O direito intelectual e a indústria fashion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62317 |
Resumo: | Visando expor as peculiaridades da indústria fashion e explorar as formas de proteção possíveis aos direitos intelectuais, especificamente no que se refere ao design fashion e marcas, analisando se as necessidades deste segmento são atendidas ou não pelo direito intelectual no Brasil, o estudo visa estabelecer um panorama da situação nesse território. Todavia, considerando a globalização, a velocidade da informação e a facilidade do comércio internacional, essa indústria é, cada vez mais, considerada de maneira global e, portanto, torna-se imprescindível a análise da legislação estrangeira, em especial a americana, a francesa e a italiana, devido a influência exercida por esses países no mundo da moda. O presente estudo, no que tange a propriedade industrial, se limita aos direitos privativos industriais, de forma que não abordaremos os meios de proteção através da concorrência desleal. Haja vista a complexidade da indústria fashion e diante da pluralidade de produtos, nos limitaremos ao estudo da proteção do design fashion, aqui entendido como a criação de roupas, sapatos e acessórios, considerando apenas seus aspectos estéticos, por ser a estética o diferencial dessa indústria. Desta forma, a análise da proteção do design fashion se dará apenas pela ótica do direito autoral, desenhos indústrias e marcas, não sendo pertinente ao objeto do estudo a análise de patentes e demais recurso de direito intelectual. Tendo em conta que, sobretudo nessa indústria, por se tratar de bens posicionais, o produto vendido acaba sendo a própria marca e que o poder da marca para as empresas desse ramo é de extrema relevância, será reservado um capítulo para tratar do tema com a devida atenção que merece, onde se desenvolverá aspectos particularmente importantes para esse segmento. Justifica-se a importância do assunto em razão das peculiaridades do ramo, por exemplo, sendo a moda um fenômeno passageiro, que por vezes dura menos que uma estação, a proteção do design através da propriedade industrial acaba por ser morosa para esta indústria. |
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O presente estudo, no que tange a propriedade industrial, se limita aos direitos privativos industriais, de forma que não abordaremos os meios de proteção através da concorrência desleal. Haja vista a complexidade da indústria fashion e diante da pluralidade de produtos, nos limitaremos ao estudo da proteção do design fashion, aqui entendido como a criação de roupas, sapatos e acessórios, considerando apenas seus aspectos estéticos, por ser a estética o diferencial dessa indústria. Desta forma, a análise da proteção do design fashion se dará apenas pela ótica do direito autoral, desenhos indústrias e marcas, não sendo pertinente ao objeto do estudo a análise de patentes e demais recurso de direito intelectual. Tendo em conta que, sobretudo nessa indústria, por se tratar de bens posicionais, o produto vendido acaba sendo a própria marca e que o poder da marca para as empresas desse ramo é de extrema relevância, será reservado um capítulo para tratar do tema com a devida atenção que merece, onde se desenvolverá aspectos particularmente importantes para esse segmento. Justifica-se a importância do assunto em razão das peculiaridades do ramo, por exemplo, sendo a moda um fenômeno passageiro, que por vezes dura menos que uma estação, a proteção do design através da propriedade industrial acaba por ser morosa para esta indústria.Aiming to expose the peculiarities of the fashion industry and explore the possible forms of protection for intellectual rights, specifically with regard to fashion design and brands, and analyzing whether the needs of this segment are met or not by intellectual rights law in Brazil, this study establishes an overview of the situation in that territory. However, considering globalization, the speed of information and the ease of international trade, this industry is increasingly considered global and, therefore, it becomes essential to analyze foreign legislation, especially American, French and Italian, due to the influence exerted by these countries in the fashion world. The present study, with regard to industrial property, is limited to industrial private rights, for that reason we will not address the means of protection through unfair competition. Considering the complexity of the fashion industry and given the plurality of products, we will limit ourselves to the study of the protection of fashion design, here understood as the creation of clothes, shoes and accessories, considering only its aesthetic aspects, as aesthetics is the differential of this industry. In this way, the analysis of the protection of fashion design will take place only from the perspective of copyright, industrial designs and brands, being the analysis of patents and other intellectual property resources not being pertinent to the object of the study. Bearing in mind that, especially in this industry, as it is positional goods, the product sold ends up being the brand itself and that the power of the brand is extremely relevant, a chapter will be reserved to deal with the topic with the due attention it deserves, where aspects that are particularly important for this segment will be developed. The importance of the subject is justified due to the peculiarities of the industry, for example, with fashion being a seasonal phenomenon, which sometimes lasts less than a season, the protection of design through industrial property ends up taking a long time for this industry.Leitão, Luís Manuel Teles de Menezes, 1963-Repositório da Universidade de LisboaBueno, Yasmin Pelisson Dembiski2024-01-30T16:55:36Z2022-09-202022-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:22:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:24.998936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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