The relationship between e-commerce and firm performance in the luxury fashion industry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bexiga, Margarida de Oliveira Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23678
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação
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spelling The relationship between e-commerce and firm performance in the luxury fashion industryFirm performancee-commerceOnline market placeIndústria de luxoModa de luxoFirm performanceLuxury sectorLuxury FashionMestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de InformaçãoA presente tese discute e investiga a relação entre e-commerce e o desempenho empresarial, mais especificamente na indústria de luxo na moda, em2019. O principal objetivo do trabalho não só é investigar se o e-commerce influencia positivamente o desempenho da empresa, mas também analisar de diferentes tipos de e-commerce têm relações diferentes com diferentes tipos de medidas de desempenho. As medidas utilizadas deforma a quantificar o desempenho foram ROA e vendas. Inicialmente, o método OLS foi utilizado, de modo a estimar os coeficientes das variáveis explicativas e de controlo. Para complementar e melhor compreender os resultados, foi também utilizado o método fsQCA. Os dados relacionados com as medidas de desempenho se os seus determinantes foram retirados da base de dados Orbis Europe, durante o mês de março de 2021. Após combinar e interpretar os resultados, concluiu-se que existe uma relação negativa entre ROA e o e-commerce, mais especificamente entre o site próprio de vendas da marca e mercados de revenda online. Rejeita-se assim a hipótese que a relação entre estas variáveis é positiva. Relativamente às vendas, os resultados apoiam a hipótese de que o e-commerce contribui de forma positiva para o desempenho da empresa no setor de luxo na moda, tanto no site próprio da empresa como nos mercados de revenda online.This thesis discusses the relations hip between e-commerce and firm performance in the fashion luxury industry in 2019.The main goal was to investigate if e-commerce has appositive impact on performance and analyse if different types of e-commerce have different relationships with different types of performance measures. The measures of performance used were ROA and Sales. Firstly, the OLS method was employed to estimate the coefficients associated with the explanatory and control variables. The fsQCA method was used to complement and further comprehend the results. The data regarding performance measures and their determinants were collected from the Orbis Europe database. The combined results showed a negative relationship between ROA and e-commerce, divide dint he brand’ s web site and on line sales market, rejecting he hypothesis that these variables have a positive relationship. In sales, evidence supports that e-commerce contributes positively to this performance measure, both in brand’s website and onlinemar- ketplaces, in the luxury fashion industry.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, WinnieRepositório da Universidade de LisboaBexiga, Margarida de Oliveira Alves2022-08-23T00:30:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23678engBexiga, Margarida de Oliveira Alves (2021). "The relationship between e-commerce and firm performance in the luxury fashion industry”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:51.668877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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