Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro da
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10174/14962
Summary: A violência entre alunos, o bullying e a indisciplina na escola reflete-se inevitavelmente no ambiente escolar, e consequentemente nos resultados dos alunos, e na saúde e bem-estar de todos os envolvidos. Sendo temas atuais, não poderiam deixar de suscitar a nossa consternação e preocupação. O nosso estudo objetiva traçar um diagnóstico do perfil da violência no 3.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada da Boa Água. A nossa amostra constitui-se por 215 alunos, dos quais 43,7% são do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Utilizamos um questionário como instrumento de estudo adaptado do questionário de Freire, Simão e Ferreira (2006). Concluímos que 40,5% dos alunos foi vítima; 71,2% assistiu a pelo menos uma agressão, como observador; 26,8% agrediu um colega e 17,6% dos alunos foi vítima/ agressor. Propomos também algumas estratégias de intervenção na escola no âmbito da Educação para a Saúde; ABSTRACT:Violence among students, bullying and indiscipline in schools reflects in the school environment, and consequently on the student’s results, on health and on the well-being of all involved people. This current issue, leads to dismay and concern. Our study aims to make a diagnostic of violence in middle high school of Boa Água. Our sample consists in 215 students (43,7% male) aged between 12 and 17 years. For our study, we used a questionnaire which was adapted from Freire, Simão and Ferreira (2006). We conclude that 40.5% of the students were victims, 71,2% were bystanders, witness of at least one assault, 26,8% were aggressor and 17,6% of these students had double involvement as a victim and as an aggressor. We also propose some strategies for intervention in school regarding Health Education.
id RCAP_12dd1aa076ba0d2444aa95c09535f4dc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa ÁguaViolênciaIndisciplinaBullyingEscolaSaúdeViolenceIndisciplineBullyingSchoolHealthA violência entre alunos, o bullying e a indisciplina na escola reflete-se inevitavelmente no ambiente escolar, e consequentemente nos resultados dos alunos, e na saúde e bem-estar de todos os envolvidos. Sendo temas atuais, não poderiam deixar de suscitar a nossa consternação e preocupação. O nosso estudo objetiva traçar um diagnóstico do perfil da violência no 3.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada da Boa Água. A nossa amostra constitui-se por 215 alunos, dos quais 43,7% são do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Utilizamos um questionário como instrumento de estudo adaptado do questionário de Freire, Simão e Ferreira (2006). Concluímos que 40,5% dos alunos foi vítima; 71,2% assistiu a pelo menos uma agressão, como observador; 26,8% agrediu um colega e 17,6% dos alunos foi vítima/ agressor. Propomos também algumas estratégias de intervenção na escola no âmbito da Educação para a Saúde; ABSTRACT:Violence among students, bullying and indiscipline in schools reflects in the school environment, and consequently on the student’s results, on health and on the well-being of all involved people. This current issue, leads to dismay and concern. Our study aims to make a diagnostic of violence in middle high school of Boa Água. Our sample consists in 215 students (43,7% male) aged between 12 and 17 years. For our study, we used a questionnaire which was adapted from Freire, Simão and Ferreira (2006). We conclude that 40.5% of the students were victims, 71,2% were bystanders, witness of at least one assault, 26,8% were aggressor and 17,6% of these students had double involvement as a victim and as an aggressor. We also propose some strategies for intervention in school regarding Health Education.Universidade de Évora2015-08-26T14:54:35Z2015-08-262012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14962http://hdl.handle.net/10174/14962porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt229Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:12.828372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
title Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
spellingShingle Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro da
Violência
Indisciplina
Bullying
Escola
Saúde
Violence
Indiscipline
Bullying
School
Health
title_short Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
title_full Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
title_fullStr Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
title_full_unstemmed Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
title_sort Estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico da escola básica integrada da Boa Água
author Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro da
author_facet Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Célia Maria dos Santos Louzeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Indisciplina
Bullying
Escola
Saúde
Violence
Indiscipline
Bullying
School
Health
topic Violência
Indisciplina
Bullying
Escola
Saúde
Violence
Indiscipline
Bullying
School
Health
description A violência entre alunos, o bullying e a indisciplina na escola reflete-se inevitavelmente no ambiente escolar, e consequentemente nos resultados dos alunos, e na saúde e bem-estar de todos os envolvidos. Sendo temas atuais, não poderiam deixar de suscitar a nossa consternação e preocupação. O nosso estudo objetiva traçar um diagnóstico do perfil da violência no 3.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada da Boa Água. A nossa amostra constitui-se por 215 alunos, dos quais 43,7% são do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Utilizamos um questionário como instrumento de estudo adaptado do questionário de Freire, Simão e Ferreira (2006). Concluímos que 40,5% dos alunos foi vítima; 71,2% assistiu a pelo menos uma agressão, como observador; 26,8% agrediu um colega e 17,6% dos alunos foi vítima/ agressor. Propomos também algumas estratégias de intervenção na escola no âmbito da Educação para a Saúde; ABSTRACT:Violence among students, bullying and indiscipline in schools reflects in the school environment, and consequently on the student’s results, on health and on the well-being of all involved people. This current issue, leads to dismay and concern. Our study aims to make a diagnostic of violence in middle high school of Boa Água. Our sample consists in 215 students (43,7% male) aged between 12 and 17 years. For our study, we used a questionnaire which was adapted from Freire, Simão and Ferreira (2006). We conclude that 40.5% of the students were victims, 71,2% were bystanders, witness of at least one assault, 26,8% were aggressor and 17,6% of these students had double involvement as a victim and as an aggressor. We also propose some strategies for intervention in school regarding Health Education.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-08-26T14:54:35Z
2015-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14962
http://hdl.handle.net/10174/14962
url http://hdl.handle.net/10174/14962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136565733097472