Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libânio, Sara Filipa Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2447
Resumo: Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f2cf304dc4a62c7c642b7ef839bfd0b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEBespaço exteriordesenvolvimento e aprendizagempré-escolar1º CEBoutdoor spacedevelopment and learningpreschoolprimary educationRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico“Sentir e crescer” com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1.º CEB O presente relatório de estágio, composto por duas partes, reflete o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte abrange a análise e reflexão das atividades e aprendizagens desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa. O estudo de caso qualitativo teve como principal objetivo compreender as potencialidades do espaço exterior no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O estudo envolveu 49 crianças (do Pré-escolar e do 1º CEB) e 4 educadoras e 4 professores. Os dados obtidos através da observação participante (registo fotográfico, plantas dos espaços exteriores e notas de campo), do inquérito por entrevista, por focus group com as crianças/alunos e análise documental possibilitaram concluir que o espaço exterior apesar das suas potencialidades é ainda um espaço pouco valorizado pelos profissionais.“Feel and grow” with the outdoor space: learning environments in Preschool and Primary education This present internship report consists of two parts and shows the path taken in the Masters Degree of Preschool and Primary Education at the Higher School of Education of the Instituto Politécnico de Santarém. The first part covers the analysis and reflection on the activities and apprenticeships developed in the internships of Supervised Teaching Practice’s. In the second part is presented the investigative component. The case study qualitative had as its main goal to understand the potentials of the outdoor space for the children development and learning. This study involved 49 children (from preschool and primary education), 4 nursery school teachers and 4 primary school teachers. The data collected through participant observation (photographic records, blueprints of the outdoor space and field notes), through interview survey, through focus group with the children/students and through document analysis made it possible to conclude that the outdoor space, despite its potentials, is still undervalued by the education professionals.Linhares, ElisabeteRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLibânio, Sara Filipa Pinheiro2019-02-19T15:58:21Z2019-01-232019-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2447TID:202167968por202167968info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:29.784228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
title Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
spellingShingle Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
Libânio, Sara Filipa Pinheiro
espaço exterior
desenvolvimento e aprendizagem
pré-escolar
1º CEB
outdoor space
development and learning
preschool
primary education
title_short Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
title_full Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
title_fullStr Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
title_full_unstemmed Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
title_sort Sentir e crescer com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-escolar e no 1º CEB
author Libânio, Sara Filipa Pinheiro
author_facet Libânio, Sara Filipa Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linhares, Elisabete
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Libânio, Sara Filipa Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv espaço exterior
desenvolvimento e aprendizagem
pré-escolar
1º CEB
outdoor space
development and learning
preschool
primary education
topic espaço exterior
desenvolvimento e aprendizagem
pré-escolar
1º CEB
outdoor space
development and learning
preschool
primary education
description Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-19T15:58:21Z
2019-01-23
2019-01-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2447
TID:202167968
url http://hdl.handle.net/10400.15/2447
identifier_str_mv TID:202167968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202167968
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137034453909504