Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Cláudia Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7955
Resumo: Orientado por Carla Alexandra Ferreira do Espírito Santo Guerreiro
id RCAP_f290ba851ee80d3265d7138f312de55f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoExperiência de ensino e aprendizagemCooperação e participaçãoOrientado por Carla Alexandra Ferreira do Espírito Santo GuerreiroO relatório que aqui apresentamos pretende espelhar todo o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), componente incluída no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que consideramos fundamental para a formação de um professor. A ação educativa foi desenvolvida em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, em duas instituições diferentes, sediadas na cidade de Bragança. Neste documento, fazemos uma breve descrição física das instituições e dos três grupos de crianças, onde e com quem desenvolvemos a ação pedagógica, assim como, a apresentação, descrição, análise e reflexão sobre as Experiências de Ensino e Aprendizagem, considerando, deste modo, dar uma visão alargada do trabalho desenvolvido. Nestas páginas, assumimos uma atitude crítico-reflexiva e realçamos, que todas as atividades e estratégias desenvolvidas, tiveram como alicerce comum a pedagogia da participação, que prima pelo diálogo, partilha, cooperação e entreajuda, valorizando a criança como um elemento integrante do processo educativo. Ao longo da nossa ação educativa, baseada na descoberta, na cooperação e na construção ativa do conhecimento pelos alunos, tivemos sempre presentes os interesses e necessidades dos mesmos. This report aims at mirroring all the work done in the Supervised Teaching Practice curricular unit, part of the Master course in 1st and 2nd cycles of Basic Education which is considered fundamental for a teacher’s education. The educational action was developed in the context of 1st and 2nd cycles of Basic Education, in two different institutions, headquartered in Bragança. In this document we make a brief physical description of the institutions where the three groups of children were, where and with whom the pedagogical action is developed, as well as the presentation, description, analysis and contemplation on the educational and learning experiences, this way considering, giving a broader perspective of the developed work. Throughout these pages we assume a critical and reflexive attitude and enhance that every developed activity and strategy had, as a common ground, the pedagogy of participation, in which dialogue, sharing, cooperation and helping each other stands out, valuing children as an integral part of the educational process. On the course of our educational action, based on discovering, cooperation and the active construction of knowledge by the students, we always had the best interests and needs of the students at our heart.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBSimões, Ana Cláudia Pereira2013-01-18T10:22:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7955porSimões, Ana Cláudia Pereira (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:39.436466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Simões, Ana Cláudia Pereira
1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Experiência de ensino e aprendizagem
Cooperação e participação
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
author Simões, Ana Cláudia Pereira
author_facet Simões, Ana Cláudia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Cláudia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Experiência de ensino e aprendizagem
Cooperação e participação
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Experiência de ensino e aprendizagem
Cooperação e participação
description Orientado por Carla Alexandra Ferreira do Espírito Santo Guerreiro
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-18T10:22:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7955
url http://hdl.handle.net/10198/7955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões, Ana Cláudia Pereira (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135220976320512