Técnicas de recuperação para alunos de violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, José Daniel Espírito Santo Pestana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7885
Resumo: Este estudo tem como objetivo perceber até que ponto a aplicação dos “Action Studies Developmental and Remedial Techniques for Violin and Viola” de Paul Rolland, podem contribuir, no contexto de estrutura de ensino destes instrumentos nas escolas de músicas portuguesas, para a resolução de dificuldades técnicas em alunos com problemas de postura. Pretende-se verificar, assim, se os exercícios propostos por Paul Rolland podem também constituir uma ferramenta didática que seja útil ao trabalho desenvolvido por parte de professores de violino, nos cursos de ensino no nível de Iniciação e Básico, com incidência na recuperação de alunos que apresentam dificuldades técnicas, relacionadas com os movimentos e com a postura, considerados fundamentais a uma performance otimizada. É aqui apresentada uma análise das obras dos principais pedagogos do seculo XX entre os quais se destacam Paul Rolland, Shinichi Suzuki, Carl Flesch, Ivan Galamian, Kato Havas, Yehudi Menuhin e Simon Fischer e as metodologias de ensino de Géza Szilvay, Mimi Zweig e Sheila Nelson. Salienta-se ainda que é a maior importância para os professores o conhecimento dos princípios que regem os movimentos e a postura, no intuito de melhorarem a prestação dos seus alunos.
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