Uma explicação de activação-monitorização para o efeito de ancoragem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Joana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2177
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
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spelling Uma explicação de activação-monitorização para o efeito de ancoragemCognição socialTeses de mestrado - 2009AncoragemAcessibilidade selectivaTese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A explicação do Modelo de Acessibilidade Selectiva (MAS; Strack & Mussweiler, 1997) para o efeito de ancoragem parece ser aquela que reúne actualmente maior consenso. Segundo este modelo o efeito resulta da combinação de mecanismos de primação semântica e de teste confirmatório de hipóteses e não é passível de ser voluntariamente evitado. Pelo contrário, ao combinar processos automáticos de activação da informação com processos deliberados de monitorização da informação activada ou das respostas dos participantes às questões que lhes são colocadas, a explicação de activação-monitorização proposta neste estudo contempla a possibilidade deste efeito ser reduzido ou mesmo eliminado. Segundo esta explicação a dificuldade habitualmente encontrada na diminuição ou eliminação do efeito (e.g. Wilson et al., 1996; Epley & Gilovich, 2001) decorre da utilização de planos experimentais em que os mecanismos de monitorização dificilmente serão desencadeados e não de uma real impossibilidade de diminuição ou eliminação do efeito. Assim, as experiências propostas visam testar os participantes em situações em que os mecanismos de monitorização podem ser desencadeados, isto é, em situações em que os participantes têm consciência do efeito (experiências 1 a 3), possibilidade de conhecer o seu desempenho (experiências 2 e 3) e oportunidade de melhorá-lo (experiência 2). Nestas experiências a consciência do efeito é dada aos participantes pela introdução de aviso e o seu efeito supõe-se condicionado às manipulações com que se articula, isto é, ordem de realização dos julgamentos absolutos (experiência 1), (in)existência de feedback e tipo de contingência âncora-feedback (experiência 2). Atendendo ao facto das âncoras utilizadas na experiência 3 desencadearem facilmente o processo de monitorização, espera-se que o aviso do efeito permita por si só produzir efeito. Os resultados esperados nas várias experiências foram apresentados e discutidos, tendo sido igualmente discutidas as suas implicações práticas e teóricas.The explanation of the Selective Accessibility Model (SAM; Strack & Mussweiler, 1997) for the anchoring effect appears to be the one that currently gathers wider consensus. According to this model the effect results from a combination of mechanism of semantic priming and hypothesis confirmation testing and is not subject to voluntary avoidance. On the contrary, by combining automatic processes of activated information with deliberate processes of monitoring of the activated information or of the participants' answers to the questions raised, the explanation of activation-monitoring proposed in this study contemplates the possibility that this effect is reduced or even eliminated. According to this explanation, the difficulty usually encountered in the reduction or elimination of the effect (e.g. Wilson et al., 1996; Epley & Gilovich, 2001) stems from the utilisation of experimental designs where the monitoring mechanisms will hardly be triggered, and not from an actual impossibility of reduction or elimination of the effect. Therefore the experiments proposed aim to test the participants in situations where the monitoring mechanisms can be triggered, that is, in situations where the participants are aware of the effect (experiments 1 to 3), have the possibility of knowing their performance (experiments 2 and 3) and the possibility to improve the same (experiment 2). In these experiments, the awareness of the effect is given to the participants by the introductory warning and its effect is assumed to be conditioned to the manipulations with which it is articulated, that is, order in which the absolute judgments are made (experiment 1), (in)existence of feedback and anchorfeedback type of contingency (experiment 2). Considering the fact that the anchors used in experiment 3 easily triggered the monitoring process, it is expected that the warning of the effect in itself allows the production of effect. The expected results of each experiment, as well as their practical and theoretical implications were presented and discussed.Marques, Leonel Garcia, 1958-Repositório da Universidade de LisboaReis, Joana2010-12-09T13:14:54Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2177porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581091info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:38.033465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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