Estudo de dinâmica de fluidos computacional sobre o casco de um veículo subaquático autónomo planador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3443 |
Resumo: | Veículos subaquáticos planadores autónomos são veículos, que se deslocam verticalmente controlando a sua flutuabilidade, e horizontalmente devido à presença de asas. Ao atingirem a superfície, estes veículos diminuem a sua flutuabilidade entrando em mergulho ao mesmo tempo que a sua hidrodinâmica produz movimento horizontal. Alcançado o ponto de profundidade máxima, estes veículos tornam-se menos densos que a água que os envolve, fazendo com que estes se desloquem verticalmente até à superfície e mais uma vez, horizontalmente devido à sua forma exterior e essencialmente á presença das asas. O escoamento da água em torno do casco de um veículo subaquático autónomo planador origina uma interação entre ambos, que se traduz em forças e momentos. Estas têm origem no campo de pressões em torno do casco e nas tensões de atrito viscoso em toda a sua superfície. Para o estudo desta interação do fluido com o casco do veículo, a análise CFD constitui uma ferramenta apropriada. O motivo desta dissertação surge no âmbito de um trabalho de mestrado anterior [João Paulo Salgueiro Morgado, Persistent Gliding Waterframe, the waterframe conceptual project, Universidade da Beira Interior, Covilhã, June 2011], cujo objetivo principal foi projetar conceptualmente uma plataforma capaz de albergar todos os sistemas e sensores necessários à operação de um veículo subaquático autónomo planador. Esse trabalho decorreu de uma colaboração entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade de Saint Thomas (UST). Esta dissertação apresenta um estudo CFD, cujo objetivo é compreender a interação de um fluido com o casco de um veículo subaquático autónomo planador, para desenvolver um novo corpo fuselado, com um arrasto hidrodinâmico reduzido. Para efetuar a análise CFD nos corpos sujeitos a análise, é indispensável a geração de um domínio computacional, que se resume a células ou elementos em que o escoamento é resolvido, bem como a escolha de um modelo de turbulência adequado ao caso. Estudos semelhantes foram já realizados por outros autores com o intuito de otimizar fuselagens adequadas a este género de veículos. No entanto, os estudos encontrados na bibliografia abordam geralmente o caso de veículos subaquáticos com propulsão a hélice e números de Reynolds de operação significativamente superiores. Pelo que o tema abordado na presente dissertação assume bastante pertinência. Corpos fuselados esbeltos e axi-simétricos, isto é, corpos delgados com contornos suaves quanto á sua geometria, são os mais adequados para aplicar em veículos subaquáticos autónomos planadores, quando se trata de escoamentos com baixos números de Reynolds. A dimensão transversal destes é muito inferior à sua dimensão longitudinal, evitando a separação da camada limite laminar na região traseira da fuselagem em condições normais de funcionamento. |
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Estudo de dinâmica de fluidos computacional sobre o casco de um veículo subaquático autónomo planadorVeículo submarino autónomoPlanador subaquáticoDinâmica de fluidos computacional (CFD)Corpos fuseladosVeículos subaquáticos planadores autónomos são veículos, que se deslocam verticalmente controlando a sua flutuabilidade, e horizontalmente devido à presença de asas. Ao atingirem a superfície, estes veículos diminuem a sua flutuabilidade entrando em mergulho ao mesmo tempo que a sua hidrodinâmica produz movimento horizontal. Alcançado o ponto de profundidade máxima, estes veículos tornam-se menos densos que a água que os envolve, fazendo com que estes se desloquem verticalmente até à superfície e mais uma vez, horizontalmente devido à sua forma exterior e essencialmente á presença das asas. O escoamento da água em torno do casco de um veículo subaquático autónomo planador origina uma interação entre ambos, que se traduz em forças e momentos. Estas têm origem no campo de pressões em torno do casco e nas tensões de atrito viscoso em toda a sua superfície. Para o estudo desta interação do fluido com o casco do veículo, a análise CFD constitui uma ferramenta apropriada. O motivo desta dissertação surge no âmbito de um trabalho de mestrado anterior [João Paulo Salgueiro Morgado, Persistent Gliding Waterframe, the waterframe conceptual project, Universidade da Beira Interior, Covilhã, June 2011], cujo objetivo principal foi projetar conceptualmente uma plataforma capaz de albergar todos os sistemas e sensores necessários à operação de um veículo subaquático autónomo planador. Esse trabalho decorreu de uma colaboração entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade de Saint Thomas (UST). Esta dissertação apresenta um estudo CFD, cujo objetivo é compreender a interação de um fluido com o casco de um veículo subaquático autónomo planador, para desenvolver um novo corpo fuselado, com um arrasto hidrodinâmico reduzido. Para efetuar a análise CFD nos corpos sujeitos a análise, é indispensável a geração de um domínio computacional, que se resume a células ou elementos em que o escoamento é resolvido, bem como a escolha de um modelo de turbulência adequado ao caso. Estudos semelhantes foram já realizados por outros autores com o intuito de otimizar fuselagens adequadas a este género de veículos. No entanto, os estudos encontrados na bibliografia abordam geralmente o caso de veículos subaquáticos com propulsão a hélice e números de Reynolds de operação significativamente superiores. Pelo que o tema abordado na presente dissertação assume bastante pertinência. Corpos fuselados esbeltos e axi-simétricos, isto é, corpos delgados com contornos suaves quanto á sua geometria, são os mais adequados para aplicar em veículos subaquáticos autónomos planadores, quando se trata de escoamentos com baixos números de Reynolds. A dimensão transversal destes é muito inferior à sua dimensão longitudinal, evitando a separação da camada limite laminar na região traseira da fuselagem em condições normais de funcionamento.Glider autonomous underwater vehicles are vehicles that move vertically controlling its buoyancy, and horizontally due to the presence of wings. When they reach the surface, these vehicles decrease its buoyancy entering a dive while its external shape produces horizontal motion. Reaching the point of maximum depth, these vehicles become less dense than the surrounding water, causing them to move vertically to the surface and again horizontally due to its outer shape and essentially the presence of the wings. The flow of water around the hull of an autonomous underwater vehicle creates an interaction between them, which translates into forces and moments. These originate from the pressure field around the hull and the viscous friction tensions on the surface of the hull. For the study of the interaction of the fluid with the hull of the vehicle, CFD analysis is an adequate tool. The reason of this thesis arises within a previous work master’s degree [1], whose main objective was to conceptually design a platform able to accommodate all sensors and systems necessary for the operation of an autonomous underwater vehicle. This work resulted from a collaboration between the University of Beira Interior (UBI) and the University of ST. Thomas (UST). This paper presents a CFD study of the interaction of a fluid with the hull of an autonomous underwater gliding vehicle, in order to develop a new body with a reduced hydrodynamic drag. To perform CFD analysis on the bodies subject to analysis, it is essential to generate a computational domain, containing the elements or cells in which the flow is solved, and to choose of an appropriate turbulence model. Similar studies have been discussed by others in order to optimize bodies suitable for this type of vehicle, involving the development of optimization algorithms, reduction the requirement for propulsive power by drawing new geometries with reduced drag. However, the studies found in the literature deal with propeller propulsion cases operating at higher Reynolds numbers. Thus, making the present case a relevant problem. Slender bodies and axy-symmetric, with smooth contours geometry, are the most appropriate for autonomous underwater vehicles, when it comes to low Reynolds numbers. The transverse dimension of these bodies is much lower than its longitudinal dimension, preventing separation of the laminar boundary layer in the afterbody in normal operation.Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesuBibliorumPereira, Rúben Correia Martins2015-06-02T15:20:48Z2015-07-272015-012015-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3443TID:201637529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:51.572225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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