A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Justino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34413
Resumo: Processo (in)formativo, a educação envolve heteronomia na ideação, alteridade na concretização, sub jectivação na apropriação. Ideada no global, a educação acontece no sujeito e ganha forma e significado no local. No plano histórico, o local educativo formal pode assumir as configurações de instituição, município, biografia. O educacional integra e constitui o local, o local evoluiu por força do educacional. Admitindo diferentes configurações, foi como instituição-escola que a instituição educativa se tornou transformadora do local. Transformando-se e evoluindo, a escola transformou o local. A instituição-es cola é um pilar da Modernidade e meio de modernização. As sociedades, as religiões e as confederações confessionais (laicas ou religiosas), as entidades locais, os próprios sujeitos integraram a escola nos des tinos de vida e nos quotidianos. Neste texto será apresentado um quadro histórico-pedagógico sobre a constituição, especificidade, evolução, mundialização da escola-instituição no longo curso da Moderni- dade. Será ensaiada uma meta-instituição, dando curso a uma dialéctica instituído-instituinte-institui- ção, de interacção e transformação no binómio escola-local. Tal abordagem incidirá no plano teórico e tomará como referência estudos de caso colhidos na história das instituições educativas, particularmente em Portugal e Brasil. Estes casos são abordados numa perspectiva histórico-pedagógica.
id RCAP_f382e712aba7bd2ddd18c3f61ac3b367
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógicaThe Educational Institution in the Modernization of the Local. Historical-pedagogical perspectiveHistória da educaçãoEducação-instituiçãoInstituição-escolaModernidade educativaLocal educativoHistória da educação em Portugal e BrasilProcesso (in)formativo, a educação envolve heteronomia na ideação, alteridade na concretização, sub jectivação na apropriação. Ideada no global, a educação acontece no sujeito e ganha forma e significado no local. No plano histórico, o local educativo formal pode assumir as configurações de instituição, município, biografia. O educacional integra e constitui o local, o local evoluiu por força do educacional. Admitindo diferentes configurações, foi como instituição-escola que a instituição educativa se tornou transformadora do local. Transformando-se e evoluindo, a escola transformou o local. A instituição-es cola é um pilar da Modernidade e meio de modernização. As sociedades, as religiões e as confederações confessionais (laicas ou religiosas), as entidades locais, os próprios sujeitos integraram a escola nos des tinos de vida e nos quotidianos. Neste texto será apresentado um quadro histórico-pedagógico sobre a constituição, especificidade, evolução, mundialização da escola-instituição no longo curso da Moderni- dade. Será ensaiada uma meta-instituição, dando curso a uma dialéctica instituído-instituinte-institui- ção, de interacção e transformação no binómio escola-local. Tal abordagem incidirá no plano teórico e tomará como referência estudos de caso colhidos na história das instituições educativas, particularmente em Portugal e Brasil. Estes casos são abordados numa perspectiva histórico-pedagógica.In(formative) process, education involves heteronomy in ideation, alterity in concretization, subjectivation in appropriation. Ideally global, education happens in the subject and gains form and meaning in the place. At the historical level, the formal educational local can assume the configuration of institution, municipality, biography. The educational integrates and constitutes the local, the local evolved by virtue of the educational. Assuming different configurations, it was as a school institution that the educational institution became a transforming local. By transforming and evolving the school transformed the local. The school institution is a pillar of Modernity and a means of modernization. Societies, religions and denominational confessions (lay or religious), local entities, the individuals themselves integrated the school into life destinations and daily life. In this text will be presented a historical-pedagogical framework on the constitution, specificity, evolution, globalization of the school-institution in the long course of Modernity. A meta-institution will be rehearsed, giving way to a dialectic instituted-institute-institution, of interaction and transformation in the school-local binomial. This approach will focus on the theoretical framework and will take as reference case studies from the history of educational institutions, particularly in Portugal and Brazil. These cases are approached in a historical-pedagogical perspective.CIRSE - Centro Italiano per la Ricerca Storico-EducativaRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Justino2018-08-03T10:22:05Z2018-07-022018-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34413porMagalhães, J. (2018). A instituição educativa na modernização do local. Perspectiva histórico-pedagógica. Rivista di Storia dell'Educazione, 5(1), 41-55. doi: https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.1302384-8294https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.130info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:29:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:06.120121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
The Educational Institution in the Modernization of the Local. Historical-pedagogical perspective
title A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
spellingShingle A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
Magalhães, Justino
História da educação
Educação-instituição
Instituição-escola
Modernidade educativa
Local educativo
História da educação em Portugal e Brasil
title_short A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
title_full A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
title_fullStr A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
title_full_unstemmed A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
title_sort A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
author Magalhães, Justino
author_facet Magalhães, Justino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Justino
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Educação-instituição
Instituição-escola
Modernidade educativa
Local educativo
História da educação em Portugal e Brasil
topic História da educação
Educação-instituição
Instituição-escola
Modernidade educativa
Local educativo
História da educação em Portugal e Brasil
description Processo (in)formativo, a educação envolve heteronomia na ideação, alteridade na concretização, sub jectivação na apropriação. Ideada no global, a educação acontece no sujeito e ganha forma e significado no local. No plano histórico, o local educativo formal pode assumir as configurações de instituição, município, biografia. O educacional integra e constitui o local, o local evoluiu por força do educacional. Admitindo diferentes configurações, foi como instituição-escola que a instituição educativa se tornou transformadora do local. Transformando-se e evoluindo, a escola transformou o local. A instituição-es cola é um pilar da Modernidade e meio de modernização. As sociedades, as religiões e as confederações confessionais (laicas ou religiosas), as entidades locais, os próprios sujeitos integraram a escola nos des tinos de vida e nos quotidianos. Neste texto será apresentado um quadro histórico-pedagógico sobre a constituição, especificidade, evolução, mundialização da escola-instituição no longo curso da Moderni- dade. Será ensaiada uma meta-instituição, dando curso a uma dialéctica instituído-instituinte-institui- ção, de interacção e transformação no binómio escola-local. Tal abordagem incidirá no plano teórico e tomará como referência estudos de caso colhidos na história das instituições educativas, particularmente em Portugal e Brasil. Estes casos são abordados numa perspectiva histórico-pedagógica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03T10:22:05Z
2018-07-02
2018-07-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34413
url http://hdl.handle.net/10451/34413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magalhães, J. (2018). A instituição educativa na modernização do local. Perspectiva histórico-pedagógica. Rivista di Storia dell'Educazione, 5(1), 41-55. doi: https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.130
2384-8294
https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIRSE - Centro Italiano per la Ricerca Storico-Educativa
publisher.none.fl_str_mv CIRSE - Centro Italiano per la Ricerca Storico-Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134422227746816