A introdução ao repertório de orquestra para tímpanos no ensino secundário: benefícios e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eduardo Jorge Neto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15068
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
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Numa secção inicial, a primeira parte do relatório irá documentar o funcionamento da escola, nomeadamente a sua estrutura administrativa e o seu enquadramento na comunidade. Analisam-se as responsabilidades pedagógicas da escola, o seu papel social (extremamente importante devido ao contexto socioeconómico da região), e as suas funções como entidade promotora de atividades culturais no concelho de Loures. De seguida, será dado foco à prática pedagógica. O mestrando documentará o funcionamento da classe de percussão do professor David Ribeiro. Durante o ano letivo 2021-2022, acompanhou 5 alunos (2 do 1º grau, 2 do 5º grau e 1 do 7º grau), realizando uma observação estruturada de um total de 81 aulas de 45 minutos (onde se procurou documentar as estratégias aplicadas, os seus objetivos e resultados), planificando e lecionando 9 aulas de 45 minutos, as quais são descritas e analisadas mais detalhadamente. No final, é apresentada uma reflexão sobre o papel de um docente de instrumento numa escola do EAE, procurando-se analisar as facilidades e dificuldades sentidas e propor estratégias para a continuação da melhoria da qualidade da prática pedagógica do mestrando.Resumo II - No âmbito da percussão, os tímpanos têm claramente um papel de destaque na orquestra, sendo o instrumento mais presente ao longo da sua história e integrando grande parte das obras orquestrais mais tocadas, o que resulta na existência de uma imensidão de repertório que apresenta os mais variados desafios técnicos e musicais ao executante, sendo vários excertos recorrentemente pedidos em provas de orquestra, tanto a nível profissional como académico, por exemplo para estágios de orquestras de jovens, muitos dos quais abrangem a faixa etária do ensino secundário. Tendo isto em consideração, e criando uma ligação com a área do Ensino Artístico Especializado, nesta investigação procura-se, numa fase inicial, compreender qual é o panorama do ensino de excertos de orquestra em Portugal e, de seguida, promover vários workshops de repertório de orquestra destinados a alunos do ensino secundário de percussão, documentando-se as estratégias aplicadas, os resultados observados e os benefícios da realização deste trabalho para a aprendizagem dos alunos. Para que a interpretação dos excertos seja fidedigna, o mestrando realizou uma revisão de literatura, englobando vários documentos científicos diretamente relacionados com a evolução histórica dos tímpanos e o seu papel na orquestra. A isto, junta-se literatura relevante para a preparação de provas de orquestra e para a pedagogia do instrumento, o que irá ditar o tipo de estratégias aplicadas nos workshops orientados.Abstract I - Conservatório d’Artes de Loures (CAL) is a school of the Portuguese Specialized Artistic Education System (EAE) with a sponsorship contract from the Ministry of Education. This is one of the biggest art schools in Lisbon’s Metropolitan Area, having 8012 students in the school year this thesis was published (2021 – 2022). Firstly, this part of the Internship Report will document how the school works regarding its administrative structure and it’s relationship with the community. Besides the pedagogical responsibilities, the social role of this school is also analysed. This is extremely important, due to the social-economical context of the region and the way that the school assures the promotion of cultural activities in the area of Loures. Subsequently, emphasis will be given to the pedagogical practice. The author will document how the percussion class of teacher David Ribeiro works. During the school year (2021 – 2022), 5 students have been accompanied (2 of the 5th grade; 2 of the 9th grade and 1 of the 11th grade). A structured observation was made on 81 lessons of 45 minutes, where the strategies, objectives and results were documented and 9 lessons were prepared and taught by the author. These lessons are described and analysed thoroughly. Finally, there’s a reflection about the role of an instrument teacher in a school of the EAE. The author will address which aspects he found comfortable as others on which difficulties were felt, suggesting strategies for the further improvement of his pedagogical practices.Abstract II - Regarding percussion, timpani clearly have a highlighted role in the orchestra, as they are the most frequently used instrument during all the orchestra’s history. Timpani are present in a lot of the most played orchestral works. This results in the existence of several technically and musically challenging orchestral excerpts, some being frequently asked for in orchestral auditions, both in a professional level and in academic situations, such as youth orchestras and summer festivals, some of which are aimed for high school students. With this in mind, and making a connection with music education, the goal of this investigation is, on a first stage, to understand the current situation regarding the inclusion of orchestral excerpts in percussion lessons on portuguese music schools and, later on, to organise orchestral repertoire workshops targeting high school percussion students, documenting the applied strategies, their results and the benefits of this approach for the students education. In order to assure that the interpretation of the experts is trustworthy, the author has reunited scientific documents regarding the historical evolution of timpani and their role in the orchestra. Furthermore, relevant literature about the preparation process for orchestral auditions and percussion education has been analysed, providing strategies for the workshops.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBuckley, Charles RichardPérez, Roberto AlejandroRCIPLMachado, Eduardo Jorge Neto2022-11-03T17:51:51Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15068TID:203085159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:48.263513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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