Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Andressa Jove
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32024
Resumo: Este trabalho tem como objetivo caracterizar o percurso editorial do conjunto de obras do corpus selecionado e analisar o impacto editorial recente, decorrente da sua inserção na Lista de Obras e Textos de leitura obrigatória ou sugerida das Metas Curriculares de Português do Ensino Básico para o 1.º Ciclo. Para isso, foram analisados os peritextos relativos ao formato, dimensões, capa, contracapa, lombada e guardas de todas as edições significativas de obras de autoria portuguesa dos gêneros conto de autor e poesia da lista. A investigação foi realizada sob a metodologia de estudo de caso e utilizou ferramentas de coleta de dados baseadas no modelo de checklist. A partir da análise dos peritextos das 55 edições que compõem o corpus, constatou-se que a implementação da política educativa gerou tendências editoriais, como a criação de edições econômicas e escolares. Identificaram-se também, nas edições mais recentes, influências estéticas próprias do livro-álbum.
id RCAP_0237ab33ee93bfcf4e8bf9e1ac27bdd9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curricularesPeritextosLivros para a infânciaPolíticas educativasMetas curricularesEste trabalho tem como objetivo caracterizar o percurso editorial do conjunto de obras do corpus selecionado e analisar o impacto editorial recente, decorrente da sua inserção na Lista de Obras e Textos de leitura obrigatória ou sugerida das Metas Curriculares de Português do Ensino Básico para o 1.º Ciclo. Para isso, foram analisados os peritextos relativos ao formato, dimensões, capa, contracapa, lombada e guardas de todas as edições significativas de obras de autoria portuguesa dos gêneros conto de autor e poesia da lista. A investigação foi realizada sob a metodologia de estudo de caso e utilizou ferramentas de coleta de dados baseadas no modelo de checklist. A partir da análise dos peritextos das 55 edições que compõem o corpus, constatou-se que a implementação da política educativa gerou tendências editoriais, como a criação de edições econômicas e escolares. Identificaram-se também, nas edições mais recentes, influências estéticas próprias do livro-álbum.This research aims to characterize the editorial trajectory of the set of works in the selected corpus and analyse the recent editorial impact resulting from its inclusion in the List of Works and Texts of mandatory or suggested reading of the Curriculum Goals of Portuguese from Basic Education at 1st Cycle. For this, the format, dimensions, covers and spine of all significant editions of Portuguese books of short story and poetry in the list were analysed. The investigation was carried out under the case study methodology and used a data collection tool based on the checklist model. From the analysis of the peritexts of the 55 volumes that make up the corpus, it was found that the implementation of the educational policy generated editorial trends, such as the creation of economic and school editions. It was also identified, in the most recent editions, aesthetic influences typical of the picturebook format.2021-09-03T08:00:40Z2021-07-20T00:00:00Z2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32024porGodoy, Andressa Joveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:55Zoai:ria.ua.pt:10773/32024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:51.363200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
title Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
spellingShingle Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
Godoy, Andressa Jove
Peritextos
Livros para a infância
Políticas educativas
Metas curriculares
title_short Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
title_full Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
title_fullStr Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
title_full_unstemmed Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
title_sort Impacto das políticas educativas na edição para crianças em Portugal: os peritextos dos livros das metas curriculares
author Godoy, Andressa Jove
author_facet Godoy, Andressa Jove
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Andressa Jove
dc.subject.por.fl_str_mv Peritextos
Livros para a infância
Políticas educativas
Metas curriculares
topic Peritextos
Livros para a infância
Políticas educativas
Metas curriculares
description Este trabalho tem como objetivo caracterizar o percurso editorial do conjunto de obras do corpus selecionado e analisar o impacto editorial recente, decorrente da sua inserção na Lista de Obras e Textos de leitura obrigatória ou sugerida das Metas Curriculares de Português do Ensino Básico para o 1.º Ciclo. Para isso, foram analisados os peritextos relativos ao formato, dimensões, capa, contracapa, lombada e guardas de todas as edições significativas de obras de autoria portuguesa dos gêneros conto de autor e poesia da lista. A investigação foi realizada sob a metodologia de estudo de caso e utilizou ferramentas de coleta de dados baseadas no modelo de checklist. A partir da análise dos peritextos das 55 edições que compõem o corpus, constatou-se que a implementação da política educativa gerou tendências editoriais, como a criação de edições econômicas e escolares. Identificaram-se também, nas edições mais recentes, influências estéticas próprias do livro-álbum.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03T08:00:40Z
2021-07-20T00:00:00Z
2021-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32024
url http://hdl.handle.net/10773/32024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137694213734400