Esquemas iniciais desadaptativos e ajustamento psicológico em crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Campêlo Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2769
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
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spelling Esquemas iniciais desadaptativos e ajustamento psicológico em crianças e adolescentesAjustamento psicológicoTeoria cognitivaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010A presente investigação refere-se a dois estudos que averiguaram a aplicabilidade da teoria cognitiva de Young referente aos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) numa população não-clínica portuguesa (N=105), de crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 9 e os 19 anos (M=15,05). O estudo 1 focou-se na validação factorial e consistência interna do Inventário de Esquemas para crianças (IEC; traduzido de Schema Inventory for Children; Rijckeboer e Boo, 2010) nesta população. No estudo 2 foi investigada a dimensionalidade dos esquemas propostos por Young e a sua associação com o desajustamento psicológico. Em ambos os estudos foi pedido aos participantes que preenchessem o Questionário de Capacidades e de Dificuldades (SDQ-Por) e a versão traduzida do IEC. Uma análise factorial confirmatória corroborou a estrutura de 5 factores de ordem superior, evidenciando que a taxonomia proposta na teoria dos esquemas e domínios de Young pode ser replicada em crianças e adolescentes, apesar de se ter verificado a existência de resultados contraditórios no que diz respeito ao arranjo hierárquico dos esquemas e dos domínios. De facto, os resultados levam à conclusão de que em fases mais precoces da infância os EIDs não apresentam uma base ou resultado desadaptativos. Estes novos achados dirigem-nos para novos caminho da investigação dos EIDs, onde, até certo ponto, se torna evidente a necessidade de desenvolver mais estudos que fundamentem a idade em que os EIDs se tornam estáveis e quais podem ser considerados verdadeiramente desadaptativos durante esse período. Tal iria trazer um novo enfoque ao nível da teoria dos esquemas de Young, contribuindo para um diagnóstico e tratamento apropriados dos indivíduos com diferentes níveis de desajustamento psicológico.The present research reports on two studies that investigated the applicability of Young‟s cognitive theory of Early Maladaptive Schemas (EMS) to a Portuguese non clinical population (N=105) of children and adolescents ranging from 9 to 19 years of age (M=15,05). Study 1 focused on the factorial validity of the Schema Inventory for Children (SIC; Rijkeboer & Boo, 2010) in this population. In Study 2 the dimensionality of the schemas proposed by Young and their (content-specific) association with psychological adjustment were investigated. In both studies the participants were asked to complete The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and a translated version of the SIC. The confirmatory factor analysis supported the hypothesized structure of 5 high order factors, demonstrating that Young‟s theoretically proposed taxonomy of schemas and domains can be retrieved in children and adolescents, although there were mixed results regarding the hierarquical arrangement of schemas and domains. Actually, results were found that lead to the conclusion that to a certain early age EMS don‟t have, in fact, a psychopathological bases or outcome. These new findings lead to a new path in EMS investigation were, to some extent, the demand for more studies is needed to found when they become stable during the child‟s development and which are considered maladaptive during that period. This would bring a new focus over the Young‟s schema theory, enabling clinicians to generate proper diagnosis and treatment based on the individual‟s different levels of psychological maladjustment.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaTeixeira, Diana Campêlo Alves2011-03-21T10:21:19Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:02.502791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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