Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Vieira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73685
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_f2e3b787afb2b1dcc534db8ff960adc2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso AveledaThe creation of processes in the area of the Supply Chain and customer service and improvement of the logistical process: Aveleda caseAveleda S.A.Cadeia de abastecimentoLogísticaServiço ao clienteCustomer serviceLogisticsSupply chainCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisNum mundo cada vez mais competitivo, é importante que as empresas sejam capazes de se diferenciar dos seus competidores e, uma das áreas com maior potencial competitivo de uma empresa é a Cadeia de Abastecimento, nomeadamente a área da Logística. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Negócios Internacionais da Universidade do Minho, tem como objetivo analisar os processos logísticos de uma empresa e de que forma estes podem ser melhorados, bem como a possibilidade da implementação de novos processos. Este estudo é o resultado de um estágio curricular, com a duração de seis meses, numa das maiores empresas nacionais produtoras de vinho, a Aveleda S.A., o que permitiu entender de que forma os processos logísticos e a sua realização afetam o serviço prestado ao cliente. No decorrer do estágio foi realizado um diagnóstico à área da Logística, seguido de uma análise dos resultados obtidos e, por fim, proposta e implementação de melhorias aos processos já existentes, bem como a implementação de novos processos. O estágio curricular e o estudo desenvolvido no seu decorrer visaram diminuir os erros cometidos no dia-a-dia, aumentar o nível de serviço prestado ao cliente final e, consequentemente, a confiança dos clientes para com a empresa.In an increasingly competitive world, it is important that companies are able to differentiate themselves from their competitors and one of the areas with the greatest competitive potential of a company is the Supply Chain, namely the Logistics area. The present work, developed within the scope of the Masters in International Business at the University of Minho, aims to analyze the logistical processes of a company and how they can be improved, as well as the possibility of implementing new processes. This study is the result of a curricular internship, lasting six months, in one of the largest national wine producing companies, Aveleda S.A., which allowed to understand how the logistical processes and their execution affect the service provided to the customer. During the internship, a diagnosis was made to the area of Logistics, followed by an analysis of the results obtained and, finally, a proposal and implementation of improvements to existing processes, as well as the implementation of new processes. The curricular internship and the study carried out during the course aimed at reducing the mistakes made on a daily basis, increasing the level of service provided to the end customer and, consequently, the customers' trust with the company.Rego, Nazaré Glória GonçalvesUniversidade do MinhoSilva, Maria João Vieira da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73685por202691896info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:00.871655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
The creation of processes in the area of the Supply Chain and customer service and improvement of the logistical process: Aveleda case
title Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
spellingShingle Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
Silva, Maria João Vieira da
Aveleda S.A.
Cadeia de abastecimento
Logística
Serviço ao cliente
Customer service
Logistics
Supply chain
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
title_full Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
title_fullStr Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
title_full_unstemmed Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
title_sort Criação de processos na área da Cadeia de Abastecimento e do serviço ao cliente e melhoria do processo logístico: caso Aveleda
author Silva, Maria João Vieira da
author_facet Silva, Maria João Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Nazaré Glória Gonçalves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aveleda S.A.
Cadeia de abastecimento
Logística
Serviço ao cliente
Customer service
Logistics
Supply chain
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Aveleda S.A.
Cadeia de abastecimento
Logística
Serviço ao cliente
Customer service
Logistics
Supply chain
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73685
url http://hdl.handle.net/1822/73685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202691896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132760128880640