Estratégias de avaliação de crianças portadoras de transtorno do Espetro Autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1978 |
Resumo: | Analisar os critérios de avaliação de crianças portadoras de Transtorno do Espetro Autista utilizados na rede de Unidades de Ensino Estruturado é o objetivo desta dissertação que assume a natureza de um estudo exploratório. No desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se uma metodologia qualitativa e descritiva, por meio de pesquisa e exploração documental. A amostra deste estudo é constituída por dezassete escolas ou agrupamentos de escolas (n=17), distribuídas pelas cinco regiões do território nacional, com Unidades de Ensino Estruturado para o Apoio à Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Como instrumento para recolha de dados, foi utilizada uma grelha de registo, a partir da qual foram recolhidos e organizados os critérios de avaliação, tendo em conta as seguintes dimensões: domínios a avaliar, instrumentos de avaliação consoante o perfil de funcionalidade, modalidades de avaliação e avaliação sumativa. A análise global dos dados revelou que a avaliação depende sempre do perfil de funcionalidade do aluno, em função do qual são definidos os critérios de avaliação. |
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Estratégias de avaliação de crianças portadoras de transtorno do Espetro AutistaEstudo exploratório em Unidades de Ensino EstruturadoEstratégias de AvaliaçãoUnidades de Ensino EstruturadoPerturbações do espetro do AutismoEvaluation StrategiesAutism Spectrum DisordersStructured Teaching UnitsEducationAnalisar os critérios de avaliação de crianças portadoras de Transtorno do Espetro Autista utilizados na rede de Unidades de Ensino Estruturado é o objetivo desta dissertação que assume a natureza de um estudo exploratório. No desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se uma metodologia qualitativa e descritiva, por meio de pesquisa e exploração documental. A amostra deste estudo é constituída por dezassete escolas ou agrupamentos de escolas (n=17), distribuídas pelas cinco regiões do território nacional, com Unidades de Ensino Estruturado para o Apoio à Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Como instrumento para recolha de dados, foi utilizada uma grelha de registo, a partir da qual foram recolhidos e organizados os critérios de avaliação, tendo em conta as seguintes dimensões: domínios a avaliar, instrumentos de avaliação consoante o perfil de funcionalidade, modalidades de avaliação e avaliação sumativa. A análise global dos dados revelou que a avaliação depende sempre do perfil de funcionalidade do aluno, em função do qual são definidos os critérios de avaliação.To analyse the evaluation criteria of children with Autism Spectrum Disorder used in the network of Structured Learning Units is the objective of this dissertation that assumes the nature of an exploratory study. In the development of this work, a qualitative and descriptive methodology was used based upon documental analysis. The sample of this study consists of seventeen schools or groups of schools (n = 17), distributed throughout the five regions of the national territory, with Structured Education Units to Support the Inclusion of Students with Autism Spectrum Disorders. As a tool for data collection, a registration grid was used, from which the evaluation criteria were collected and organized, taking into account the following dimensions: areas to be evaluated, evaluation tools according to the functionality profile, evaluation modalities and summative assessment. The overall analysis of the data revealed that the evaluation always depends on the student's functional profile, according to which the evaluation criteria are defined.2017-12-05T18:24:13Z2017-12-052017-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRibeiro, M.J.N.M.S. (2017). Estratégias de avaliação de crianças portadoras de transtorno do Espetro Autista: Estudo exploratório em Unidades de Ensino Estruturado. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1978http://hdl.handle.net/11328/1978Ribeiro, M.J.N.M.S. (2017). Estratégias de avaliação de crianças portadoras de transtorno do Espetro Autista: Estudo exploratório em Unidades de Ensino Estruturado. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1978http://hdl.handle.net/11328/1978TID:201740567porRibeiro, Maria João Neves Matos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:00Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:17.608202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Analisar os critérios de avaliação de crianças portadoras de Transtorno do Espetro Autista utilizados na rede de Unidades de Ensino Estruturado é o objetivo desta dissertação que assume a natureza de um estudo exploratório. No desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se uma metodologia qualitativa e descritiva, por meio de pesquisa e exploração documental. A amostra deste estudo é constituída por dezassete escolas ou agrupamentos de escolas (n=17), distribuídas pelas cinco regiões do território nacional, com Unidades de Ensino Estruturado para o Apoio à Inclusão de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Como instrumento para recolha de dados, foi utilizada uma grelha de registo, a partir da qual foram recolhidos e organizados os critérios de avaliação, tendo em conta as seguintes dimensões: domínios a avaliar, instrumentos de avaliação consoante o perfil de funcionalidade, modalidades de avaliação e avaliação sumativa. A análise global dos dados revelou que a avaliação depende sempre do perfil de funcionalidade do aluno, em função do qual são definidos os critérios de avaliação. |
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