As TIC e o desenvolvimento de competências para aprender a aprender : um estudo de caso de avaliação do impacte das TIC na adopção de métodos de trabalho efectivos no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4766 |
Resumo: | O presente estudo insere-se no âmbito de um conjunto de estudos relacionados com a avaliação do impacte da integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento de competências gerais e transversais no 1º Ciclo do Ensino Básico. O principal objectivo da investigação aqui apresentada é avaliar o impacte da integração das TIC no desenvolvimento de competências relacionadas com a competência para aprender a aprender, mais especificamente no que concerne à aquisição de métodos de trabalho efectivos e às dimensões que constituem esta competência transversal metodológica: analisar a tarefa a realizar, iniciar o processo, realizar a tarefa e analisar o procedimento. No enquadramento teórico procurou-se construir um quadro de referência que permitisse clarificar o campo de estudo da investigação realizada e aprofundar e compreender os conceitos envolvidos. Também foram abordados os conceitos de competência, de estratégias de aprendizagem, de métodos de estudo e de metacognição, assim como noções relacionadas com a avaliação de competências e com a integração das TIC em contextos educativos. Para a realização deste estudo, e para garantir uma integração efectiva das TIC em contexto escolar, desenvolveu-se um projecto em colaboração com recurso às TIC que visou promover interacções entre os participantes, alunos de quatro escolas de diferentes regiões do país, com suporte na plataforma de comunicação Blackboard e no MSN Messenger. Neste estudo, a unidade de análise foi uma das turmas participantes no projecto, por esse motivo optou-se por uma metodologia de investigação de carácter qualitativo que se julgou mais adequada, a de estudo de caso único. Tendo em conta o reduzido número de estudos reportados na literatura com finalidades semelhantes à do estudo efectuado, este estudo constituiu-se como um estudo exploratório. Relativamente à recolha de dados, optou-se pela observação directa intensiva realizada pela professora que se assumiu como investigadora. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram escalas de classificação da competência em estudo e de competências tecnológicas, questionário por inquérito, registos estruturados utilizados pelos alunos, produções dos alunos e notas de campo. Da análise dos resultados foi possível concluir que as TIC poderão favorecer o desenvolvimento de competências relacionadas com a competência para aprender a aprender em relação à adopção de métodos de trabalho efectivos. O desenvolvimento do projecto em colaboração com recurso às TIC terá também contribuído para o desenvolvimento das competências tecnológicas dos alunos. |
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As TIC e o desenvolvimento de competências para aprender a aprender : um estudo de caso de avaliação do impacte das TIC na adopção de métodos de trabalho efectivos no 1º ciclo do ensino básicoMultimédiaTecnologia educativaEstratégias de aprendizagemCompetências de estudoDesenvolvimento de competênciasO presente estudo insere-se no âmbito de um conjunto de estudos relacionados com a avaliação do impacte da integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento de competências gerais e transversais no 1º Ciclo do Ensino Básico. O principal objectivo da investigação aqui apresentada é avaliar o impacte da integração das TIC no desenvolvimento de competências relacionadas com a competência para aprender a aprender, mais especificamente no que concerne à aquisição de métodos de trabalho efectivos e às dimensões que constituem esta competência transversal metodológica: analisar a tarefa a realizar, iniciar o processo, realizar a tarefa e analisar o procedimento. No enquadramento teórico procurou-se construir um quadro de referência que permitisse clarificar o campo de estudo da investigação realizada e aprofundar e compreender os conceitos envolvidos. Também foram abordados os conceitos de competência, de estratégias de aprendizagem, de métodos de estudo e de metacognição, assim como noções relacionadas com a avaliação de competências e com a integração das TIC em contextos educativos. Para a realização deste estudo, e para garantir uma integração efectiva das TIC em contexto escolar, desenvolveu-se um projecto em colaboração com recurso às TIC que visou promover interacções entre os participantes, alunos de quatro escolas de diferentes regiões do país, com suporte na plataforma de comunicação Blackboard e no MSN Messenger. Neste estudo, a unidade de análise foi uma das turmas participantes no projecto, por esse motivo optou-se por uma metodologia de investigação de carácter qualitativo que se julgou mais adequada, a de estudo de caso único. Tendo em conta o reduzido número de estudos reportados na literatura com finalidades semelhantes à do estudo efectuado, este estudo constituiu-se como um estudo exploratório. Relativamente à recolha de dados, optou-se pela observação directa intensiva realizada pela professora que se assumiu como investigadora. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram escalas de classificação da competência em estudo e de competências tecnológicas, questionário por inquérito, registos estruturados utilizados pelos alunos, produções dos alunos e notas de campo. Da análise dos resultados foi possível concluir que as TIC poderão favorecer o desenvolvimento de competências relacionadas com a competência para aprender a aprender em relação à adopção de métodos de trabalho efectivos. O desenvolvimento do projecto em colaboração com recurso às TIC terá também contribuído para o desenvolvimento das competências tecnológicas dos alunos.The present study is part of a group of studies related with the evaluation of impact of the integration of information and communication technologies (ICT) in the development of general and cross-curricular competencies in primary schools. The main objective of the investigation presented is to evaluate impact of the integration of ICT in the development of abilities related with the competence to learn how to learn, more specifically in what it concerns to the acquisition of effective work methods and to the dimensions which constitute this methodological cross-curricular competency: to analyze the task to be performed, to begin the process, to perform the task and to analyze his/her procedure. In the theoretical framing it was intended to build a reference frame that allowed the clarification of the study field of this investigation and the understanding of the involved concepts. There were also boarded, in a brief form, the concepts of competency, learning strategies, study methods and metacognition, as well as notions related with competencies evaluation and with ICT integration in educational contexts. For the accomplishment of this study, and to guarantee an effective integration of the ICT in school context, was developed a project using ICT as a resource which aimed to promote interactions between participants, pupils from four schools of different regions of the country, supported by Blackboard communication platform and MSN Messenger. In this study, the unit of analysis was one of the participant groups in the project, for this reason was carried out a qualitative single case study. Considering the reduced number of studies reported in literature with similar purposes, this study can be considered as an exploratory study. The data was collected through several instruments such as effective working methods classification scales, technological skills classification scales, inquiry by questionnaire, individual and group evaluation registers. From data analysis was made possible to conclude that the integration of ICT can benefit the development of abilities related with the competence to learn how to learn and the acquisition of effective working methods. The development of the project and the use of ICT have also contributed for the development of pupils’ technological competences.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:20:59Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4766porSantos, Anabela Cristina dos Santos Patrício Tristãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:47Zoai:ria.ua.pt:10773/4766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:38.623094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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