O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Joana Marisa Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57204
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_f2aad88e31382f4a01787c8078c2b5c2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de MúsicaSinging as a pedagogical tool in the teaching - learning of Oboe in specialized music educationCantoOboéAfinaçãoRespiraçãoTonalEnergy TunerSingingTuningBreathingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2016/2017, na Academia de Música de Castelo de Paiva nos Grupos de Recrutamento M14 – Oboé, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. O Projeto de Intervenção Pedagógica teve como objeto o recurso ao Canto na aprendizagem de Oboé, procurando aferir a aplicabilidade e as potencialidades desta ferramenta pedagógica na otimização da afinação, leitura, expressividade, fraseado, respiração e timbre. A mesma foi realizada em 4 alunos do ensino básico e do ensino articulado e complementar de música. Foi utilizada uma aplicação audiovisual - TonalEnergy Tuner -, como ferramenta para recolha de dados (afinação, tempo, medição de frequências), dando ênfase à gravação de uma escala maior, alvo de uma análise mais aprofundada para investigação. A aplicação foi também utilizada aquando da aplicação das técnicas vocais, como ferramenta de auxílio da medição de tempo (através do metrónomo) e afinação. Para além da utilização da aplicação, para fins investigativos foram também realizados Inquéritos em forma de questionários aos alunos em intervenção e a 34 professores de instrumentos de sopro. Dos dados recolhidos conclui-se que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo no contexto de estágio e o canto mostra-se uma potencial ferramenta para o estudo de um instrumento musical, nomeadamente do Oboé. Para resultados mais alargados, é necessário a realização de um estudo a longo prazo.This report was written within the scope of the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Education at University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention carried out during the academic year 2016/2017, at the Castelo de Paiva Music Academy in Recruitment Groups M14 – Oboe and M32 – Vocal and/or Instrumental Ensembles; Orchestra; Chamber Music; Choir; Group Class. The Pedagogical Intervention Project had the use of singing while learning the Oboe as its object, seeking to assess the applicability and potential of this pedagogical tool in the optimization of tuning, reading, expressiveness, phrasing, breathing and tone. This was carried out in 4 students of basic education of articulated and complementary teaching of music. An audiovisual application - TonalEnergy Tuner - was used as a tool for data collection (tuning, time, frequency measurement), emphasizing the recording of a major scale, target of a more in-depth analysis for research. TonalEnergy Tuner was also used in the application of vocal techniques, as a tool to aid in measuring tempo (through the metronome) and tuning. In addition to using the application and also for investigation purposes, surveys were conducted in the form of questionnaires to the students in the intervention and 34 teachers of wind instruments. From the collected data it is concluded that the pedagogical intervention had a positive impact in an internship context and singing is a potential tool for playing a musical instrument, namely the Oboe. For larger results, a long-term study is required.Martingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoMoreira, Joana Marisa Carvalho20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57204por202024601info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:27:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:07.279151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
Singing as a pedagogical tool in the teaching - learning of Oboe in specialized music education
title O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
spellingShingle O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
Moreira, Joana Marisa Carvalho
Canto
Oboé
Afinação
Respiração
TonalEnergy Tuner
Singing
Tuning
Breathing
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
title_full O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
title_fullStr O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
title_full_unstemmed O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
title_sort O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música
author Moreira, Joana Marisa Carvalho
author_facet Moreira, Joana Marisa Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Joana Marisa Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Oboé
Afinação
Respiração
TonalEnergy Tuner
Singing
Tuning
Breathing
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Canto
Oboé
Afinação
Respiração
TonalEnergy Tuner
Singing
Tuning
Breathing
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/57204
url https://hdl.handle.net/1822/57204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202024601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132421477629952