Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs |
Resumo: | Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar |
id |
RCAP_d59012faa9dc1da04722cc6d67a2bde9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:12290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping reviewenfermagem familiarenfermagemestudantes de enfermagemrevisãoContexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiarUICISA:E ESENFC2022-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTsporhttp://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTsurn:isbn:ISSNe: 2182.2883info:doi:10.12707/RV21107Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira daFigueiredo, Maria Henriqueta de Jesus SilvaCoutinho, Verónica Rita DiasCoelho, Adriana Raquel Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:12290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:17.730358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review |
title |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review |
spellingShingle |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da enfermagem familiar enfermagem estudantes de enfermagem revisão |
title_short |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review |
title_full |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review |
title_fullStr |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review |
title_full_unstemmed |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review |
title_sort |
Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review |
author |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da |
author_facet |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva Coutinho, Verónica Rita Dias Coelho, Adriana Raquel Neves |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva Coutinho, Verónica Rita Dias Coelho, Adriana Raquel Neves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva Coutinho, Verónica Rita Dias Coelho, Adriana Raquel Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem familiar enfermagem estudantes de enfermagem revisão |
topic |
enfermagem familiar enfermagem estudantes de enfermagem revisão |
description |
Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs urn:isbn:ISSNe: 2182.2883 info:doi:10.12707/RV21107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UICISA:E ESENFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UICISA:E ESENFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137235503677440 |