.8% correctly identified cariogenic and non-cariogenic foods. We concluded that, in relation to goal 1, the results obtained showed a decrease in incorrect answers after the intervention project. However, the decrease was not significant, there was only a tendency to gain knowledge regarding the correct brushing technique. Regarding goal 2, the results obtained about cariogenic and non-cariogenic foods, allowed us to identify gains in knowledge, since after the intervention project there was a significant decrease in incorrect answers, showing gain in knowledge.2019-12-17T15:06:49Z2019-08-16T00:00:00Z2019-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9566pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Celina Adriana Mendes da Rochareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:28.286412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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