Indisciplina e violência em contexto escolar: descritivo numa escola secundária do Huambo – Angola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wapanga, Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1693
Resumo: A presente investigação, dedicada à indisciplina e violência no contexto escolar, surge do comportamento inadequado observado nos alunos da 10ª classe da escola do II ciclo do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA) no Huambo. Este fenómeno de violência escolar é um fenómeno de grande impacto social, que provoca preocupação nos diferentes intervenientes no processo educativo em especial nos professores por serem diretamente afetados pelos seus efeitos. Assim, o objeto principal deste estudo é o conhecimento das formas de violência interpessoal predominantes entre adolescentes em contexto escolar e compreender o seu impacto nos estudantes envolvidos ao nível do processo de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo de natureza mista (métodos quantitativos e qualitativos), privilegiando a recolha de dados sob a forma de questionários, o primeiro aplicado aos 120 alunos selecionados de forma aleatória simples e o segundo aplicado a 28 professores selecionados de forma intencional que lecionam a 10ª classe, os quais constituíram a amostra da presente investigação. Como produto da análise dos resultados, em função dos métodos aplicados, pode-se afirmar que existem vários tipos de violência na escola que afeta o estado de saúde física e mental dos indivíduos. Constata-se ainda que a agressão verbal (violência psicológica) é o tipo de violência que mais predomina nesta instituição escolar. Daí que seja necessário que a escola preste atenção ao que está a acontecer: as relações de professores e alunos desestabilizadas por diversos fenómenos de violência. Afigura-se igualmente pertinente que a Escola implemente um modelo de gestão mais aberto a fim de promover a participação dos pais e encarregados de educação nos processos de toama de decisão que envolvem os problemas de escola, aumentando a sua compreensão da vida escolar e intensificando a cooperação educativa entre a Escola e as Famílias para que juntos encontrem soluções aceitáveis para um futuro melhor das crianças.
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Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo de natureza mista (métodos quantitativos e qualitativos), privilegiando a recolha de dados sob a forma de questionários, o primeiro aplicado aos 120 alunos selecionados de forma aleatória simples e o segundo aplicado a 28 professores selecionados de forma intencional que lecionam a 10ª classe, os quais constituíram a amostra da presente investigação. Como produto da análise dos resultados, em função dos métodos aplicados, pode-se afirmar que existem vários tipos de violência na escola que afeta o estado de saúde física e mental dos indivíduos. Constata-se ainda que a agressão verbal (violência psicológica) é o tipo de violência que mais predomina nesta instituição escolar. Daí que seja necessário que a escola preste atenção ao que está a acontecer: as relações de professores e alunos desestabilizadas por diversos fenómenos de violência. Afigura-se igualmente pertinente que a Escola implemente um modelo de gestão mais aberto a fim de promover a participação dos pais e encarregados de educação nos processos de toama de decisão que envolvem os problemas de escola, aumentando a sua compreensão da vida escolar e intensificando a cooperação educativa entre a Escola e as Famílias para que juntos encontrem soluções aceitáveis para um futuro melhor das crianças.This research, dedicated to indiscipline and violence at school, arises from the inappropriate behavior observed in students of the 10th grade at the Secondary School of the Institute of Religious Sciences of Angola (ICRA) in Huambo. This phenomenon of school violence is a phenomenon of great social impact, causing concern in the different groups involved in the educational process especially in teachers because they are directly affected by its effects. Thus, the main objective of this study is to gain knowledge on the forms of interpersonal violence prevalent among adolescents in schools and understand their impact on students involved in the teaching-learning process. From a methodological point of view, this is a descriptive study of a mixed nature (quantitative and qualitative methods), focusing specially on data collection in the form of questionnaires, the first applied to 120 students selected by simple random sampling and the second applied to 28 teachers selected intentionally, which constituted the sample of this research. As a product of the analysis of results, depending on the methods used, it can be said that there are several types of school violence that affect the state of physical and mental health of individuals. Note also that verbal (psychological) aggression is the most prevalent kind of violence in this educational institution. Hence it is necessary that the school pay attention to what is happening: the relationship of teachers and students destabilized by various phenomena of violence. We recommend that the school implement a more open management model to promote the participation of parents and families in the decision-making process involving school problems, increasing their understanding of school life, and intensifying educational cooperation between the school and families together to find acceptable solutions for a better future of children.2017-01-19T14:29:03Z2017-01-192016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWapanga, R. (2016). Indisciplina e violência em contexto escolar: Descritivo numa escola secundária do Huambo – Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1693http://hdl.handle.net/11328/1693Wapanga, R. (2016). Indisciplina e violência em contexto escolar: Descritivo numa escola secundária do Huambo – Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1693http://hdl.handle.net/11328/1693TID:201427583porWapanga, Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:39Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:48.318338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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