Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43855 |
Resumo: | Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Mais especificamente, pretende-se dar resposta às seguintes questões: 1) Quais as metodologias pedagógicas utilizadas no Ensino de Enfermagem de saúde familiar? 2) Em que nível de ensino são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? 3) Em que contexto são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? Metodologia: Scoping Review orientada pela metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute para a realização de Scoping Reviews. Na pesquisa e identificação dos estudos, serão usadas as bases de dados eletrónicas MEDLINE (via Pubmed), CINAHL Complete (via EBSCOhost), Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo, Scopus. Adicionalmente, a pesquisa de estudos não publicados incluirá o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e o OpenGrey. A estratégia de pesquisa abrangerá todos os artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês, sem limite temporal. Resultados: Os dados serão apresentados em formato narrativo, com recurso a tabelas, alinhadas com o objetivo, foco e questão de revisão. O mapeamento da evidência disponível sobre metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar contribuirá para a disseminação da evidência disponível sobre o tema e permitirá identificar lacunas na literatura. Conclusão: Espera-se que a presente scoping review contribua para a análise crítica das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar, dado o potencial impacto destas no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. |
id |
RCAP_f288ab72287a00ef351263ea38f77899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping ReviewMetodologías Pedagógicas en Enfermería de Salud Familiar: Protocolo de Scoping ReviewEnfermagemEstudantes de enfermagemObjetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Mais especificamente, pretende-se dar resposta às seguintes questões: 1) Quais as metodologias pedagógicas utilizadas no Ensino de Enfermagem de saúde familiar? 2) Em que nível de ensino são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? 3) Em que contexto são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? Metodologia: Scoping Review orientada pela metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute para a realização de Scoping Reviews. Na pesquisa e identificação dos estudos, serão usadas as bases de dados eletrónicas MEDLINE (via Pubmed), CINAHL Complete (via EBSCOhost), Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo, Scopus. Adicionalmente, a pesquisa de estudos não publicados incluirá o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e o OpenGrey. A estratégia de pesquisa abrangerá todos os artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês, sem limite temporal. Resultados: Os dados serão apresentados em formato narrativo, com recurso a tabelas, alinhadas com o objetivo, foco e questão de revisão. O mapeamento da evidência disponível sobre metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar contribuirá para a disseminação da evidência disponível sobre o tema e permitirá identificar lacunas na literatura. Conclusão: Espera-se que a presente scoping review contribua para a análise crítica das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar, dado o potencial impacto destas no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem.Universidad de Costa RicaRepositório ComumSilva, Margarida Moreira daCoutinho, VerónicaFigueiredo, MariaCoelho, Adriana Neves2023-02-15T16:12:57Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43855porRevista Enfermería Actual en Costa Rica, Edición Semestral Nº. 431409-456810.15517/enferm.actual.cr.v 0i43.46202info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-16T07:00:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:38.449262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review Metodologías Pedagógicas en Enfermería de Salud Familiar: Protocolo de Scoping Review |
title |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review |
spellingShingle |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review Silva, Margarida Moreira da Enfermagem Estudantes de enfermagem |
title_short |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review |
title_full |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review |
title_fullStr |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review |
title_full_unstemmed |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review |
title_sort |
Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review |
author |
Silva, Margarida Moreira da |
author_facet |
Silva, Margarida Moreira da Coutinho, Verónica Figueiredo, Maria Coelho, Adriana Neves |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Verónica Figueiredo, Maria Coelho, Adriana Neves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Margarida Moreira da Coutinho, Verónica Figueiredo, Maria Coelho, Adriana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estudantes de enfermagem |
topic |
Enfermagem Estudantes de enfermagem |
description |
Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Mais especificamente, pretende-se dar resposta às seguintes questões: 1) Quais as metodologias pedagógicas utilizadas no Ensino de Enfermagem de saúde familiar? 2) Em que nível de ensino são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? 3) Em que contexto são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? Metodologia: Scoping Review orientada pela metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute para a realização de Scoping Reviews. Na pesquisa e identificação dos estudos, serão usadas as bases de dados eletrónicas MEDLINE (via Pubmed), CINAHL Complete (via EBSCOhost), Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo, Scopus. Adicionalmente, a pesquisa de estudos não publicados incluirá o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e o OpenGrey. A estratégia de pesquisa abrangerá todos os artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês, sem limite temporal. Resultados: Os dados serão apresentados em formato narrativo, com recurso a tabelas, alinhadas com o objetivo, foco e questão de revisão. O mapeamento da evidência disponível sobre metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar contribuirá para a disseminação da evidência disponível sobre o tema e permitirá identificar lacunas na literatura. Conclusão: Espera-se que a presente scoping review contribua para a análise crítica das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar, dado o potencial impacto destas no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-15T16:12:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43855 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Enfermería Actual en Costa Rica, Edición Semestral Nº. 43 1409-4568 10.15517/enferm.actual.cr.v 0i43.46202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Costa Rica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Costa Rica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130937499320320 |