Características da dor em utentes atendidos no serviço de urgência, avaliados pelo sistema de triagem de Manchester
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29238 |
Resumo: | A dor é o 5º sinal vital e o seu controlo eficaz é um dever dos profissionais, um direito dos doentes e um avanço para efetiva humanização das Unidades de Saúde. A experiência e gestão da dor constituem elementos centrais na prestação de cuidados de saúde, especialmente em contextos de urgência. A dor é o motivo mais comum que leva os doentes a deslocarem-se ao Serviço de Urgência. Objetivos: O objetivo geral do presente estudo foi descrever características da dor dos utentes avaliados pelo sistema de triagem de Manchester em serviços de urgência básica e de urgência geral médico- cirúrgica, de um Centro Hospitalar da região centro de Portugal, no ano de 2022. Metodologia: A metodologia adotada consistiu num estudo epidemiológico descritivo transversal correlacional de natureza quantitativa. Resultados: Foram analisados dados pseudo anonimizados de uma população de 139149 admissões nos Serviços de Urgência de um Centro Hospitalar no centro dos pais. Sendo selecionada a amostra segundo os critérios de inclusão e exclusão definidos. A recolha de dados foi solicitada ao gabinete de controlo e gestão da mesma instituição. Os dados foram analisados com recurso a estatística descritiva. Constatou-se que 60,59% dos doentes que recorreram aos serviços de urgência foram avaliados pelo sistema de triagem de Manchester com dor. Verificou- se uma predominância do sexo feminino 54,7%, em termos de faixa etária observa-se que o maior número de registos ocorre entre os 45 e 54 anos. Observou-se que os problemas nos membros foi o motivo mais referido. E a intensidade da dor mais sentida foi a moderada, correspondendo ao intervalo entre 5 e 7 na escala numérica. Conclusão: Os resultados do presente estudo revelam aspetos importantes acerca da experiência e gestão da dor no Serviço de Urgência. Sendo o enfermeiro o primeiro profissional de saúde a obter contacto com o doente que se desloca ao SU, é o qualificado responsável para avaliar e priorizar a pessoa no momento da sua chegada ao serviço, tendo um papel preponderante na avaliação da sua dor, necessitando para isso de estar sensibilizado para esta problemática, para a promoção de boas práticas na gestão da dor. |
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Metodologia: A metodologia adotada consistiu num estudo epidemiológico descritivo transversal correlacional de natureza quantitativa. Resultados: Foram analisados dados pseudo anonimizados de uma população de 139149 admissões nos Serviços de Urgência de um Centro Hospitalar no centro dos pais. Sendo selecionada a amostra segundo os critérios de inclusão e exclusão definidos. A recolha de dados foi solicitada ao gabinete de controlo e gestão da mesma instituição. Os dados foram analisados com recurso a estatística descritiva. Constatou-se que 60,59% dos doentes que recorreram aos serviços de urgência foram avaliados pelo sistema de triagem de Manchester com dor. Verificou- se uma predominância do sexo feminino 54,7%, em termos de faixa etária observa-se que o maior número de registos ocorre entre os 45 e 54 anos. Observou-se que os problemas nos membros foi o motivo mais referido. E a intensidade da dor mais sentida foi a moderada, correspondendo ao intervalo entre 5 e 7 na escala numérica. Conclusão: Os resultados do presente estudo revelam aspetos importantes acerca da experiência e gestão da dor no Serviço de Urgência. Sendo o enfermeiro o primeiro profissional de saúde a obter contacto com o doente que se desloca ao SU, é o qualificado responsável para avaliar e priorizar a pessoa no momento da sua chegada ao serviço, tendo um papel preponderante na avaliação da sua dor, necessitando para isso de estar sensibilizado para esta problemática, para a promoção de boas práticas na gestão da dor.Pain is the 5th vital sign and its effective control is a duty of professionals, a right of patients and an advance for the effective humanization of Health Units. Pain experience and management are central elements in the provision of health care, especially in emergency settings. Pain is the most common reason that leads patients to go to the Emergency Department. Objectives: The general objective of the present study was to describe pain characteristics of patients evaluated by the Manchester triage system in basic emergency and general medical-surgical emergency services, of a Hospital Center in the central region of Portugal, in the year 2022. Methodology: The methodology adopted consisted of a cross-sectional descriptive epidemiological study of a quantitative nature. Results: Pseudo-anonymized data from a population of 139149 admissions to the Emergency Department of a Hospital Center in the parents' center were analyzed. The sample was selected according to the defined inclusion and exclusion criteria. Data collection was requested from the control and management office of the same institution. Data were analyzed using descriptive statistics. It was found that 60.59% of the patients who went to the emergency department were evaluated by the Manchester triage system for pain. There was a predominance of females (54.7%), in terms of age group, the highest number of registrations occurs between 45 and 54 years old. It was observed that limb problems were the most frequently reported reason. And the intensity of the most felt pain was moderate, corresponding to the interval between 5 and 7 on the numerical scale. Conclusion: The results of the present study reveal important aspects about the experience and management of pain in the Emergency Department. As the nurse is the first health professional to have contact with the patient who goes to the ED, he is the qualified person responsible for evaluating and prioritizing the person at the time of their arrival at the service, having a preponderant role in the evaluation of their pain, and for this they need to be sensitized to this problem, for the promotion of good practices in pain management.Baptista, GoreteBiblioteca Digital do IPBAlves, Patrícia Filipa Salazar2024-01-16T11:55:16Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29238TID:203467019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:19:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:53.096269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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