TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isidoro, Inês Sofia Nunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8475
Resumo: O estudo que aqui se apresenta tem como propósito identificar e caracterizar as perceções de um grupo de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo foi realizado segundo o método quantitativo, recorrendo a inquéritos por questionário a professores e estudantes da zona Oeste de Portugal. Esta investigação permite-nos concluir que a integração das TIC dentro da comunidade educativa foi bastante positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ainda existe alguma relutância por parte dos docentes em utilizar estas ferramentas pedagógicas dentro da sala de aula.
id RCAP_80debbfbb90414f93ade496cdeff0063
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantesEnsino multimédiaTecnologias da informaçãoCompetências fundamentaisAlunos do básicoProfessores do básicoO estudo que aqui se apresenta tem como propósito identificar e caracterizar as perceções de um grupo de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo foi realizado segundo o método quantitativo, recorrendo a inquéritos por questionário a professores e estudantes da zona Oeste de Portugal. Esta investigação permite-nos concluir que a integração das TIC dentro da comunidade educativa foi bastante positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ainda existe alguma relutância por parte dos docentes em utilizar estas ferramentas pedagógicas dentro da sala de aula.The study presented here aims to identify and characterize the perceptions of a group of teachers and students of the 2nd and 3rd cycles of basic education on the use of Information and Communication Technology (ICT) in the teaching and learning process. The study was performed according to the quantitative method, using surveys applied to teachers and students from the west of Portugal. This research allows us to conclude that the integration of ICT within the educational community was very positive, both for students and for teachers, but there is still some reluctance on the part of teachers to use these teaching tools into the classroom.Universidade de Aveiro2012-05-08T08:23:50Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8475porIsidoro, Inês Sofia Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:14Zoai:ria.ua.pt:10773/8475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:35.254708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
title TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
spellingShingle TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
Isidoro, Inês Sofia Nunes
Ensino multimédia
Tecnologias da informação
Competências fundamentais
Alunos do básico
Professores do básico
title_short TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
title_full TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
title_fullStr TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
title_full_unstemmed TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
title_sort TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
author Isidoro, Inês Sofia Nunes
author_facet Isidoro, Inês Sofia Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isidoro, Inês Sofia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
Tecnologias da informação
Competências fundamentais
Alunos do básico
Professores do básico
topic Ensino multimédia
Tecnologias da informação
Competências fundamentais
Alunos do básico
Professores do básico
description O estudo que aqui se apresenta tem como propósito identificar e caracterizar as perceções de um grupo de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo foi realizado segundo o método quantitativo, recorrendo a inquéritos por questionário a professores e estudantes da zona Oeste de Portugal. Esta investigação permite-nos concluir que a integração das TIC dentro da comunidade educativa foi bastante positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ainda existe alguma relutância por parte dos docentes em utilizar estas ferramentas pedagógicas dentro da sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-05-08T08:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8475
url http://hdl.handle.net/10773/8475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137507799990272