A fórmula dos Unicórnios: qual é o timing para se investir em Assessoria de Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Joana Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15560
Resumo: Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
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spelling A fórmula dos Unicórnios: qual é o timing para se investir em Assessoria de ComunicaçãoRelações públicasAssessoria de comunicaçãoAgências de comunicaçãoStartupsPublic relationsCommunication advisory servicesCommunication agenciesRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.São cada vez mais valorizadas estratégias de comunicação no setor empresarial e são também cada vez mais as agências de comunicação disruptivas que lhes criam o conceito certo para o sucesso. É também evidente o impacto dos negócios emergentes para a economia nacional. Unicórnios que partem de projetos de incubação para as bocas do mundo ou, por outro lado, de startups estabelecidas noutros países, mas que têm em atenção o cenário tecnológico português e se instalam em Portugal, tendência que abala o ecossistema. Contudo, à comunicação associa-se, invariavelmente, uma estratégia, um target e a fórmula certa de se construir uma reputação. Entra aqui o profissional de Relações Públicas, que antes de planificar, tem de definir o momento certo para fazê-lo. Neste sentido, este relatório compreende um período de um estágio curricular com a duração de três meses, numa agência de comunicação que trabalha essencialmente startups tecnológicas. Com recurso a uma metodologia de base etnográfica, neste trabalho questiona-se a importância dos serviços de relações públicas para negócios emergentes, que ainda estão a ganhar crédito no mercado, muito antes de estabelecerem como objetivo conquistarem reputação.ABSTRACT: Communication strategies are increasingly valued in the business sector, and more disruptive communication agencies are also creating the right concept for them to succeed. The impact of emerging businesses on the national economy is also evident. Unicorns that come from incubation projects to the mouths of the world or, on the other hand, startups established in other countries, but that take into account the Portuguese technological scenario and settle in Portugal, a trend that shakes the ecosystem. However, communication is invariably associated with a strategy, a target, and the right formula to build a reputation. This is where the Public Relations professional comes in, who, before planning, has to define the right moment to do so. In this sense, this report comprises a three-month internship period in a communication agency that works essentially with technological startups. Using an ethnographic based methodology, this work questions the importance of public relations services for emerging businesses, which are still gaining credit in the market, long before they set as an objective to gain reputation.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialReis, José RuiRCIPLPedro, Joana Rodrigues2023-02-13T16:33:55Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15560TID:203188640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:12.591627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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