Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6994
Resumo: Este livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro. Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (desde o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia). A plêiade de perspectivas aqui convocada provém de distintos autores (maioritariamente portugueses) que partilham uma reflexão teórica assente em pesquisa empírica. Oferecem-nos uma visão holística que nos remete para a articulação actual entre a relação aqui escalpelizada e a sociedade em que se insere e, paralelamente, o ponto de vista dos actores sociais em presença, desde logo alguns dos menos tradicionalmente considerados, casos das crianças, de minorias étnicas, de pais de meio operário, dos pais-professores ou das associações de estudantes e de pais. Este volume pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas.
id RCAP_f33da64f414cf89a25948ada0685a9e9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olharesEste livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro. Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (desde o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia). A plêiade de perspectivas aqui convocada provém de distintos autores (maioritariamente portugueses) que partilham uma reflexão teórica assente em pesquisa empírica. Oferecem-nos uma visão holística que nos remete para a articulação actual entre a relação aqui escalpelizada e a sociedade em que se insere e, paralelamente, o ponto de vista dos actores sociais em presença, desde logo alguns dos menos tradicionalmente considerados, casos das crianças, de minorias étnicas, de pais de meio operário, dos pais-professores ou das associações de estudantes e de pais. Este volume pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas.ProfediçõesIC-OnlineSilva, Pedro2022-04-13T14:17:28Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6994porSilva, P. (2007). Escolas, Famílias e lares: um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições.978-972-8562-46-5metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:06.460873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
title Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
spellingShingle Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
Silva, Pedro
title_short Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
title_full Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
title_fullStr Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
title_full_unstemmed Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
title_sort Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
author Silva, Pedro
author_facet Silva, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro
description Este livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro. Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (desde o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia). A plêiade de perspectivas aqui convocada provém de distintos autores (maioritariamente portugueses) que partilham uma reflexão teórica assente em pesquisa empírica. Oferecem-nos uma visão holística que nos remete para a articulação actual entre a relação aqui escalpelizada e a sociedade em que se insere e, paralelamente, o ponto de vista dos actores sociais em presença, desde logo alguns dos menos tradicionalmente considerados, casos das crianças, de minorias étnicas, de pais de meio operário, dos pais-professores ou das associações de estudantes e de pais. Este volume pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2022-04-13T14:17:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6994
url http://hdl.handle.net/10400.8/6994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, P. (2007). Escolas, Famílias e lares: um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições.
978-972-8562-46-5
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Profedições
publisher.none.fl_str_mv Profedições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136993187201024