Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, José Alberto Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9945
Resumo: Este Relatório de Estágio Profissional pretende ser um relato das experiências de ensino - aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A intervenção pedagógica, teve como orientação o cruzamento artístico entre as Artes Visuais e a Música, como um meio estratégico alternativo na implementação e criação de uma notação musical não convencional, para a transmissão de conceitos e conteúdos musicais. De salientar ainda, o recurso a agentes culturais locais, com o sentido de valorizar e manter as tradições/memórias do património da Música Tradicional Portuguesa entre as diferentes gerações, que a par do cruzamento artístico representa um factor fundamental em todo o estágio profissional. Neste sentido, foi desenvolvido e aplicado um plano de intervenção exploratório, ajustado a um quadro teórico e conceptual, o qual reflete as experiências de ensino - aprendizagem desenvolvidas no Ensino Básico. Com o objectivo de uma participação ativa em toda a vida escolar, foram ainda desenvolvidas diversas atividades transversais pedagógico/educativas nos diferentes ciclos do Ensino Básico.
id RCAP_f24fe4d8151b8238edce57be21518e24
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoMúsicaEducação MusicalArte visualEstratégias de ensinoCriatividadeMotivaçãoEste Relatório de Estágio Profissional pretende ser um relato das experiências de ensino - aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A intervenção pedagógica, teve como orientação o cruzamento artístico entre as Artes Visuais e a Música, como um meio estratégico alternativo na implementação e criação de uma notação musical não convencional, para a transmissão de conceitos e conteúdos musicais. De salientar ainda, o recurso a agentes culturais locais, com o sentido de valorizar e manter as tradições/memórias do património da Música Tradicional Portuguesa entre as diferentes gerações, que a par do cruzamento artístico representa um factor fundamental em todo o estágio profissional. Neste sentido, foi desenvolvido e aplicado um plano de intervenção exploratório, ajustado a um quadro teórico e conceptual, o qual reflete as experiências de ensino - aprendizagem desenvolvidas no Ensino Básico. Com o objectivo de uma participação ativa em toda a vida escolar, foram ainda desenvolvidas diversas atividades transversais pedagógico/educativas nos diferentes ciclos do Ensino Básico.This Internship Report is intended to be an account of my experiences of teaching - learning. Learning undertaken under the Supervised Teaching Practice in 1st 2nd and 3rd cycles of basic education in the Master Teaching in Music Education of basic education, taught by School of Education, Polytechnic Institute of Bragança. The educational intervention was to guide the artistic intersection between the Visual Arts and Music, as an alternative strategy through implementation and creation of an unconventional musical notation, for the transmission of musical concepts and content. Also noteworthy, the use of local cultural agents, in order to enhance and maintain the traditions / memories of the heritage of Portuguese Traditional Music between different generations, which along with the artistic intersection is a key factor in any professional stage. In this sense, was developed and implemented a plan for exploratory intervention, adjusted to a theoretical and conceptual framework which reflects the experiences of teaching - learning developed in Basic Education. In order to participate actively in all school life were also developed various teaching/ educational activities in different cycles of Basic Education.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBRocha, José Alberto Silva2014-07-24T16:27:53Z20142014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9945TID:201027488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:02.197112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Rocha, José Alberto Silva
Música
Educação Musical
Arte visual
Estratégias de ensino
Criatividade
Motivação
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Rocha, José Alberto Silva
author_facet Rocha, José Alberto Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Mário
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, José Alberto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação Musical
Arte visual
Estratégias de ensino
Criatividade
Motivação
topic Música
Educação Musical
Arte visual
Estratégias de ensino
Criatividade
Motivação
description Este Relatório de Estágio Profissional pretende ser um relato das experiências de ensino - aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A intervenção pedagógica, teve como orientação o cruzamento artístico entre as Artes Visuais e a Música, como um meio estratégico alternativo na implementação e criação de uma notação musical não convencional, para a transmissão de conceitos e conteúdos musicais. De salientar ainda, o recurso a agentes culturais locais, com o sentido de valorizar e manter as tradições/memórias do património da Música Tradicional Portuguesa entre as diferentes gerações, que a par do cruzamento artístico representa um factor fundamental em todo o estágio profissional. Neste sentido, foi desenvolvido e aplicado um plano de intervenção exploratório, ajustado a um quadro teórico e conceptual, o qual reflete as experiências de ensino - aprendizagem desenvolvidas no Ensino Básico. Com o objectivo de uma participação ativa em toda a vida escolar, foram ainda desenvolvidas diversas atividades transversais pedagógico/educativas nos diferentes ciclos do Ensino Básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T16:27:53Z
2014
2014-07-24
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9945
TID:201027488
url http://hdl.handle.net/10198/9945
identifier_str_mv TID:201027488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240367636480