Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77915 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_f2e520fe3a0e46e02e3cf774ecddb996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertasKnowledge of the world: a path of discoveriesConhecimento do mundoDiversidade culturalMateriais pedagógicosCultural diversityKnowledge of the worldPedagogical materialsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. A prática pedagógica foi realizada em contexto de creche e de jardim de infância. Com base na observação dos contextos e em conversas com as educadoras foram desenhados projetos de intervenção pedagógica. Este relatório fundamenta, apresenta e analisa criticamente o desenvolvimento desses projetos em ambas as valências e ainda expõe uma reflexão de todo o percurso de estágio, sendo analisados e problematizados diferentes aspetos relativos à prática. Os projetos procuraram envolver as crianças em experiências e atividades em torno do conhecimento do mundo físico e social, visando ampliar as suas oportunidades de aprendizagem. Relativamente ao contexto da creche, as estratégias de intervenção pedagógica centraram-se na exploração de materiais de uso aberto. Em jardim de infância, as estratégias de intervenção pedagógica pretenderam promover o conhecimento dos espaços sociais e culturais da vida das crianças e ainda de outras formas de estar e de viver em termos sociais e culturais, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural presente no mundo. A prática pedagógica em creche coincidiu com o primeiro período de confinamento, resultante da pandemia de Covid-19, tendo remetido as propostas de intervenção para o contexto familiar e numa fase final para a educadora. Já em jardim de infância foi possível realizar o estágio em regime presencial com algumas interrupções devido aos isolamentos profiláticos. Apesar de toda esta situação, em ambos os contextos foram desenvolvidas estratégias de intervenção pedagógica que responderam aos interesses das crianças. O desenvolvimento de uma prática com o apoio de ciclos inerentes à metodologia de investigação-ação só foi possível em contexto de jardim de infância com oportunidades para observar, registar, documentar, planear e avaliar a ação pedagógica e as aprendizagens das crianças, de modo a atribuir-lhes sentido no âmbito das experiências e atividades realizadas.This report is part of the curricular unit entitled Internship inserted in the Master's Degree in Pre- School Education, at the University of Minho. The pedagogical practice was carried out in day-care and kindergarten. The projects were designed based on the observation of both environments and conversations with the teachers. This report substantiates, presents and critically analyses the development of these projects and also exposes a reflection of the entire internship journey, being analysed and problematized different aspects related to the practice. The projects sought to involve children in experiences and activities around the knowledge of the physical and social world, aiming to expand their learning opportunities. In day-care, the pedagogical intervention strategies focused on the exploration of open use materials. In kindergarten, the pedagogical intervention strategies aimed to promote knowledge of the social and cultural spaces of children's lives and also of other ways of being and living in social and cultural terms, contributing to the understanding of the cultural diversity present in the world. The pedagogical practice in day-care happened in the first period of confinement, which resulted from the Covid-19 pandemic, so the intervention proposals were sent to the family and in a final phase to the educator. In kindergarten, it was possible to carry out the internship in person with some interruptions due to prophylactic isolation. Despite this situation, the pedagogical intervention strategies were developed in both contexts that responded to the children's interests. The development of a practice with the support of successive cycles of research-action methodology was only possible in kindergarten with opportunities to observe, record, document, plan and evaluate the pedagogical action and learning of the children, in order to give them meaning in the context of the experiences and activities that were carried out.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoCosteira, Rita Fernandes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77915por202984591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:39.827463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas Knowledge of the world: a path of discoveries |
title |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas |
spellingShingle |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas Costeira, Rita Fernandes Conhecimento do mundo Diversidade cultural Materiais pedagógicos Cultural diversity Knowledge of the world Pedagogical materials Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas |
title_full |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas |
title_fullStr |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas |
title_full_unstemmed |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas |
title_sort |
Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas |
author |
Costeira, Rita Fernandes |
author_facet |
Costeira, Rita Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costeira, Rita Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento do mundo Diversidade cultural Materiais pedagógicos Cultural diversity Knowledge of the world Pedagogical materials Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conhecimento do mundo Diversidade cultural Materiais pedagógicos Cultural diversity Knowledge of the world Pedagogical materials Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/77915 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/77915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202984591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132712840200192 |