Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32024 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo caracterizar o percurso editorial do conjunto de obras do corpus selecionado e analisar o impacto editorial recente, decorrente da sua inserção na Lista de Obras e Textos de leitura obrigatória ou sugerida das Metas Curriculares de Português do Ensino Básico para o 1.º Ciclo. Para isso, foram analisados os peritextos relativos ao formato, dimensões, capa, contracapa, lombada e guardas de todas as edições significativas de obras de autoria portuguesa dos gêneros conto de autor e poesia da lista. A investigação foi realizada sob a metodologia de estudo de caso e utilizou ferramentas de coleta de dados baseadas no modelo de checklist. A partir da análise dos peritextos das 55 edições que compõem o corpus, constatou-se que a implementação da política educativa gerou tendências editoriais, como a criação de edições econômicas e escolares. Identificaram-se também, nas edições mais recentes, influências estéticas próprias do livro-álbum. |
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