Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva, Coutinho, Verónica Rita Dias, Coelho, Adriana Raquel Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs
Resumo: Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar
id RCAP_d59012faa9dc1da04722cc6d67a2bde9
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:12290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping reviewenfermagem familiarenfermagemestudantes de enfermagemrevisãoContexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiarUICISA:E ESENFC2022-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTsporhttp://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTsurn:isbn:ISSNe: 2182.2883info:doi:10.12707/RV21107Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira daFigueiredo, Maria Henriqueta de Jesus SilvaCoutinho, Verónica Rita DiasCoelho, Adriana Raquel Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:12290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:17.730358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
title Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
spellingShingle Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
enfermagem familiar
enfermagem
estudantes de enfermagem
revisão
title_short Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
title_full Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
title_fullStr Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
title_full_unstemmed Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
title_sort Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
author Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
author_facet Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva
Coutinho, Verónica Rita Dias
Coelho, Adriana Raquel Neves
author_role author
author2 Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva
Coutinho, Verónica Rita Dias
Coelho, Adriana Raquel Neves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva
Coutinho, Verónica Rita Dias
Coelho, Adriana Raquel Neves
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem familiar
enfermagem
estudantes de enfermagem
revisão
topic enfermagem familiar
enfermagem
estudantes de enfermagem
revisão
description Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs
url http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=drK1RkTs
urn:isbn:ISSNe: 2182.2883
info:doi:10.12707/RV21107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UICISA:E ESENFC
publisher.none.fl_str_mv UICISA:E ESENFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137235503677440