A promoção da aprendizagem da língua inglesa para alunos com dislexia através de metodologias fonológicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36547 |
Resumo: | A aprendizagem da língua inglesa por alunos com Dislexia através de metodologias fonológicas é o mote do presente estudo que pretende encontrar formas de ensinar uma língua estrangeira recorrendo a métodos que impliquem dotar a consciência de que os sons da língua - os fonemas - têm um correspondente gráfico - os grafemas. Trata-se, basicamente, de converter o som em escrita. Fizemo-lo dando não só um contributo do ponto de vista das perspetivas neuropsicológica e cognitiva para o estudo e compreensão da perturbação da Dislexia como, também, através do desenvolvimento da técnica de recolha de informação com abordagem de natureza quantitativa, através da criação de dois inquéritos na modalidade de questionário. Esta investigação visou explorar a perceção dos professores de Inglês dos 2º e 3º ciclos relativamente aos seus alunos com dislexia e dos Encarregados de Educação em relação aos seus educandos com a mesma dificuldade de aprendizagem e compará-la com o conhecimento existente. Com os resultados obtidos pretende-se, também, desencadear uma reflexão relativamente ao que se faz nas escolas com estes alunos para superarem as dificuldades de aprendizagem e questionar se é possível (e de que forma) ser mais eficaz na abordagem, contribuindo, assim, para o sucesso do aluno. Paralelamente, adaptamos um programa educativo denominado Hot Potatoes concebido pela Universidade Victoria (Canadá), o qual se encontra disponível no endereço https://hotpot.uvic.ca/index.php. A adaptação deste programa de conteúdos educativos para alunos com dislexia, promove não só a aprendizagem como, também, a autonomia e a inclusão no âmbito da disciplina de Inglês. Aos alunos, é disponibilizado um conjunto de ferramentas que ajudam a deslocar o centro do processo ensino/aprendizagem para o aluno enriquecendo o ambiente onde ele se desenvolve, no qual se promove a educação para a autonomia e a aprendizagem dirigida, convertendo o processo num modelo de aprendizagem/ensino. |
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A promoção da aprendizagem da língua inglesa para alunos com dislexia através de metodologias fonológicasDislexiaConsciência FonológicaLíngua InglesaPrograma EducativoDificuldades de AprendizagemA aprendizagem da língua inglesa por alunos com Dislexia através de metodologias fonológicas é o mote do presente estudo que pretende encontrar formas de ensinar uma língua estrangeira recorrendo a métodos que impliquem dotar a consciência de que os sons da língua - os fonemas - têm um correspondente gráfico - os grafemas. Trata-se, basicamente, de converter o som em escrita. Fizemo-lo dando não só um contributo do ponto de vista das perspetivas neuropsicológica e cognitiva para o estudo e compreensão da perturbação da Dislexia como, também, através do desenvolvimento da técnica de recolha de informação com abordagem de natureza quantitativa, através da criação de dois inquéritos na modalidade de questionário. Esta investigação visou explorar a perceção dos professores de Inglês dos 2º e 3º ciclos relativamente aos seus alunos com dislexia e dos Encarregados de Educação em relação aos seus educandos com a mesma dificuldade de aprendizagem e compará-la com o conhecimento existente. Com os resultados obtidos pretende-se, também, desencadear uma reflexão relativamente ao que se faz nas escolas com estes alunos para superarem as dificuldades de aprendizagem e questionar se é possível (e de que forma) ser mais eficaz na abordagem, contribuindo, assim, para o sucesso do aluno. Paralelamente, adaptamos um programa educativo denominado Hot Potatoes concebido pela Universidade Victoria (Canadá), o qual se encontra disponível no endereço https://hotpot.uvic.ca/index.php. A adaptação deste programa de conteúdos educativos para alunos com dislexia, promove não só a aprendizagem como, também, a autonomia e a inclusão no âmbito da disciplina de Inglês. Aos alunos, é disponibilizado um conjunto de ferramentas que ajudam a deslocar o centro do processo ensino/aprendizagem para o aluno enriquecendo o ambiente onde ele se desenvolve, no qual se promove a educação para a autonomia e a aprendizagem dirigida, convertendo o processo num modelo de aprendizagem/ensino.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumGouveia, Maria Vanda da Costa2021-05-20T09:33:17Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36547202720667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:08.771908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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