TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8475 |
Resumo: | O estudo que aqui se apresenta tem como propósito identificar e caracterizar as perceções de um grupo de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo foi realizado segundo o método quantitativo, recorrendo a inquéritos por questionário a professores e estudantes da zona Oeste de Portugal. Esta investigação permite-nos concluir que a integração das TIC dentro da comunidade educativa foi bastante positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ainda existe alguma relutância por parte dos docentes em utilizar estas ferramentas pedagógicas dentro da sala de aula. |
id |
RCAP_80debbfbb90414f93ade496cdeff0063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/8475 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantesEnsino multimédiaTecnologias da informaçãoCompetências fundamentaisAlunos do básicoProfessores do básicoO estudo que aqui se apresenta tem como propósito identificar e caracterizar as perceções de um grupo de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo foi realizado segundo o método quantitativo, recorrendo a inquéritos por questionário a professores e estudantes da zona Oeste de Portugal. Esta investigação permite-nos concluir que a integração das TIC dentro da comunidade educativa foi bastante positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ainda existe alguma relutância por parte dos docentes em utilizar estas ferramentas pedagógicas dentro da sala de aula.The study presented here aims to identify and characterize the perceptions of a group of teachers and students of the 2nd and 3rd cycles of basic education on the use of Information and Communication Technology (ICT) in the teaching and learning process. The study was performed according to the quantitative method, using surveys applied to teachers and students from the west of Portugal. This research allows us to conclude that the integration of ICT within the educational community was very positive, both for students and for teachers, but there is still some reluctance on the part of teachers to use these teaching tools into the classroom.Universidade de Aveiro2012-05-08T08:23:50Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8475porIsidoro, Inês Sofia Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:14Zoai:ria.ua.pt:10773/8475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:35.254708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes |
title |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes |
spellingShingle |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes Isidoro, Inês Sofia Nunes Ensino multimédia Tecnologias da informação Competências fundamentais Alunos do básico Professores do básico |
title_short |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes |
title_full |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes |
title_fullStr |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes |
title_full_unstemmed |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes |
title_sort |
TIC nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: perceções de professores e estudantes |
author |
Isidoro, Inês Sofia Nunes |
author_facet |
Isidoro, Inês Sofia Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isidoro, Inês Sofia Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino multimédia Tecnologias da informação Competências fundamentais Alunos do básico Professores do básico |
topic |
Ensino multimédia Tecnologias da informação Competências fundamentais Alunos do básico Professores do básico |
description |
O estudo que aqui se apresenta tem como propósito identificar e caracterizar as perceções de um grupo de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo foi realizado segundo o método quantitativo, recorrendo a inquéritos por questionário a professores e estudantes da zona Oeste de Portugal. Esta investigação permite-nos concluir que a integração das TIC dentro da comunidade educativa foi bastante positiva, tanto para os alunos como para os professores, mas ainda existe alguma relutância por parte dos docentes em utilizar estas ferramentas pedagógicas dentro da sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-05-08T08:23:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/8475 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/8475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137507799990272 |