Conceções dos supervisores sobre as práticas de supervisão no 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6335 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio patenteia o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório divide-se em duas partes, sendo que na Parte I apresentamos uma reflexão sobre as Práticas de Ensino Supervisionada em contexto de sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, onde ocorreram os nossos estágios, com uma forte sustentação nos Padrões de Desempenho Docente. Na Parte II expomos o nosso trabalho de investigação “As conceções dos supervisores sobre as práticas de supervisão no 1.º CEB”, tendo como principais objetivos: i) compreender a importância atribuída pelos orientadores cooperantes e pelos supervisores institucionais às práticas de supervisão no 1.º CEB; ii) conhecer o tipo de formação que os participantes têm no âmbito do saber respeitante à supervisão pedagógica; iii) perceber quais as dimensões da supervisão pedagógica mais valorizadas no âmbito da PES; e, por último, iv) relacionar a formação dos participantes com as práticas instituídas relativamente à supervisão no 1.º CEB. De modo a atingirmos os objetivos propostos, num primeiro momento, apresentamos uma revisão da bibliografia sobre os temas em questão, ancorando teoricamente o nosso estudo. Numa segunda parte, apresentamos o nosso estudo e os dados obtidos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, em que para a recolha dos dados utilizámos o inquérito por entrevista. Este foi aplicado a supervisores de uma instituição de ensino superior público e aos orientadores cooperantes das escolas que cooperam com esse mesmo estabelecimento. Os resultados obtidos evidenciam que a supervisão pedagógica no contexto de formação inicial de professores é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor em formação, onde este coloca em prática as aprendizagens teóricas e, num trabalho de colaboração com os supervisores institucionais e o orientador cooperante, desenvolve novas competências. Aptidões essas que se situam no âmbito da reflexão sobre as suas práticas, da gestão de situações de índole diversa, da visão da educação e do olhar que tem sobre a sala de aula e a escola, sempre com o objetivo de promover aprendizagens de qualidade, quer individuais, quer coletivas dos alunos, mas também do próprio professor em formação, na construção do seu perfil como futuro professor. Concluímos assim que as práticas de supervisão são fundamentais na formação dos futuros professores e estas devem ser sustentadas num trabalho colaborativo de formação interativo, envolvendo o orientador cooperante, o supervisor e o formando/professor em formação. |
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Conceções dos supervisores sobre as práticas de supervisão no 1.º CEB1.º Ciclo do Ensino Básicosupervisãosupervisão pedagógicaprática de ensino supervisionadasupervisor pedagógicoorientador cooperantePrimary Schoolsupervisionpedagogical supervisioncooperative advisorsupervised teaching practice and teachers' perspectives.O presente Relatório Final de Estágio patenteia o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório divide-se em duas partes, sendo que na Parte I apresentamos uma reflexão sobre as Práticas de Ensino Supervisionada em contexto de sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, onde ocorreram os nossos estágios, com uma forte sustentação nos Padrões de Desempenho Docente. Na Parte II expomos o nosso trabalho de investigação “As conceções dos supervisores sobre as práticas de supervisão no 1.º CEB”, tendo como principais objetivos: i) compreender a importância atribuída pelos orientadores cooperantes e pelos supervisores institucionais às práticas de supervisão no 1.º CEB; ii) conhecer o tipo de formação que os participantes têm no âmbito do saber respeitante à supervisão pedagógica; iii) perceber quais as dimensões da supervisão pedagógica mais valorizadas no âmbito da PES; e, por último, iv) relacionar a formação dos participantes com as práticas instituídas relativamente à supervisão no 1.º CEB. De modo a atingirmos os objetivos propostos, num primeiro momento, apresentamos uma revisão da bibliografia sobre os temas em questão, ancorando teoricamente o nosso estudo. Numa segunda parte, apresentamos o nosso estudo e os dados obtidos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, em que para a recolha dos dados utilizámos o inquérito por entrevista. Este foi aplicado a supervisores de uma instituição de ensino superior público e aos orientadores cooperantes das escolas que cooperam com esse mesmo estabelecimento. Os resultados obtidos evidenciam que a supervisão pedagógica no contexto de formação inicial de professores é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor em formação, onde este coloca em prática as aprendizagens teóricas e, num trabalho de colaboração com os supervisores institucionais e o orientador cooperante, desenvolve novas competências. Aptidões essas que se situam no âmbito da reflexão sobre as suas práticas, da gestão de situações de índole diversa, da visão da educação e do olhar que tem sobre a sala de aula e a escola, sempre com o objetivo de promover aprendizagens de qualidade, quer individuais, quer coletivas dos alunos, mas também do próprio professor em formação, na construção do seu perfil como futuro professor. Concluímos assim que as práticas de supervisão são fundamentais na formação dos futuros professores e estas devem ser sustentadas num trabalho colaborativo de formação interativo, envolvendo o orientador cooperante, o supervisor e o formando/professor em formação.This Final Internship Report shows the work developed within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the Primary School. The Report is divided into two parts, and in Part I we present a reflection on Supervised Teaching Practices in the classroom, in the Primary School and in Pre-School Education, where our internships took place , with a strong support in the Teaching Performance Standards. In Part II we expose our research work “The supervisors' conceptions of supervisory practices in the Primary School”, having as main objectives: i) to understand the importance attributed by the cooperating supervisors and by the institutional supervisors to the supervision practices in the Primary School; ii) know the type of training that participants have in the context of knowledge regarding pedagogical supervision; ii) understand which dimensions of pedagogical supervision are most valued in the context of Supervised Teaching Practice ; iv) relate the training of participants to the practices established in relation to supervision in the Primary School; and; and finally, v) understand whether there are significant differences in supervisory practices between cooperating advisors and institutional supervisors. In order to achieve the proposed objectives, at first, we present a review of the bibliography on the topics in question, theoretically anchoring our study. In a second part, we present our study and the data obtained. It is a qualitative study, in which for the collection of data we used the survey by interview. This was applied to supervisors of a public higher education institution and to cooperating advisors from schools that cooperate with that same institution. I we present a reflection on supervisory practices in the classroom, in the Primary School and in Pre-School, where our internships were focused and, according to the Teaching Performance Standards. In chapter II we expose our research work “Supervisors' conceptions of supervisory practices in the Primary School”, with the objective of understanding the importance attributed by the cooperating supervisors / supervisors to the supervisory practices in the Primary School, knowing the type of training that the participants have in the scope of the knowledge regarding the pedagogical supervision, to understand which are the dimensions of the pedagogical supervision most valued in the scope of the Supervised Teaching Practice, to relate the training of the participants with the practices established in relation to the supervision in the Primary School, to verify if there are significant differences in the supervisory practices in the Primary School used by the interviewees according to the years of service and, finally, to understand if there are significant differences between the cooperating advisors and the institutional supervisors. In order to achieve our goals, initially, it was necessary to make a literary review on the themes in question supporting our investigation. In a second part we present our study and the data obtained. The obtained data allow to conclude that the supervisory practices are essential in the training of the future teachers and it is, above all, a collaborative orientation work between the cooperating supervisor, the supervisor and the teacher in training.Rocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRogg, Tânia Daniela Barros Coimbra2020-07-27T14:56:01Z2020-07-142020-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6335TID:202504239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:34Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:15.909407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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