Educação, justiça e empoderamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61507
Resumo: Este artigo elege como objeto de estudo a relação de co-implicação entre educação, justiça e empoderamento nas sociedades do sistema-mundo onde mais progride a neoliberalização e tem como principal objetivo mostrar que essa relação, ao contrário de certas ideias feitas, e apesar da força excludente da normatividade neoliberal, se abre a vários significados ou a diferentes semânticas analisando e interpretando as tendências em vigor nesses contextos. É com base nessa metodologia que o artigo se focaliza em dois grandes eixos temáticos. Por um lado, o eixo onde se escrutinam as marcas distintivas da visão dominante acerca de educação, justiça e empoderamento. Por outro lado, e já no segundo eixo, apresenta-se a visão subalterna e contra-hegemónica de educação, justiça e empoderamento que se articula, em termos normativos, com as aspirações democrático-igualitárias das classes subprivilegiadas, vítimas de acosso das políticas económicas neoliberais. A conclusão, no termo desse exercício hermenêutico, é que o trabalho de fundamentação da educação deve estar criticamente consciente das consequências desses dois modos de entender a relação em questão e que, caminhar no sentido de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática, não se coaduna, nem prática nem teoricamente, com o entendimento dominante de educação, justiça e empoderamento.
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Por outro lado, e já no segundo eixo, apresenta-se a visão subalterna e contra-hegemónica de educação, justiça e empoderamento que se articula, em termos normativos, com as aspirações democrático-igualitárias das classes subprivilegiadas, vítimas de acosso das políticas económicas neoliberais. A conclusão, no termo desse exercício hermenêutico, é que o trabalho de fundamentação da educação deve estar criticamente consciente das consequências desses dois modos de entender a relação em questão e que, caminhar no sentido de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática, não se coaduna, nem prática nem teoricamente, com o entendimento dominante de educação, justiça e empoderamento.This article chooses as object of study the co-implication relationship between education, justice and empowerment in the societies of the world-system where neoliberalization is most advanced and its main goal is to show that this relation, contrary to certain preconceived ideas, and despite the exclusionary force of neoliberal normativity, opens itself up to several meanings or to different semantics analyzing and interpreting the trends in force in these contexts. It is based on this methodology that the article focuses on two main thematic fields. On the one hand, the field where the distinctive marks of the dominant vision are scrutinized about education, justice and empowerment. On the other hand, and already in the second field, the subaltern and counter-hegemonic vision of education, justice and empowerment that is articulated in normative terms with the democratic-egalitarian aspirations of the underprivileged classes, victims of harassment of the economic and neoliberal policies. The conclusion, at the end of this hermeneutic exercise, is that the work of foundation of the education must be critically aware of the consequences of these two ways of understanding the relationship in question and that, moving towards a more just, egalitarian and democratic society, it is not consistent, neither practical nor theoretically, with the dominant understanding of education, justice and empowerment.Este artículo elige como objeto de estudio la relación de co-implicación entre educación, justicia y empoderamiento en las sociedades del sistema-mundo donde la neoliberalización está más avanzada y su objetivo principal es mostrar que esta relación, en contra de ciertas ideas, y a pesar de una fuerza de exclusión de la normatividad neoliberal, se abre a varios significados o a diferentes semânticas analizando e interpretando las tendencias vigentes en estos contextos. Sobre la base de esta metodología, el artículo se centra en dos ejes temáticos principales. Por un lado, el eje donde se analizan las marcas distintivas de la visión dominante sobre educación, justicia y empoderamiento. Por otro lado, en el segundo eje, se presenta la visión subalterna y contrahegemónica de educación, justicia y empoderamiento que se articula en términos normativos con las aspiraciones democrático- -igualitarias de las clases desfavorecidas, víctimas del hostigamiento de las políticas económicas neoliberales. La conclusión, al final de este ejercicio hermenéutico, es que el trabajo de fundamentación de la educación debe ser consciente de las consecuencias de estas dos formas de entender la relación en cuestión y que, caminar en el sentido de uma sociedad más justa, más igualitaria y más democrática, ni es en la práctica ni en teoria compatible con la comprensión dominante de educación, justicia y empoderamiento.Universidade de Passo Fundo. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoBarbosa, Manuel Gonçalves2019-092019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61507porBarbosa, M.G. (2019). Educação, justiça e empoderamento. Espaço Pedagógico, 26(3), 657-675.2238-030210.5335/rep.v26i3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:27.767016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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