Relevância da investigação qualitativa para a elaboração de materiais educativos em saúde
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.188-198 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo discutir a relevância da investigação qualitativa na clarificação das necessidades dos usuários/cuidadores para elaboração de materiais educativos em saúde. Método: Pesquisa qualitativa a partir de um recorte da dissertação intitulada de cartilha educativa para o manuseio e descarte de resíduos de saúde produzidos no domicilio. Estudo realizado em um município do centro sul do Ceará-Brasil. Participaram do estudo vinte e três usuários/cuidadores. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. A análise ocorreu mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: O estudo evidencia que os usuários/cuidadores realizam de forma inadequada o manuseio e descarte dos resíduos de saúde. A pesquisa qualitativa permitiu uma maior aproximação com o fenômeno investigado, considerou as dúvidas e necessidades dos usuários/cuidadores, para que a cartilha elaborada possa ser de fácil compreensão, motivadora, adequada culturalmente a realidade dos cuidadores. Conclusão: A elaboração de material educativo balizada pelo método qualitativo permite maior clareza no material elaborado para que o mesmo favoreça a mudança de comportamento e adoção de hábitos de saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. |
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Relevância da investigação qualitativa para a elaboração de materiais educativos em saúdeRelevance of qualitative research for the preparation of health educational materialsQualitative research; Medical Waste; Health education.Pesquisa Qualitativa; Resíduos de Serviços de Saúde; Educação em Saúde.O estudo tem como objetivo discutir a relevância da investigação qualitativa na clarificação das necessidades dos usuários/cuidadores para elaboração de materiais educativos em saúde. Método: Pesquisa qualitativa a partir de um recorte da dissertação intitulada de cartilha educativa para o manuseio e descarte de resíduos de saúde produzidos no domicilio. Estudo realizado em um município do centro sul do Ceará-Brasil. Participaram do estudo vinte e três usuários/cuidadores. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. A análise ocorreu mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: O estudo evidencia que os usuários/cuidadores realizam de forma inadequada o manuseio e descarte dos resíduos de saúde. A pesquisa qualitativa permitiu uma maior aproximação com o fenômeno investigado, considerou as dúvidas e necessidades dos usuários/cuidadores, para que a cartilha elaborada possa ser de fácil compreensão, motivadora, adequada culturalmente a realidade dos cuidadores. Conclusão: A elaboração de material educativo balizada pelo método qualitativo permite maior clareza no material elaborado para que o mesmo favoreça a mudança de comportamento e adoção de hábitos de saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.The study aims to discuss the relevance of qualitative research in clarifying the needs of users / caregivers for the elaboration of educational health materials. Method: Qualitative research based on an excerpt from the dissertation entitled an educational booklet for the handling and disposal of health waste produced at home. Study carried out in a city in the south of Ceará-Brazil. Twenty-three users / caregivers participated in the study. For data collection, a semi-structured interview was used. Results: The analysis took place using the Collective Subject Discourse (CSD) technique. The study shows that users / caregivers inappropriately carry out the handling and disposal of health waste. The qualitative research allowed a greater approximation with the investigated phenomenon, considered the doubts and needs of users / caregivers, so that the elaborated booklet can be easy to understand, motivating, culturally appropriate to the reality of caregivers. Conclusion: The preparation of educational material based on the qualitative method allows for greater clarity in the material prepared so that it favors the change of behavior and the adoption of health habits, contributing to a better quality of life.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.188-198https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.188-198New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 188-198New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 188-198New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 188-1982184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/157https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/157/155Vieira, Claudenisa Mara de AraújoAlves, Sabrina Alaide AmorimLopes, Maria do Socorro VieiraTeixeira, Marlene Menezes de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:27Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:00.028674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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