Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolo, Joana Alexandre Ruivo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11852
Resumo: Cosmético é “qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, mantê-los em bom estado ou corrigir odores corporais”. Sendo produtos de saúde, muitas vezes aplicados diariamente pelos consumidores, estes estão estritamente legislados pelo Regulamento (CE) n.º 1223/2009, que reforça o controlo que existe no mercado para proteger a saúde do consumidor, e pelo Regulamento (EU) n.º 655/2013 que é um complemento ao regulamento anterior, que incide sobre as alegações feitas na rotulagem dos cosméticos, de modo a que a compra seja informada e que vá ao encontro do que o consumidor procura. Só devem ser colocados no mercado os cosméticos com ingredientes testados e classificados como seguros para o uso nestes produtos, nas concentrações aconselhadas. Foi desenvolvido um inquérito a 94 pessoas para aferir a opinião dos consumidores no que diz respeito a esta temática. Neste verificou-se que a maioria analisa os cosméticos que compra e que levam aspetos como o preço, a qualidade, e os ingredientes usados em conta, sendo que confiam mais em termos de segurança, qualidade e eficácia nos produtos vendidos em farmácia relativamente aos do supermercado.
id RCAP_f273bdd1ef061e86380d3bb1dea5c5e8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicasMESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICASCIÊNCIAS FARMACÊUTICASPRODUTOS COSMÉTICOSCONSUMIDORESROTULAGEM DE MEDICAMENTOSPHARMACEUTICAL SCIENCESCOSMETICSCONSUMERSDRUG LABELINGCosmético é “qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, mantê-los em bom estado ou corrigir odores corporais”. Sendo produtos de saúde, muitas vezes aplicados diariamente pelos consumidores, estes estão estritamente legislados pelo Regulamento (CE) n.º 1223/2009, que reforça o controlo que existe no mercado para proteger a saúde do consumidor, e pelo Regulamento (EU) n.º 655/2013 que é um complemento ao regulamento anterior, que incide sobre as alegações feitas na rotulagem dos cosméticos, de modo a que a compra seja informada e que vá ao encontro do que o consumidor procura. Só devem ser colocados no mercado os cosméticos com ingredientes testados e classificados como seguros para o uso nestes produtos, nas concentrações aconselhadas. Foi desenvolvido um inquérito a 94 pessoas para aferir a opinião dos consumidores no que diz respeito a esta temática. Neste verificou-se que a maioria analisa os cosméticos que compra e que levam aspetos como o preço, a qualidade, e os ingredientes usados em conta, sendo que confiam mais em termos de segurança, qualidade e eficácia nos produtos vendidos em farmácia relativamente aos do supermercado.Cosmetic is “any substance or mixture intended to be put in contact with the external parts of the body or with the teeth and oral mucous membranes, having in view, exclusively or mainly, to clean them, to perfume them, to keep them in good condition or correct body odors”. Being products in daily contact with people, they are regulated by Regulation (EC) nº 1223/2009, which reinforces the control that exists in the market to protect the health of the consumer, and is regulated by regulation (EU) nº 655/2013, which is a complement to the previous one, which protects the consumer against claims made on the labelling of cosmetics, so that the purchase is informed and that it meets what the consumer is looking for. Only cosmetics with tested ingredients and classified as safe for use in these products, at the recommended concentrations, should be placed on the market. A survey of 94 people was carried out to assess the opinion of consumers regarding this issue. In this, it was found that the majority analyzes the cosmetics they buy and that aspects such as price, quality, and the ingredients used, are taken into account. Furthermore, products sold in pharmacies are trusted more by respondents compared to supermarkets, in terms of safety, quality, and effectiveness.2021-04-13T20:19:57Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11852TID:202635058porRolo, Joana Alexandre Ruivoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:26.883023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
title Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
spellingShingle Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
Rolo, Joana Alexandre Ruivo
MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
PRODUTOS COSMÉTICOS
CONSUMIDORES
ROTULAGEM DE MEDICAMENTOS
PHARMACEUTICAL SCIENCES
COSMETICS
CONSUMERS
DRUG LABELING
title_short Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
title_full Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
title_fullStr Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
title_full_unstemmed Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
title_sort Alegações na rotulagem de produtos cosméticos : perceção dos consumidores versus evidências científicas
author Rolo, Joana Alexandre Ruivo
author_facet Rolo, Joana Alexandre Ruivo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolo, Joana Alexandre Ruivo
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
PRODUTOS COSMÉTICOS
CONSUMIDORES
ROTULAGEM DE MEDICAMENTOS
PHARMACEUTICAL SCIENCES
COSMETICS
CONSUMERS
DRUG LABELING
topic MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
PRODUTOS COSMÉTICOS
CONSUMIDORES
ROTULAGEM DE MEDICAMENTOS
PHARMACEUTICAL SCIENCES
COSMETICS
CONSUMERS
DRUG LABELING
description Cosmético é “qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, mantê-los em bom estado ou corrigir odores corporais”. Sendo produtos de saúde, muitas vezes aplicados diariamente pelos consumidores, estes estão estritamente legislados pelo Regulamento (CE) n.º 1223/2009, que reforça o controlo que existe no mercado para proteger a saúde do consumidor, e pelo Regulamento (EU) n.º 655/2013 que é um complemento ao regulamento anterior, que incide sobre as alegações feitas na rotulagem dos cosméticos, de modo a que a compra seja informada e que vá ao encontro do que o consumidor procura. Só devem ser colocados no mercado os cosméticos com ingredientes testados e classificados como seguros para o uso nestes produtos, nas concentrações aconselhadas. Foi desenvolvido um inquérito a 94 pessoas para aferir a opinião dos consumidores no que diz respeito a esta temática. Neste verificou-se que a maioria analisa os cosméticos que compra e que levam aspetos como o preço, a qualidade, e os ingredientes usados em conta, sendo que confiam mais em termos de segurança, qualidade e eficácia nos produtos vendidos em farmácia relativamente aos do supermercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-04-13T20:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11852
TID:202635058
url http://hdl.handle.net/10437/11852
identifier_str_mv TID:202635058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231511642112