A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34413 |
Resumo: | Processo (in)formativo, a educação envolve heteronomia na ideação, alteridade na concretização, sub jectivação na apropriação. Ideada no global, a educação acontece no sujeito e ganha forma e significado no local. No plano histórico, o local educativo formal pode assumir as configurações de instituição, município, biografia. O educacional integra e constitui o local, o local evoluiu por força do educacional. Admitindo diferentes configurações, foi como instituição-escola que a instituição educativa se tornou transformadora do local. Transformando-se e evoluindo, a escola transformou o local. A instituição-es cola é um pilar da Modernidade e meio de modernização. As sociedades, as religiões e as confederações confessionais (laicas ou religiosas), as entidades locais, os próprios sujeitos integraram a escola nos des tinos de vida e nos quotidianos. Neste texto será apresentado um quadro histórico-pedagógico sobre a constituição, especificidade, evolução, mundialização da escola-instituição no longo curso da Moderni- dade. Será ensaiada uma meta-instituição, dando curso a uma dialéctica instituído-instituinte-institui- ção, de interacção e transformação no binómio escola-local. Tal abordagem incidirá no plano teórico e tomará como referência estudos de caso colhidos na história das instituições educativas, particularmente em Portugal e Brasil. Estes casos são abordados numa perspectiva histórico-pedagógica. |
id |
RCAP_f382e712aba7bd2ddd18c3f61ac3b367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógicaThe Educational Institution in the Modernization of the Local. Historical-pedagogical perspectiveHistória da educaçãoEducação-instituiçãoInstituição-escolaModernidade educativaLocal educativoHistória da educação em Portugal e BrasilProcesso (in)formativo, a educação envolve heteronomia na ideação, alteridade na concretização, sub jectivação na apropriação. Ideada no global, a educação acontece no sujeito e ganha forma e significado no local. No plano histórico, o local educativo formal pode assumir as configurações de instituição, município, biografia. O educacional integra e constitui o local, o local evoluiu por força do educacional. Admitindo diferentes configurações, foi como instituição-escola que a instituição educativa se tornou transformadora do local. Transformando-se e evoluindo, a escola transformou o local. A instituição-es cola é um pilar da Modernidade e meio de modernização. As sociedades, as religiões e as confederações confessionais (laicas ou religiosas), as entidades locais, os próprios sujeitos integraram a escola nos des tinos de vida e nos quotidianos. Neste texto será apresentado um quadro histórico-pedagógico sobre a constituição, especificidade, evolução, mundialização da escola-instituição no longo curso da Moderni- dade. Será ensaiada uma meta-instituição, dando curso a uma dialéctica instituído-instituinte-institui- ção, de interacção e transformação no binómio escola-local. Tal abordagem incidirá no plano teórico e tomará como referência estudos de caso colhidos na história das instituições educativas, particularmente em Portugal e Brasil. Estes casos são abordados numa perspectiva histórico-pedagógica.In(formative) process, education involves heteronomy in ideation, alterity in concretization, subjectivation in appropriation. Ideally global, education happens in the subject and gains form and meaning in the place. At the historical level, the formal educational local can assume the configuration of institution, municipality, biography. The educational integrates and constitutes the local, the local evolved by virtue of the educational. Assuming different configurations, it was as a school institution that the educational institution became a transforming local. By transforming and evolving the school transformed the local. The school institution is a pillar of Modernity and a means of modernization. Societies, religions and denominational confessions (lay or religious), local entities, the individuals themselves integrated the school into life destinations and daily life. In this text will be presented a historical-pedagogical framework on the constitution, specificity, evolution, globalization of the school-institution in the long course of Modernity. A meta-institution will be rehearsed, giving way to a dialectic instituted-institute-institution, of interaction and transformation in the school-local binomial. This approach will focus on the theoretical framework and will take as reference case studies from the history of educational institutions, particularly in Portugal and Brazil. These cases are approached in a historical-pedagogical perspective.CIRSE - Centro Italiano per la Ricerca Storico-EducativaRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Justino2018-08-03T10:22:05Z2018-07-022018-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34413porMagalhães, J. (2018). A instituição educativa na modernização do local. Perspectiva histórico-pedagógica. Rivista di Storia dell'Educazione, 5(1), 41-55. doi: https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.1302384-8294https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.130info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:29:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:06.120121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica The Educational Institution in the Modernization of the Local. Historical-pedagogical perspective |
title |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica |
spellingShingle |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica Magalhães, Justino História da educação Educação-instituição Instituição-escola Modernidade educativa Local educativo História da educação em Portugal e Brasil |
title_short |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica |
title_full |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica |
title_fullStr |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica |
title_full_unstemmed |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica |
title_sort |
A Instituição Educativa na Modernização do Local. Perspectiva histórico-pedagógica |
author |
Magalhães, Justino |
author_facet |
Magalhães, Justino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Justino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Educação-instituição Instituição-escola Modernidade educativa Local educativo História da educação em Portugal e Brasil |
topic |
História da educação Educação-instituição Instituição-escola Modernidade educativa Local educativo História da educação em Portugal e Brasil |
description |
Processo (in)formativo, a educação envolve heteronomia na ideação, alteridade na concretização, sub jectivação na apropriação. Ideada no global, a educação acontece no sujeito e ganha forma e significado no local. No plano histórico, o local educativo formal pode assumir as configurações de instituição, município, biografia. O educacional integra e constitui o local, o local evoluiu por força do educacional. Admitindo diferentes configurações, foi como instituição-escola que a instituição educativa se tornou transformadora do local. Transformando-se e evoluindo, a escola transformou o local. A instituição-es cola é um pilar da Modernidade e meio de modernização. As sociedades, as religiões e as confederações confessionais (laicas ou religiosas), as entidades locais, os próprios sujeitos integraram a escola nos des tinos de vida e nos quotidianos. Neste texto será apresentado um quadro histórico-pedagógico sobre a constituição, especificidade, evolução, mundialização da escola-instituição no longo curso da Moderni- dade. Será ensaiada uma meta-instituição, dando curso a uma dialéctica instituído-instituinte-institui- ção, de interacção e transformação no binómio escola-local. Tal abordagem incidirá no plano teórico e tomará como referência estudos de caso colhidos na história das instituições educativas, particularmente em Portugal e Brasil. Estes casos são abordados numa perspectiva histórico-pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03T10:22:05Z 2018-07-02 2018-07-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34413 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Magalhães, J. (2018). A instituição educativa na modernização do local. Perspectiva histórico-pedagógica. Rivista di Storia dell'Educazione, 5(1), 41-55. doi: https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.130 2384-8294 https://doi.org/10.4454/rse.v5i1.130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIRSE - Centro Italiano per la Ricerca Storico-Educativa |
publisher.none.fl_str_mv |
CIRSE - Centro Italiano per la Ricerca Storico-Educativa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134422227746816 |