A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzebon, Manoella Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272691
Resumo: Este estudo busca analisar a construção e manutenção da reputação de celebridades no contexto do futebol por meio de conceitos de assessoria de comunicação e media training. A pesquisa tem caráter exploratório. Quanto aos métodos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica foram abordados conceitos e ideias a respeito de celebridades e seus elementos constitutivos, diferenciando-os de figura pública. Também, o conceito de reputação foi delimitado em contrapartida à noção de imagem pública. Os conceitos de imagem pessoal, marca humana e personal branding foram trabalhados como parte no processo de associações positivas frente a audiência. Por fim, teorizou-se a respeito da gestão destes ativos em exercício da assessoria de comunicação, bem como o conceito de media training. O estudo de caso foi baseado no técnico de futebol Mano Menezes, sendo ele o objeto de estudo. A análise se concentrou em coletivas de imprensa realizadas pelo técnico no período de 2016 e 2023, em diferentes clubes de futebol brasileiros. Em relação aos resultados obtidos, concluiu-se que há relação entre a utilização de estratégias de media training e o processo de construção de reputação de celebridades do futebol, visto que o instrumento auxilia no tratamento com a imprensa e, consequentemente, na opinião pública. Por fim, observou-se que o acionamento de valores através de elementos verbais e simbólicos é uma boa prática na gestão dos ativos de imagem de uma celebridade, assim como ter estratégias geridas por um profissional de comunicação.
id UFRGS-2_ad75fab56fcc783fcab0483a1262920b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272691
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pozzebon, Manoella PereiraNunes, Ana Karin2024-03-01T04:58:13Z2023http://hdl.handle.net/10183/272691001195576Este estudo busca analisar a construção e manutenção da reputação de celebridades no contexto do futebol por meio de conceitos de assessoria de comunicação e media training. A pesquisa tem caráter exploratório. Quanto aos métodos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica foram abordados conceitos e ideias a respeito de celebridades e seus elementos constitutivos, diferenciando-os de figura pública. Também, o conceito de reputação foi delimitado em contrapartida à noção de imagem pública. Os conceitos de imagem pessoal, marca humana e personal branding foram trabalhados como parte no processo de associações positivas frente a audiência. Por fim, teorizou-se a respeito da gestão destes ativos em exercício da assessoria de comunicação, bem como o conceito de media training. O estudo de caso foi baseado no técnico de futebol Mano Menezes, sendo ele o objeto de estudo. A análise se concentrou em coletivas de imprensa realizadas pelo técnico no período de 2016 e 2023, em diferentes clubes de futebol brasileiros. Em relação aos resultados obtidos, concluiu-se que há relação entre a utilização de estratégias de media training e o processo de construção de reputação de celebridades do futebol, visto que o instrumento auxilia no tratamento com a imprensa e, consequentemente, na opinião pública. Por fim, observou-se que o acionamento de valores através de elementos verbais e simbólicos é uma boa prática na gestão dos ativos de imagem de uma celebridade, assim como ter estratégias geridas por um profissional de comunicação.This study seeks to analyze the construction and maintenance of the reputation of celebrities in the context of football, through concepts of communication consultancy and media training. The research has an exploratory character. As for the methods, bibliographical research and case study were used. In the bibliographical research, concepts and ideas about celebrities and their constitutive elements were approached, differentiating them from public figures. Also, the concept of reputation was delimited in contrast to the notion of public image. The concepts of personal image, human brand and personal branding were worked on as part of the process of positive associations with the audience. Finally, it was theorized about the management of these assets in the exercise of communication consultancy, as well as the concept of media training. The case study was based on the soccer coach Mano Menezes, object of this study. Analysis was focused on press conferences given by the coach between 2016 and 2023, in different Brazilian soccer clubs. Regarding the results obtained, it was concluded that there is a relationship between the use of media training strategies and the process of building the reputation of football celebrities, since this instrument helps in dealing with the press and, consequently, in public opinion. Finally, it was observed that the activation of values through verbal and symbolic elements is a good practice in the management of a celebrity's image assets, as well as having strategies managed by a communication professional.application/pdfporAssessoria de comunicaçãoCelebridadesCelebritiesCommunication advisorySoccerA assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195576.pdf.txt001195576.pdf.txtExtracted Texttext/plain203958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272691/2/001195576.pdf.txt6ea365c22c057c6f76c026beca83dfe8MD52ORIGINAL001195576.pdfTexto completoapplication/pdf2059480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272691/1/001195576.pdf55510081133575e1d4e119f87607a7d1MD5110183/2726912024-05-14 06:30:43.824194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
title A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
spellingShingle A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
Pozzebon, Manoella Pereira
Assessoria de comunicação
Celebridades
Celebrities
Communication advisory
Soccer
title_short A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
title_full A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
title_fullStr A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
title_full_unstemmed A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
title_sort A assessoria de comunicação como estratégia na gestão da reputação de celebridades : caso Mano Menezes
author Pozzebon, Manoella Pereira
author_facet Pozzebon, Manoella Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzebon, Manoella Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Assessoria de comunicação
Celebridades
topic Assessoria de comunicação
Celebridades
Celebrities
Communication advisory
Soccer
dc.subject.eng.fl_str_mv Celebrities
Communication advisory
Soccer
description Este estudo busca analisar a construção e manutenção da reputação de celebridades no contexto do futebol por meio de conceitos de assessoria de comunicação e media training. A pesquisa tem caráter exploratório. Quanto aos métodos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica foram abordados conceitos e ideias a respeito de celebridades e seus elementos constitutivos, diferenciando-os de figura pública. Também, o conceito de reputação foi delimitado em contrapartida à noção de imagem pública. Os conceitos de imagem pessoal, marca humana e personal branding foram trabalhados como parte no processo de associações positivas frente a audiência. Por fim, teorizou-se a respeito da gestão destes ativos em exercício da assessoria de comunicação, bem como o conceito de media training. O estudo de caso foi baseado no técnico de futebol Mano Menezes, sendo ele o objeto de estudo. A análise se concentrou em coletivas de imprensa realizadas pelo técnico no período de 2016 e 2023, em diferentes clubes de futebol brasileiros. Em relação aos resultados obtidos, concluiu-se que há relação entre a utilização de estratégias de media training e o processo de construção de reputação de celebridades do futebol, visto que o instrumento auxilia no tratamento com a imprensa e, consequentemente, na opinião pública. Por fim, observou-se que o acionamento de valores através de elementos verbais e simbólicos é uma boa prática na gestão dos ativos de imagem de uma celebridade, assim como ter estratégias geridas por um profissional de comunicação.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272691
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195576
url http://hdl.handle.net/10183/272691
identifier_str_mv 001195576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272691/2/001195576.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272691/1/001195576.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ea365c22c057c6f76c026beca83dfe8
55510081133575e1d4e119f87607a7d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676986322944