Avaliação da eficácia das intervenções educacionais em museus: uma proposta teórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2720 |
Resumo: | Os contextos de educação não-formal têm vindo a ganhar cada vez mais relevo no panorama cultural e social actual e, consequentemente, a influenciar o desenvolvimento pessoal dos seus participantes. A participação em actividades de índole cultural, científica e artística cria oportunidades de desenvolvimento do pensamento simbólico, de imagens e de operações mentais (Piaget, 1971) e possibilita a invenção flexível do futuro individual e colectivo (Vygotsky, 1978). Os Serviços Educativos dos Museus, através de parcerias estabelecidas com as escolas e a comunidade, procuram divulgar o património científico, cultural e artístico português, bem como incentivar o gosto pela herança natural e cultural e fomentar o conhecimento, o respeito e a valorização da diversidade cultural. Este tipo de actividades promove o desenvolvimento dos seus utentes ao nível cognitivo, criativo e sócio-emocional. No entanto, não existem estudos sistematizados da avaliação da eficácia destes programas. A presente proposta visa definir as linhas gerais de uma prática de avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento cultural, científco e artístico e de outras iniciativas pontuais de intervenção educacional em contextos museológicos tendo em conta o seu impacto ao nível dos participantes, dos monitores, dos museus e da comunidade local. |
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