O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44415 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o papel dos livros de histórias infantis na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. Com esta investigação pretende-se compreender de que forma as histórias infantis contribuem para a aprendizagem da língua e da matemática e identificar estratégias de ação para promover um ensino que contribua para a aquisição de aprendizagens nestas áreas disciplinares de forma articulada. A fundamentação teórica incide sobre os aspetos centrais para a concretização deste projeto, nomeadamente, (i) a importância da articulação curricular no processo de aprendizagem; (ii) os livros de histórias infantis na aprendizagem da língua e da matemática; (iii) a importância da literatura infantil no desenvolvimento da compreensão leitora e, por fim, (iv) a importância da literatura infantil no domínio da geometria. Este projeto foi desenvolvido com uma turma 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e para a sua concretização foram utilizadas técnicas de observação participante e recolha documental, recorrendo-se, também, a instrumentos de recolha, como notas de campo, fotografias e registos áudio. Com a aplicação do projeto tornou-se evidente as vantagens de trabalhar as duas áreas em articulação a partir de livros de literatura para a infância, nomeadamente, a crescente motivação dos alunos ao trabalharem usando esta metodologia. |
id |
RCAP_f2505dab91726a93d2f2dca8e04ef059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44415 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridadeArticulação curricularLiteratura para a infânciaCompreensão LeitoraGeometriaCurricular articulationChildren's literatureReading ComprehensionGeometryO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o papel dos livros de histórias infantis na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. Com esta investigação pretende-se compreender de que forma as histórias infantis contribuem para a aprendizagem da língua e da matemática e identificar estratégias de ação para promover um ensino que contribua para a aquisição de aprendizagens nestas áreas disciplinares de forma articulada. A fundamentação teórica incide sobre os aspetos centrais para a concretização deste projeto, nomeadamente, (i) a importância da articulação curricular no processo de aprendizagem; (ii) os livros de histórias infantis na aprendizagem da língua e da matemática; (iii) a importância da literatura infantil no desenvolvimento da compreensão leitora e, por fim, (iv) a importância da literatura infantil no domínio da geometria. Este projeto foi desenvolvido com uma turma 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e para a sua concretização foram utilizadas técnicas de observação participante e recolha documental, recorrendo-se, também, a instrumentos de recolha, como notas de campo, fotografias e registos áudio. Com a aplicação do projeto tornou-se evidente as vantagens de trabalhar as duas áreas em articulação a partir de livros de literatura para a infância, nomeadamente, a crescente motivação dos alunos ao trabalharem usando esta metodologia.This report comes within the scope of the curricular unit Stage IV of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education and has as its theme the role of children's storybooks in the learning of the Portuguese language and mathematics. This investigation aims to (i) understand how children's stories contribute to language and mathematics learning and (ii) identify action strategies to promote teaching that contributes to the acquisition of learning in these disciplinary areas in an articulated way. The theoretical foundation focuses on the central aspects for the realization of this project, namely, (i) the importance of curricular articulation in the learning process; (ii) children's storybooks in language and mathematics learning; (iii) the importance of children's literature in the development of reading comprehension and, finally, (iv) the importance of children's literature in the field of geometry. This project was developed with a 4th grade class of the 1st cycle of basic education and for its implementation techniques of participant observation and document collection were used, also resorting to collection instruments, such as field notes, photographs, and records audio. With the application of the project, the advantages of working the two areas in conjunction from literature books for children became evident, namely, the growing motivation of students when working using this methodology.Delgado, CatarinaPinto, MarianaRepositório ComumGaspar, Daniela Filipa Santos2023-04-03T10:14:31Z2023-032023-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44415TID:203268725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:01.621094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade |
title |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade Gaspar, Daniela Filipa Santos Articulação curricular Literatura para a infância Compreensão Leitora Geometria Curricular articulation Children's literature Reading Comprehension Geometry |
title_short |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade |
title_full |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade |
title_sort |
O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre português e matemática: uma proposta para o 4º ano de escolaridade |
author |
Gaspar, Daniela Filipa Santos |
author_facet |
Gaspar, Daniela Filipa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delgado, Catarina Pinto, Mariana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Daniela Filipa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articulação curricular Literatura para a infância Compreensão Leitora Geometria Curricular articulation Children's literature Reading Comprehension Geometry |
topic |
Articulação curricular Literatura para a infância Compreensão Leitora Geometria Curricular articulation Children's literature Reading Comprehension Geometry |
description |
O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o papel dos livros de histórias infantis na aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. Com esta investigação pretende-se compreender de que forma as histórias infantis contribuem para a aprendizagem da língua e da matemática e identificar estratégias de ação para promover um ensino que contribua para a aquisição de aprendizagens nestas áreas disciplinares de forma articulada. A fundamentação teórica incide sobre os aspetos centrais para a concretização deste projeto, nomeadamente, (i) a importância da articulação curricular no processo de aprendizagem; (ii) os livros de histórias infantis na aprendizagem da língua e da matemática; (iii) a importância da literatura infantil no desenvolvimento da compreensão leitora e, por fim, (iv) a importância da literatura infantil no domínio da geometria. Este projeto foi desenvolvido com uma turma 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e para a sua concretização foram utilizadas técnicas de observação participante e recolha documental, recorrendo-se, também, a instrumentos de recolha, como notas de campo, fotografias e registos áudio. Com a aplicação do projeto tornou-se evidente as vantagens de trabalhar as duas áreas em articulação a partir de livros de literatura para a infância, nomeadamente, a crescente motivação dos alunos ao trabalharem usando esta metodologia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-03T10:14:31Z 2023-03 2023-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44415 TID:203268725 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44415 |
identifier_str_mv |
TID:203268725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135405174423552 |