A cultura como um fator de atração de investimento direto estrangeiro : uma aplicação do Projeto GLOBE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseiro, Anabela Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1130
Resumo: Dissertação de Mestrado em Negócios Internacionais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
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spelling A cultura como um fator de atração de investimento direto estrangeiro : uma aplicação do Projeto GLOBEIDECultura nacionalDimensões culturaisProjeto GlobePráticas culturaisPaís receptorDissertação de Mestrado em Negócios Internacionais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.Esta dissertação apresenta uma nova perspetiva sobre a influência da cultura na entrada de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), encarando-a como um potencial fator de atração. Tendo por base a moldura teórica do Projeto GLOBE- Global Leadership and Organizational Behavior Effectiveness (House et al., 2004), testamos as nove dimensões culturais em termos de práticas, no sentido de avaliar o impacto que a cultura exerce na atração de IDE. Desta forma, analisamos o fenómeno para além das dimensões culturais de Hofstede (1980), modelo pioneiro no estudo do impatco de dimensões culturais nos negócios internacionais, usado na esmagadora maioria dos estudos relevantes ao tema, centrados nos valores culturais. Por forma a captar a importância das práticas culturais evidenciadas pelo GLOBE, agregamos as nove dimensões culturais em três variáveis com características comuns, as quais nomeámos: concretização, orientação para o próximo e desigualdade social. Este agrupamento foi confirmado pela análise fatorial de componentes principais. Criámos assim, um modelo conceptual, que, controlando fatores económicos através do logaritmo do PIB (Produto Interno Bruto), estabelece relações entre cada uma das novas variáveis e a atração de IDE. Os resultados obtidos numa amostra de 56 países para um período de 2008 a 2011 revelam que as empresas multinacionais (EMN’s) irão optar por investir em países com índices de práticas mais elevados de concretização e mais baixos de orientação para o próximo e de desigualdade social. Apresentamos, desta forma, conclusões inovadoras resultantes do agrupamento de variáveis, e pioneiras quanto a algumas dimensões culturais nunca anteriormente estudadas.Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesIC-OnlineCaseiro, Anabela Fernandes2014-11-26T12:32:07Z2012-12-052014-11-252012-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:26Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:52.406346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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