Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Isabel Valente
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17751
Resumo: A prematuridade tem captado a atenção de vários investigadores, sobretudo pela sua prevalência nos últimos anos assim e pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, visível essencialmente nas dificuldades cognitivas, académicas e comportamentais. Neste sentido, a prematuridade pode ser definida como um fator de risco para o desenvolvimento e para aprendizagem, consequentemente um risco para a transição e adaptação escolar. Tendo por referência as idiossincrasias da prematuridade, a presente investigação apresenta como principais objetivos: avaliar a adaptação escolar de um grupo crianças nascidas prematuramente através do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, relacionando estes resultados com os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento), desenvolvimental (resultados do perfil de desenvolvimento da Escala de Desenvolvimento Mental de Ruh Griffiths aos 5 anos) e familiar (nível de escolaridade e profissão dos pais) das crianças. Com uma amostra constituída por 12 crianças nascidas prematuramente e que iniciaram a escolaridade obrigatória no ano letivo 2012/2013, a recolha de dados foi realizada junto dos seus professores de 1º ciclo de ensino básico e para a concretização da mesma foram utilizados dois instrumentos: a Ficha Clinica e Sociodemográfica da Criança e o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola (QAAE), validado e adaptado para a população portuguesa por Pinto e Morgado, em 1998 (Morgado, 1998). Dos principais resultados encontrados, as crianças presentes na amostra apresentam valores médios mais elevados no que concerne a dimensões como o comportamento e integração social e valores médios mais baixos nos requisitos básicos e motricidade fina. Pode-se constatar que a Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths apresenta um valor prognóstico relativamente às competências linguísticas. Não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os resultados do QAAE e os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento) e os dados sociodemográficos (nível de escolaridade e profissão dos pais). Em conclusão, são discutidas as implicações e limitações da presente investigação e realizadas sugestões para futuras investigações.
id RCAP_f347be21eab8e8a393ef0b9ba3d0de3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramentePrematuridadeAdaptação escolarFatores de risco biológicoFatores de risco ambientalPrematuritySchool adjustmentBiological risk factorsEnvironmental risk factorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA prematuridade tem captado a atenção de vários investigadores, sobretudo pela sua prevalência nos últimos anos assim e pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, visível essencialmente nas dificuldades cognitivas, académicas e comportamentais. Neste sentido, a prematuridade pode ser definida como um fator de risco para o desenvolvimento e para aprendizagem, consequentemente um risco para a transição e adaptação escolar. Tendo por referência as idiossincrasias da prematuridade, a presente investigação apresenta como principais objetivos: avaliar a adaptação escolar de um grupo crianças nascidas prematuramente através do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, relacionando estes resultados com os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento), desenvolvimental (resultados do perfil de desenvolvimento da Escala de Desenvolvimento Mental de Ruh Griffiths aos 5 anos) e familiar (nível de escolaridade e profissão dos pais) das crianças. Com uma amostra constituída por 12 crianças nascidas prematuramente e que iniciaram a escolaridade obrigatória no ano letivo 2012/2013, a recolha de dados foi realizada junto dos seus professores de 1º ciclo de ensino básico e para a concretização da mesma foram utilizados dois instrumentos: a Ficha Clinica e Sociodemográfica da Criança e o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola (QAAE), validado e adaptado para a população portuguesa por Pinto e Morgado, em 1998 (Morgado, 1998). Dos principais resultados encontrados, as crianças presentes na amostra apresentam valores médios mais elevados no que concerne a dimensões como o comportamento e integração social e valores médios mais baixos nos requisitos básicos e motricidade fina. Pode-se constatar que a Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths apresenta um valor prognóstico relativamente às competências linguísticas. Não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os resultados do QAAE e os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento) e os dados sociodemográficos (nível de escolaridade e profissão dos pais). Em conclusão, são discutidas as implicações e limitações da presente investigação e realizadas sugestões para futuras investigações.Prematurity has captured the attention of many researchers mainly for its prevalence in the last and for its impact on child development, noticeable essentially on academic, cognitive and behavioral difficulties. Thus, one can define prematurity as a factor of risk as far as development and learning are concerned, consequently a risk for school transition and adjustment. Taking into consideration the idiosyncrasies of prematurity, this research aims to present the following: to evaluate the school adjustment of a group of children prematurely born and this is done through a survey named Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, relating the final results with data of clinical record (gestational age, birth weight and period of hospitalization), developmental (results of development profile from Escala de Desenvolvimento Mental (“Mental Development Scale”) by Ruth Griffiths at 5 years old) and familiar (parents’ level of schooling and job) of the children. Having as a sample 12 prematurely born children who started compulsory education in 2012/13, the data collection was made together with their primary school teachers and for this two tools were used: the Child Sociodemographic and Clinical Record and the Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola (QAAE), authenticated and adapted to the Portuguese population by Pinto and Morgado, 1998 (Morgado, 1998). Taking the main results into account, the children in this study show higher average results regarding their behavior and social integration, and lower average results concerning basic requirements and fine motor skills. One can find that the Escala de Desenvolvimento Mental (“Mental Development Scale) by Ruth Griffiths presents a prognostic value regarding language skills. It was not noticed any statistically meaningful differences between QAAE results and Clinical Record data (gestational age, birth weight and period of hospitalization) and the Sociodemographic data (parents’ level of schooling and job). In conclusion, the implications and limitations of the research are here discussed and suggestions are also made with the aim of assisting in future studies.Veiga, ElisaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Andreia Isabel Valente2015-05-27T07:02:51Z2013-07-0820132013-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:40:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:50.090308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
title Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
spellingShingle Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
Silva, Andreia Isabel Valente
Prematuridade
Adaptação escolar
Fatores de risco biológico
Fatores de risco ambiental
Prematurity
School adjustment
Biological risk factors
Environmental risk factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
title_full Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
title_fullStr Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
title_full_unstemmed Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
title_sort Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
author Silva, Andreia Isabel Valente
author_facet Silva, Andreia Isabel Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Elisa
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Isabel Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Prematuridade
Adaptação escolar
Fatores de risco biológico
Fatores de risco ambiental
Prematurity
School adjustment
Biological risk factors
Environmental risk factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Prematuridade
Adaptação escolar
Fatores de risco biológico
Fatores de risco ambiental
Prematurity
School adjustment
Biological risk factors
Environmental risk factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A prematuridade tem captado a atenção de vários investigadores, sobretudo pela sua prevalência nos últimos anos assim e pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, visível essencialmente nas dificuldades cognitivas, académicas e comportamentais. Neste sentido, a prematuridade pode ser definida como um fator de risco para o desenvolvimento e para aprendizagem, consequentemente um risco para a transição e adaptação escolar. Tendo por referência as idiossincrasias da prematuridade, a presente investigação apresenta como principais objetivos: avaliar a adaptação escolar de um grupo crianças nascidas prematuramente através do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, relacionando estes resultados com os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento), desenvolvimental (resultados do perfil de desenvolvimento da Escala de Desenvolvimento Mental de Ruh Griffiths aos 5 anos) e familiar (nível de escolaridade e profissão dos pais) das crianças. Com uma amostra constituída por 12 crianças nascidas prematuramente e que iniciaram a escolaridade obrigatória no ano letivo 2012/2013, a recolha de dados foi realizada junto dos seus professores de 1º ciclo de ensino básico e para a concretização da mesma foram utilizados dois instrumentos: a Ficha Clinica e Sociodemográfica da Criança e o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola (QAAE), validado e adaptado para a população portuguesa por Pinto e Morgado, em 1998 (Morgado, 1998). Dos principais resultados encontrados, as crianças presentes na amostra apresentam valores médios mais elevados no que concerne a dimensões como o comportamento e integração social e valores médios mais baixos nos requisitos básicos e motricidade fina. Pode-se constatar que a Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths apresenta um valor prognóstico relativamente às competências linguísticas. Não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os resultados do QAAE e os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento) e os dados sociodemográficos (nível de escolaridade e profissão dos pais). Em conclusão, são discutidas as implicações e limitações da presente investigação e realizadas sugestões para futuras investigações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-08
2013
2013-07-08T00:00:00Z
2015-05-27T07:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17751
url http://hdl.handle.net/10400.14/17751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131827179356160