Impacto das práticas simuladas nos níveis de ansiedade dos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Rita Afonso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=EFZRLVW0
Resumo: A simulação é uma excelente estratégia de ensino/aprendizagem, todavia pode desencadear ansiedade nos estudantes de enfermagem. Esta dissertação é constituída por duas partes, a primeira parte consiste na construção e validação de um instrumento de avaliação de ansiedade e a segunda parte consta a avaliação da ansiedade dos estudantes com as práticas simuladas. O objetivo geral deste estudo é analisar o impacto das práticas simuladas nos níveis de ansiedade dos estudantes de enfermagem. O objetivo específico, da primeira parte é construir e validar um instrumento de avaliação de ansiedade dos estudantes após as práticas simuladas (EAAPS). A segunda parte tem como objetivos específicos a comparação dos níveis de ansiedade em duas situações: antes e após as práticas simuladas de média fidelidade e alta-fidelidade e após as práticas simuladas com a média e a alta-fidelidade. Quanto ao tipo de estudo, na primeira parte utilizou-se uma abordagem metodológica e analítica; na segunda parte utilizou-se uma abordagem longitudinal, pré-experimental com um desenho antes e após e após com um grupo único. Relativamente à primeira parte, o instrumento com 25 itens foi validado por uma amostra de acidental/conveniência de 256 estudantes de enfermagem após as práticas simuladas. Realizou-se a validação do construto através da análise fatorial com a rotação ortogonal Varimax e a estimativa da consistência interna. A escala apresenta elevada correlação com praticamente todos os itens com o total da escala, com um alpha de 0,951. A análise de fidelidade dos três fatores apresenta uma consistência interna entre 0,794 e 0,939. A escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação. Na segunda parte foram aplicadas duas escalas de avaliação da ansiedade (amostra acidental/conveniência), o Inventario de Ansiedade Traço-Estado (n = 223) e a EAAPS (n = 267). Verificou-se que as práticas simuladas contribuem para um aumento da ansiedade dos estudantes. Todavia a ansiedade resultante da fidelidade do simulador utilizado não apresentou resultados estatisticamente significativos.
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