O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Daniela Filipa Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44415
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o papel dos livros de histórias infantis na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. Com esta investigação pretende-se compreender de que forma as histórias infantis contribuem para a aprendizagem da língua e da matemática e identificar estratégias de ação para promover um ensino que contribua para a aquisição de aprendizagens nestas áreas disciplinares de forma articulada. A fundamentação teórica incide sobre os aspetos centrais para a concretização deste projeto, nomeadamente, (i) a importância da articulação curricular no processo de aprendizagem; (ii) os livros de histórias infantis na aprendizagem da língua e da matemática; (iii) a importância da literatura infantil no desenvolvimento da compreensão leitora e, por fim, (iv) a importância da literatura infantil no domínio da geometria. Este projeto foi desenvolvido com uma turma 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e para a sua concretização foram utilizadas técnicas de observação participante e recolha documental, recorrendo-se, também, a instrumentos de recolha, como notas de campo, fotografias e registos áudio. Com a aplicação do projeto tornou-se evidente as vantagens de trabalhar as duas áreas em articulação a partir de livros de literatura para a infância, nomeadamente, a crescente motivação dos alunos ao trabalharem usando esta metodologia.
id RCAP_f2505dab91726a93d2f2dca8e04ef059
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridadeArticulação curricularLiteratura para a infânciaCompreensão LeitoraGeometriaCurricular articulationChildren's literatureReading ComprehensionGeometryO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o papel dos livros de histórias infantis na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. Com esta investigação pretende-se compreender de que forma as histórias infantis contribuem para a aprendizagem da língua e da matemática e identificar estratégias de ação para promover um ensino que contribua para a aquisição de aprendizagens nestas áreas disciplinares de forma articulada. A fundamentação teórica incide sobre os aspetos centrais para a concretização deste projeto, nomeadamente, (i) a importância da articulação curricular no processo de aprendizagem; (ii) os livros de histórias infantis na aprendizagem da língua e da matemática; (iii) a importância da literatura infantil no desenvolvimento da compreensão leitora e, por fim, (iv) a importância da literatura infantil no domínio da geometria. Este projeto foi desenvolvido com uma turma 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e para a sua concretização foram utilizadas técnicas de observação participante e recolha documental, recorrendo-se, também, a instrumentos de recolha, como notas de campo, fotografias e registos áudio. Com a aplicação do projeto tornou-se evidente as vantagens de trabalhar as duas áreas em articulação a partir de livros de literatura para a infância, nomeadamente, a crescente motivação dos alunos ao trabalharem usando esta metodologia.This report comes within the scope of the curricular unit Stage IV of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education and has as its theme the role of children's storybooks in the learning of the Portuguese language and mathematics. This investigation aims to (i) understand how children's stories contribute to language and mathematics learning and (ii) identify action strategies to promote teaching that contributes to the acquisition of learning in these disciplinary areas in an articulated way. The theoretical foundation focuses on the central aspects for the realization of this project, namely, (i) the importance of curricular articulation in the learning process; (ii) children's storybooks in language and mathematics learning; (iii) the importance of children's literature in the development of reading comprehension and, finally, (iv) the importance of children's literature in the field of geometry. This project was developed with a 4th grade class of the 1st cycle of basic education and for its implementation techniques of participant observation and document collection were used, also resorting to collection instruments, such as field notes, photographs, and records audio. With the application of the project, the advantages of working the two areas in conjunction from literature books for children became evident, namely, the growing motivation of students when working using this methodology.Delgado, CatarinaPinto, MarianaRepositório ComumGaspar, Daniela Filipa Santos2023-04-03T10:14:31Z2023-032023-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44415TID:203268725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:01.621094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
title O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
spellingShingle O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
Gaspar, Daniela Filipa Santos
Articulação curricular
Literatura para a infância
Compreensão Leitora
Geometria
Curricular articulation
Children's literature
Reading Comprehension
Geometry
title_short O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
title_full O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
title_fullStr O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
title_sort O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
author Gaspar, Daniela Filipa Santos
author_facet Gaspar, Daniela Filipa Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Catarina
Pinto, Mariana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Daniela Filipa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação curricular
Literatura para a infância
Compreensão Leitora
Geometria
Curricular articulation
Children's literature
Reading Comprehension
Geometry
topic Articulação curricular
Literatura para a infância
Compreensão Leitora
Geometria
Curricular articulation
Children's literature
Reading Comprehension
Geometry
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o papel dos livros de histórias infantis na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. Com esta investigação pretende-se compreender de que forma as histórias infantis contribuem para a aprendizagem da língua e da matemática e identificar estratégias de ação para promover um ensino que contribua para a aquisição de aprendizagens nestas áreas disciplinares de forma articulada. A fundamentação teórica incide sobre os aspetos centrais para a concretização deste projeto, nomeadamente, (i) a importância da articulação curricular no processo de aprendizagem; (ii) os livros de histórias infantis na aprendizagem da língua e da matemática; (iii) a importância da literatura infantil no desenvolvimento da compreensão leitora e, por fim, (iv) a importância da literatura infantil no domínio da geometria. Este projeto foi desenvolvido com uma turma 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e para a sua concretização foram utilizadas técnicas de observação participante e recolha documental, recorrendo-se, também, a instrumentos de recolha, como notas de campo, fotografias e registos áudio. Com a aplicação do projeto tornou-se evidente as vantagens de trabalhar as duas áreas em articulação a partir de livros de literatura para a infância, nomeadamente, a crescente motivação dos alunos ao trabalharem usando esta metodologia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-03T10:14:31Z
2023-03
2023-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44415
TID:203268725
url http://hdl.handle.net/10400.26/44415
identifier_str_mv TID:203268725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135405174423552