As políticas educacionais brasileiras para a educação especial em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Beverly Scardini Mengegazzo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima-Rodrigues, Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41044
Resumo: Após um ano da confirmação de pandemia pela COVID-19 ainda não se pode medir ou prever todos os impactos sofridos na educação. Em meio à nova realidade, que medidas foram adotadas pelo governo federal brasileiro que contemplassem o público da educação especial em tempos de pandemia? Objetivos: Verificar a existência de políticas educacionais brasileiras voltadas ao público da educação especial durante a pandemia; analisar as providências do governo federal do Brasil direcionadas aos alunos com deficiências e necessidades educativas especiais para o enfrentamento da pandemia. Metodologia: pesquisa documental com buscas realizadas entre 20 e 27 de março de 2021 em sites de livre acesso do governo brasileiro, com foco nas publicações relacionadas à educação, e à educação especial durante a pandemia. Resultados e discussão: dos 24 documentos analisados, 6 mencionam a educação especial, sendo que apenas 50% dão alguma providência específica. Conforme a análise dos dados encontrados e da natureza destas providências, segundo o que preconiza uma Educação Inclusiva, conclui-se que as ações educacionais do governo federal brasileiro na pandemia são poucas e as orientações à educação especial são superficiais. Não foram encontradas iniciativas de pesquisa, coordenação ou monitoramento das ações federais à educação especial em tempos de pandemia.
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