Propriedades e critérios no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3241
Resumo: O texto que se apresenta constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre o tratamento do tema Propriedades e Critérios na educação pré-escolar. O artigo, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, praticamente todos nós). Os assuntos tratados, além de incidirem sobre ideias basilares como a oralidade infantil, a identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios, estendem-se à análise de tarefas didáticas típicas como agrupamentos, associações, correspondências, identificação do intruso, observa e fala, etc. O texto é fundamentado em diversos estudos científicos e inclui o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia.
id RCAP_f2d203873ff9065af4ede516e09efd17
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propriedades e critérios no pré-escolarPropriedades de ObjetosCritériosAgrupamentosAssociaçõesCorrespondênciasIdentificação do IntrusoMatemáticaPré-EscolarPrática da OralidadeCognição InfantilO texto que se apresenta constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre o tratamento do tema Propriedades e Critérios na educação pré-escolar. O artigo, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, praticamente todos nós). Os assuntos tratados, além de incidirem sobre ideias basilares como a oralidade infantil, a identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios, estendem-se à análise de tarefas didáticas típicas como agrupamentos, associações, correspondências, identificação do intruso, observa e fala, etc. O texto é fundamentado em diversos estudos científicos e inclui o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia.Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática ElementarRepositório da Universidade dos AçoresSantos, Carlos PereiraTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2014-12-30T16:01:05Z2014-12-212014-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3241porSantos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2014). "Propriedades e Critérios no Pré-Escolar", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 3, 3-16.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:52.588771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades e critérios no pré-escolar
title Propriedades e critérios no pré-escolar
spellingShingle Propriedades e critérios no pré-escolar
Santos, Carlos Pereira
Propriedades de Objetos
Critérios
Agrupamentos
Associações
Correspondências
Identificação do Intruso
Matemática
Pré-Escolar
Prática da Oralidade
Cognição Infantil
title_short Propriedades e critérios no pré-escolar
title_full Propriedades e critérios no pré-escolar
title_fullStr Propriedades e critérios no pré-escolar
title_full_unstemmed Propriedades e critérios no pré-escolar
title_sort Propriedades e critérios no pré-escolar
author Santos, Carlos Pereira
author_facet Santos, Carlos Pereira
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Pereira
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedades de Objetos
Critérios
Agrupamentos
Associações
Correspondências
Identificação do Intruso
Matemática
Pré-Escolar
Prática da Oralidade
Cognição Infantil
topic Propriedades de Objetos
Critérios
Agrupamentos
Associações
Correspondências
Identificação do Intruso
Matemática
Pré-Escolar
Prática da Oralidade
Cognição Infantil
description O texto que se apresenta constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre o tratamento do tema Propriedades e Critérios na educação pré-escolar. O artigo, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, praticamente todos nós). Os assuntos tratados, além de incidirem sobre ideias basilares como a oralidade infantil, a identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios, estendem-se à análise de tarefas didáticas típicas como agrupamentos, associações, correspondências, identificação do intruso, observa e fala, etc. O texto é fundamentado em diversos estudos científicos e inclui o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T16:01:05Z
2014-12-21
2014-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3241
url http://hdl.handle.net/10400.3/3241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2014). "Propriedades e Critérios no Pré-Escolar", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 3, 3-16.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
publisher.none.fl_str_mv Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130709807333376