Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Rodrigues da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2879
Resumo: É grande a pressão e a tensão enfrentadas pelos estudantes de enfermagem durante sua fase acadêmica. Eles têm que se preparar muito bem porque lidam diretamente com os pacientes nas suas mais variadas modalidades hospitalares durante todo o curso por meio dos sucessivos estágios curriculares. As dificuldades pessoais, os desafios da academia e da profissão, a preocupação com a carreira profissional, são fatores próprios da sua área de formação que os tornam sujeitos protagonistas em potencial da ansiedade neste contexto histórico global ansiogênico que vivemos. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica nacional e internacional sobre a ansiedade, com o objetivo de pesquisar os fatores que contribuem para a ocorrência de ansiedade entre os estudantes de enfermagem, identificando suas consequências e formas de combater esse mal. A partir dos Descritores Ciência e Saúde (DeCS), ansiedade e estudantes de enfermagem usados ao mesmo tempo com uso do booleano “and”, foram encontrados 375 artigos nas principais bases de dados virtuais para pesquisas cientificam contidas na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), dos quais somente 18 artigos foram selecionados para a construção deste trabalho de conclusão de curso. Ficou observado que os principais fatores que desencadeiam a ansiedade nos estudantes de enfermagem estão ligados a situações onde os mesmos estão sendo avaliados de alguma forma. Além disso, o medo das novas experiências no campo profissional contribuem juntamente com fatores pessoais, influenciando de forma negativa na vida acadêmica. Dessa forma, o estudo contribui com uma abordagem a favor da prevenção e combate a ansiedade, principalmente entre os estudantes de enfermagem, deixando claro que a ansiedade é um mal preocupante e que pessoas acometidas necessitam de acompanhamento especializado
id UFF-2_b7a243dcbb08090f20f19c8eded4c372
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2879
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagemAnsiedadeEstudantes de enfermagemEnfermagemAnsiedadeEstudantes de enfermagemAnxietyNursing studentsÉ grande a pressão e a tensão enfrentadas pelos estudantes de enfermagem durante sua fase acadêmica. Eles têm que se preparar muito bem porque lidam diretamente com os pacientes nas suas mais variadas modalidades hospitalares durante todo o curso por meio dos sucessivos estágios curriculares. As dificuldades pessoais, os desafios da academia e da profissão, a preocupação com a carreira profissional, são fatores próprios da sua área de formação que os tornam sujeitos protagonistas em potencial da ansiedade neste contexto histórico global ansiogênico que vivemos. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica nacional e internacional sobre a ansiedade, com o objetivo de pesquisar os fatores que contribuem para a ocorrência de ansiedade entre os estudantes de enfermagem, identificando suas consequências e formas de combater esse mal. A partir dos Descritores Ciência e Saúde (DeCS), ansiedade e estudantes de enfermagem usados ao mesmo tempo com uso do booleano “and”, foram encontrados 375 artigos nas principais bases de dados virtuais para pesquisas cientificam contidas na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), dos quais somente 18 artigos foram selecionados para a construção deste trabalho de conclusão de curso. Ficou observado que os principais fatores que desencadeiam a ansiedade nos estudantes de enfermagem estão ligados a situações onde os mesmos estão sendo avaliados de alguma forma. Além disso, o medo das novas experiências no campo profissional contribuem juntamente com fatores pessoais, influenciando de forma negativa na vida acadêmica. Dessa forma, o estudo contribui com uma abordagem a favor da prevenção e combate a ansiedade, principalmente entre os estudantes de enfermagem, deixando claro que a ansiedade é um mal preocupante e que pessoas acometidas necessitam de acompanhamento especializadoIt is great pressure and stress faced by nursing students during their academic stage. They have to prepare very well because they deal directly with patients in its various hospital procedures throughout the course by means of successive internships. Personal difficulties, challenges the academy and the profession, the concern for professional career, are proper factors of your training area that make potential protagonists subject the anxiety this anxiogenic global historical context which we live. This study deals with an integrative review of national and international scientific literature on anxiety, in order to investigate the factors that contribute to the occurrence of anxiety among nursing students, identifying its consequences and ways to combat this evil. From Descritores Ciência e Saúde (DeCS), were found 375 articles in major online databases for research cientificam contained in Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), of which only 18 articles were selected for the construction of this course conclusion work . It was observed that the main factors that trigger anxiety in nursing students are linked to situations where they are being evaluated in some way. In addition, fear of new experiences in the professional field work together with personal factors, influencing negatively in academic life. Thus, the study provides an approach for preventing and combating anxiety, especially among nursing students, making it clear that anxiety is a worrying evil and that affected people need specialized treatmentTavares, Claudia Mara de MeloSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeMuniz, Marcela PimentaPereira, Eliane RamosSilva, Bruna Rodrigues da2017-02-08T13:30:41Z2017-02-08T13:30:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Bruna Rodrigues da. Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/2879http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-10T17:34:21Zoai:app.uff.br:1/2879Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-10T17:34:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
title Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
spellingShingle Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
Silva, Bruna Rodrigues da
Ansiedade
Estudantes de enfermagem
Enfermagem
Ansiedade
Estudantes de enfermagem
Anxiety
Nursing students
title_short Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
title_full Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
title_fullStr Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
title_sort Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem
author Silva, Bruna Rodrigues da
author_facet Silva, Bruna Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Claudia Mara de Melo
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
Muniz, Marcela Pimenta
Pereira, Eliane Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Estudantes de enfermagem
Enfermagem
Ansiedade
Estudantes de enfermagem
Anxiety
Nursing students
topic Ansiedade
Estudantes de enfermagem
Enfermagem
Ansiedade
Estudantes de enfermagem
Anxiety
Nursing students
description É grande a pressão e a tensão enfrentadas pelos estudantes de enfermagem durante sua fase acadêmica. Eles têm que se preparar muito bem porque lidam diretamente com os pacientes nas suas mais variadas modalidades hospitalares durante todo o curso por meio dos sucessivos estágios curriculares. As dificuldades pessoais, os desafios da academia e da profissão, a preocupação com a carreira profissional, são fatores próprios da sua área de formação que os tornam sujeitos protagonistas em potencial da ansiedade neste contexto histórico global ansiogênico que vivemos. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica nacional e internacional sobre a ansiedade, com o objetivo de pesquisar os fatores que contribuem para a ocorrência de ansiedade entre os estudantes de enfermagem, identificando suas consequências e formas de combater esse mal. A partir dos Descritores Ciência e Saúde (DeCS), ansiedade e estudantes de enfermagem usados ao mesmo tempo com uso do booleano “and”, foram encontrados 375 artigos nas principais bases de dados virtuais para pesquisas cientificam contidas na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), dos quais somente 18 artigos foram selecionados para a construção deste trabalho de conclusão de curso. Ficou observado que os principais fatores que desencadeiam a ansiedade nos estudantes de enfermagem estão ligados a situações onde os mesmos estão sendo avaliados de alguma forma. Além disso, o medo das novas experiências no campo profissional contribuem juntamente com fatores pessoais, influenciando de forma negativa na vida acadêmica. Dessa forma, o estudo contribui com uma abordagem a favor da prevenção e combate a ansiedade, principalmente entre os estudantes de enfermagem, deixando claro que a ansiedade é um mal preocupante e que pessoas acometidas necessitam de acompanhamento especializado
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-02-08T13:30:41Z
2017-02-08T13:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Bruna Rodrigues da. Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2879
identifier_str_mv Silva, Bruna Rodrigues da. Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, 2014.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838893662273536