Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Pedro Ricardo dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2644
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
id RCAP_f574a34ea91ac1c15e8ddad530d0f84a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtosCategorização socialPsicologia do consumidorTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010A presente investigação tem como objectivo a proposta e a avaliação empírica de um novo modelo sequencial e hierárquico de decisão individual de consumo. Este modelo, fundamentado na literatura sobre categorização, pressupõe que o processo de decisão ocorre por intermédio da formação de conjuntos hierarquizados de marcas. A avaliação do modelo é efectuada através da inclusão de marcas nos seus diferentes conjuntos a partir de julgamentos de tipicidade de marcas incluídas em dois tipos de categorias de consumo. São considerados os determinantes de tipicidade definidos por Barsalou (1985). O Estudo 1 contou com a participação de 24 estudantes do sexo feminino, estudantes do ensino superior, residentes em Lisboa e responsáveis pelas próprias decisões de consumo. O modelo proposto foi avaliado relativamente a objectivos de consumo habituais, que promovem a selecção de marcas incluídas em categorias taxonómicas de produtos. Os resultados demonstram a pertinência do modelo proposto e evidencia-se a importância dos determinantes de tipicidade: tendência central, frequência de instanciação e ideais, enquanto critérios de inclusão de marcas nos diferentes conjuntos do modelo. O Estudo 2 é apresentado sob a forma de um projecto de investigação, e propõe a avaliação do modelo sequencial e hierárquico de decisão individual de consumo relativamente a objectivos de consumo novos ou desconhecidos, que promovem a selecção de marcas incluídas em categorias ad-hoc de produtos. Finalmente, são articulados as conclusões obtidas no Estudo 1 com os resultados esperados da aplicação do Estudo 2, de modo a discutir a importância dos determinantes de tipicidade no processo de escolha de marcas e as suas possíveis implicações práticas.This research aims at the proposal and empirical assessment of a new individual sequential and hierarchical decision model for consumption. This model, based on literature on categorization, assumes that the decision process occurs through the formation of hierarchical brands sets. The model evaluation considers the inclusion of brands in the different sets from typicality judgments of brands included in two types consumption categories. The determinants of typicality defined by Barsalou (1985) are considered. Study 1 considered a sample of 24 female higher education students, living in Lisbon and responsible for their own consumption decisions. The proposed model was evaluated for frequent consumption goals, which promote the selection of brands included in taxonomic products categories. The results demonstrate the relevance of the proposed model and highlight the importance of the determinants of typicality, central tendency, frequency of instantiation and ideals, as criteria for inclusion of different brands sets in the model. Study 2 is presented in the form of a research project, and proposes the assessment of the individual sequential and hierarchical decision model for new or unknown consumption goals, which promote the selection of brands included in ad-hoc products categories. Finally, the conclusions from Study 1 are articulated with the expected results for Study 2, in order to discuss the importance of determinants of typicality in the brand choice process and it practical implications.Marques, J. Frederico, 1966-2014Repositório da Universidade de LisboaMonteiro, Pedro Ricardo dos Santos2011-03-09T10:57:31Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:58.271162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
title Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
spellingShingle Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
Monteiro, Pedro Ricardo dos Santos
Categorização social
Psicologia do consumidor
Teses de mestrado - 2010
title_short Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
title_full Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
title_fullStr Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
title_full_unstemmed Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
title_sort Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
author Monteiro, Pedro Ricardo dos Santos
author_facet Monteiro, Pedro Ricardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, J. Frederico, 1966-2014
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Pedro Ricardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Categorização social
Psicologia do consumidor
Teses de mestrado - 2010
topic Categorização social
Psicologia do consumidor
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-09T10:57:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2644
url http://hdl.handle.net/10451/2644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173808558080