Propriedades e critérios no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3241 |
Resumo: | O texto que se apresenta constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre o tratamento do tema Propriedades e Critérios na educação pré-escolar. O artigo, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, praticamente todos nós). Os assuntos tratados, além de incidirem sobre ideias basilares como a oralidade infantil, a identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios, estendem-se à análise de tarefas didáticas típicas como agrupamentos, associações, correspondências, identificação do intruso, observa e fala, etc. O texto é fundamentado em diversos estudos científicos e inclui o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia. |
id |
RCAP_f2d203873ff9065af4ede516e09efd17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Propriedades e critérios no pré-escolarPropriedades de ObjetosCritériosAgrupamentosAssociaçõesCorrespondênciasIdentificação do IntrusoMatemáticaPré-EscolarPrática da OralidadeCognição InfantilO texto que se apresenta constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre o tratamento do tema Propriedades e Critérios na educação pré-escolar. O artigo, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, praticamente todos nós). Os assuntos tratados, além de incidirem sobre ideias basilares como a oralidade infantil, a identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios, estendem-se à análise de tarefas didáticas típicas como agrupamentos, associações, correspondências, identificação do intruso, observa e fala, etc. O texto é fundamentado em diversos estudos científicos e inclui o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia.Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática ElementarRepositório da Universidade dos AçoresSantos, Carlos PereiraTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2014-12-30T16:01:05Z2014-12-212014-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3241porSantos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2014). "Propriedades e Critérios no Pré-Escolar", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 3, 3-16.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:52.588771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propriedades e critérios no pré-escolar |
title |
Propriedades e critérios no pré-escolar |
spellingShingle |
Propriedades e critérios no pré-escolar Santos, Carlos Pereira Propriedades de Objetos Critérios Agrupamentos Associações Correspondências Identificação do Intruso Matemática Pré-Escolar Prática da Oralidade Cognição Infantil |
title_short |
Propriedades e critérios no pré-escolar |
title_full |
Propriedades e critérios no pré-escolar |
title_fullStr |
Propriedades e critérios no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Propriedades e critérios no pré-escolar |
title_sort |
Propriedades e critérios no pré-escolar |
author |
Santos, Carlos Pereira |
author_facet |
Santos, Carlos Pereira Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Pereira Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propriedades de Objetos Critérios Agrupamentos Associações Correspondências Identificação do Intruso Matemática Pré-Escolar Prática da Oralidade Cognição Infantil |
topic |
Propriedades de Objetos Critérios Agrupamentos Associações Correspondências Identificação do Intruso Matemática Pré-Escolar Prática da Oralidade Cognição Infantil |
description |
O texto que se apresenta constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre o tratamento do tema Propriedades e Critérios na educação pré-escolar. O artigo, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, praticamente todos nós). Os assuntos tratados, além de incidirem sobre ideias basilares como a oralidade infantil, a identificação de propriedades e o estabelecimento de critérios, estendem-se à análise de tarefas didáticas típicas como agrupamentos, associações, correspondências, identificação do intruso, observa e fala, etc. O texto é fundamentado em diversos estudos científicos e inclui o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30T16:01:05Z 2014-12-21 2014-12-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3241 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2014). "Propriedades e Critérios no Pré-Escolar", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 3, 3-16. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130709807333376 |