Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6994 |
Resumo: | Este livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro. Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (desde o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia). A plêiade de perspectivas aqui convocada provém de distintos autores (maioritariamente portugueses) que partilham uma reflexão teórica assente em pesquisa empírica. Oferecem-nos uma visão holística que nos remete para a articulação actual entre a relação aqui escalpelizada e a sociedade em que se insere e, paralelamente, o ponto de vista dos actores sociais em presença, desde logo alguns dos menos tradicionalmente considerados, casos das crianças, de minorias étnicas, de pais de meio operário, dos pais-professores ou das associações de estudantes e de pais. Este volume pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas. |
id |
RCAP_f33da64f414cf89a25948ada0685a9e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6994 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olharesEste livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro. Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (desde o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia). A plêiade de perspectivas aqui convocada provém de distintos autores (maioritariamente portugueses) que partilham uma reflexão teórica assente em pesquisa empírica. Oferecem-nos uma visão holística que nos remete para a articulação actual entre a relação aqui escalpelizada e a sociedade em que se insere e, paralelamente, o ponto de vista dos actores sociais em presença, desde logo alguns dos menos tradicionalmente considerados, casos das crianças, de minorias étnicas, de pais de meio operário, dos pais-professores ou das associações de estudantes e de pais. Este volume pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas.ProfediçõesIC-OnlineSilva, Pedro2022-04-13T14:17:28Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6994porSilva, P. (2007). Escolas, Famílias e lares: um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições.978-972-8562-46-5metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:06.460873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares |
title |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares |
spellingShingle |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares Silva, Pedro |
title_short |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares |
title_full |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares |
title_fullStr |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares |
title_full_unstemmed |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares |
title_sort |
Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares |
author |
Silva, Pedro |
author_facet |
Silva, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pedro |
description |
Este livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro. Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (desde o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia). A plêiade de perspectivas aqui convocada provém de distintos autores (maioritariamente portugueses) que partilham uma reflexão teórica assente em pesquisa empírica. Oferecem-nos uma visão holística que nos remete para a articulação actual entre a relação aqui escalpelizada e a sociedade em que se insere e, paralelamente, o ponto de vista dos actores sociais em presença, desde logo alguns dos menos tradicionalmente considerados, casos das crianças, de minorias étnicas, de pais de meio operário, dos pais-professores ou das associações de estudantes e de pais. Este volume pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2022-04-13T14:17:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6994 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, P. (2007). Escolas, Famílias e lares: um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições. 978-972-8562-46-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Profedições |
publisher.none.fl_str_mv |
Profedições |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136993187201024 |