Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costeira, Rita Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77915
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f2e520fe3a0e46e02e3cf774ecddb996
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento do mundo: um caminho de descobertasKnowledge of the world: a path of discoveriesConhecimento do mundoDiversidade culturalMateriais pedagógicosCultural diversityKnowledge of the worldPedagogical materialsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. A prática pedagógica foi realizada em contexto de creche e de jardim de infância. Com base na observação dos contextos e em conversas com as educadoras foram desenhados projetos de intervenção pedagógica. Este relatório fundamenta, apresenta e analisa criticamente o desenvolvimento desses projetos em ambas as valências e ainda expõe uma reflexão de todo o percurso de estágio, sendo analisados e problematizados diferentes aspetos relativos à prática. Os projetos procuraram envolver as crianças em experiências e atividades em torno do conhecimento do mundo físico e social, visando ampliar as suas oportunidades de aprendizagem. Relativamente ao contexto da creche, as estratégias de intervenção pedagógica centraram-se na exploração de materiais de uso aberto. Em jardim de infância, as estratégias de intervenção pedagógica pretenderam promover o conhecimento dos espaços sociais e culturais da vida das crianças e ainda de outras formas de estar e de viver em termos sociais e culturais, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural presente no mundo. A prática pedagógica em creche coincidiu com o primeiro período de confinamento, resultante da pandemia de Covid-19, tendo remetido as propostas de intervenção para o contexto familiar e numa fase final para a educadora. Já em jardim de infância foi possível realizar o estágio em regime presencial com algumas interrupções devido aos isolamentos profiláticos. Apesar de toda esta situação, em ambos os contextos foram desenvolvidas estratégias de intervenção pedagógica que responderam aos interesses das crianças. O desenvolvimento de uma prática com o apoio de ciclos inerentes à metodologia de investigação-ação só foi possível em contexto de jardim de infância com oportunidades para observar, registar, documentar, planear e avaliar a ação pedagógica e as aprendizagens das crianças, de modo a atribuir-lhes sentido no âmbito das experiências e atividades realizadas.This report is part of the curricular unit entitled Internship inserted in the Master's Degree in Pre- School Education, at the University of Minho. The pedagogical practice was carried out in day-care and kindergarten. The projects were designed based on the observation of both environments and conversations with the teachers. This report substantiates, presents and critically analyses the development of these projects and also exposes a reflection of the entire internship journey, being analysed and problematized different aspects related to the practice. The projects sought to involve children in experiences and activities around the knowledge of the physical and social world, aiming to expand their learning opportunities. In day-care, the pedagogical intervention strategies focused on the exploration of open use materials. In kindergarten, the pedagogical intervention strategies aimed to promote knowledge of the social and cultural spaces of children's lives and also of other ways of being and living in social and cultural terms, contributing to the understanding of the cultural diversity present in the world. The pedagogical practice in day-care happened in the first period of confinement, which resulted from the Covid-19 pandemic, so the intervention proposals were sent to the family and in a final phase to the educator. In kindergarten, it was possible to carry out the internship in person with some interruptions due to prophylactic isolation. Despite this situation, the pedagogical intervention strategies were developed in both contexts that responded to the children's interests. The development of a practice with the support of successive cycles of research-action methodology was only possible in kindergarten with opportunities to observe, record, document, plan and evaluate the pedagogical action and learning of the children, in order to give them meaning in the context of the experiences and activities that were carried out.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoCosteira, Rita Fernandes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77915por202984591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:39.827463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
Knowledge of the world: a path of discoveries
title Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
spellingShingle Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
Costeira, Rita Fernandes
Conhecimento do mundo
Diversidade cultural
Materiais pedagógicos
Cultural diversity
Knowledge of the world
Pedagogical materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
title_full Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
title_fullStr Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
title_full_unstemmed Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
title_sort Conhecimento do mundo: um caminho de descobertas
author Costeira, Rita Fernandes
author_facet Costeira, Rita Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costeira, Rita Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento do mundo
Diversidade cultural
Materiais pedagógicos
Cultural diversity
Knowledge of the world
Pedagogical materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento do mundo
Diversidade cultural
Materiais pedagógicos
Cultural diversity
Knowledge of the world
Pedagogical materials
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77915
url https://hdl.handle.net/1822/77915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202984591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132712840200192