O impacto de informação contraditória na mudança de crenças típicas sobre categorias comuns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Inês Maria de Matos Taquenho César de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2448
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
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spelling O impacto de informação contraditória na mudança de crenças típicas sobre categorias comunsCrençasCategorização (Psicologia)VariabilidadeTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010O presente trabalho pretende explorar a possibilidade de mudança nas crenças típicas sobre categorias comuns quando se apresenta informação contraditória. Existem evidências sobre a instabilidade das categorias comuns (Yeh & Barsalou, 2006), mas nunca se explorou a possibilidade de incorporar informação contraditória, como foi feito em categorias sociais e onde se demonstrou a sua sensibilidade ao contexto (Garcia-Marques & Mackie, 1999). Do pré-teste feito a 30 estudantes da zona de Lisboa resultam listas de atributos de categorias comuns que vão permitir fazer uma recolha de estímulos e categorias para a construção das tarefas posteriores. Propõe-se a utilização de um desenho experimental onde se manipulam o tipo de prime a ser apresentado (típico e atípico), bem como a informação primada (tendência central e variabilidade percebida) em dois níveis de medida (explícita e implícita). De forma geral as hipóteses prevêem mudança das crenças típicas quando se apresenta informação contraditória. Esta mudança verificar-se-á nas medidas explícitas, mas não nas medidas implícitas. São discutidas as implicações teóricas sobre a presença ou ausência hipotética de resultados. São igualmente propostos novos estudos para um desenvolvimento mais aprofundado destas evidências.This paper aims to explore the possibility of change the beliefs about common categories when presenting contradictory information. There is evidence of the instability of common categories (Yeh & Barsalou, 2006), but it was never explored the possibility of incorporating contradictory information, as was done for social categories and where it was confirm its sensibility to context (Garcia-Marques & Mackie, 1999) . The pre-test done to 30 students of the Lisbon area resulted in a set of attributes of common categories that will allow us to make a collection of stimuli and categories for the construction of tasks. It is proposed to use an experimental design which manipulates the type of prime to be presented (typical and atypical), as well as prime information (central tendency and perceived variability) in two measure levels (explicit and implicit). In general the hypothesis predicts the change of beliefs when presenting contradictory information. This change will occur only on explicit measures and not on implicit measures. We discuss the theoretical implications of the presence or absence of hypothetical results. Additional studies are also proposed for further development of this new evidence.Santos, Ana Sofia Correia dos, 1969-Repositório da Universidade de LisboaAbreu, Inês Maria de Matos Taquenho César de2011-02-08T16:16:27Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:48.821181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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